15210
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Conhecendo diferentes ritmos musicais

Nesta atividade, as crianças irão ouvir ritmos diversos e pensar em como dançá-los.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Josiane Souza do Porto

Apresente a proposta
Monte uma playlist de diferentes estilos e ritmos musicais, como a sugerida (disponível aqui), e compartilhe com as famílias por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação. Conte a elas que você selecionou algumas músicas a fim de reunir estilos musicais variados, diga qual delas você adoraria dançar e por quê. Ao final, faça o convite: “Vamos conhecer e explorar diferentes ritmos musicais com o corpo?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas experienciar os diferentes ritmos e estilos musicais sugeridos pelo professor a partir de uma playlist em um momento divertido junto às crianças.

Sugira às famílias
Convide as famílias a explorar a playlist com as crianças e se divertir dançando, cantando e apreciando as músicas. Sugira que escolham um lugar amplo da casa ou do quintal, para que todos possam se movimentar à vontade e se expressar por meio da dança. Engaje-as dizendo que as músicas são um convite a ouvir, sentir e se expressar com o corpo. Proponha que essa exploração seja livre, que incentivem as crianças a encontrar a melhor maneira de sentir a música e de criar os movimentos que a música lhes convida a fazer. Sugira que, ao final, pais e responsáveis possam conversar com as crianças sobre as sensações corporais que os diferentes ritmos e estilos provocaram nelas.

Para compartilhar com o grupo
Sugira às famílias que compartilhem com você fotos e vídeos desse momento juntos às crianças. Reúna-os e compartilhe-os com as demais famílias, por exemplo, por WhatsApp. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo. 

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_06UND01

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas