15202
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Um passeio pela natureza

Em uma ida ao jardim da instituição, as crianças irão observar e explorar, com diversos sentidos, elementos como a grama, as plantas e o céu.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Zanatta

Um passeio pela natureza

Apresente a proposta
Envie fotos de espaços naturais, como o parque da escola, um jardim, a praça do bairro onde costumam brincar, dentre outros, de acordo com a realidade local, para ativar memórias dos contatos diversos que os bebês já tiveram com a natureza do entorno.

Explique que, neste momento, não é recomendado saírem de casa, mas é importante favorecer a aproximação do bebê, para que ele mantenha contato com os elementos naturais da forma que for possível e de forma segura. Para isso, recomende que os familiares acompanhem e sejam parceiros na observação e exploração do quintal, da janela, ao apreciar a natureza através do céu de dia e de noite ou de um vaso de plantas da sala etc.

Convide-os para a atividade, de forma animada e falando que esses momentos podem gerar descobertas e surpresas interessantes, através de interações prazerosas em casa. Envie o material pela plataforma que estão utilizando em sua rede ou pelo Whatsapp.

Adaptações necessárias
Convide as famílias a fazerem um passeio pela natureza através das fotos que você enviar e com os elementos que tiverem em casa. Ofereça opções que sejam viáveis de acordo com a realidade local. Acesse aqui e encontre boas ideias para repertoriar suas escolhas nesse sentido. Oriente que o bebê participe ativamente do processo acompanhado de um responsável. Se possível, sugira que uma pessoa registre enquanto os demais brincam com o bebê.

Sugira às famílias
Convide os familiares a deixarem o bebê em uma posição que favoreça a participação dele durante o momento da apreciação e acolhendo as expressões dele, pois elas podem sinalizar expressões de memórias com a natureza e indicar preferências.

Oriente que acolham e conversem de forma breve sobre o momento atual, assegurando que, assim que tudo passar, poderão voltar a brincar no parque e na escola, como antes. Sugira que favoreçam a exploração da natureza da forma que for possível em casa, nomeando os elementos, inclusive as ações do bebê, estimulando o contato dele com a situação e chamando a atenção para possíveis reações.

Por exemplo: ele poderá fazer careta ao passar a mão e sentir a textura áspera da folha da planta do vaso.

Oriente que coloquem o vaso a uma distância que estimule a ida até a ele, permitindo que o bebê possa se aproximar de acordo com os próprios interesses e, assim, explorar os elementos com curiosidade (sempre acompanhado).

Proponha que se envolvam de forma divertida, encontrando o jeito próprio da família. Por exemplo, podem brincar de esconder/achar com as folhas ou cantar uma música. Situações como essas oportunizam o aprofundamento dos vínculos estáveis, que geram segurança e uma boa base emocional para os envolvidos.

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a compartilharem os registros desse momento com você. Reúna e organize esse material, que além de repertoriar outras famílias, fazendo com que participem mais, é também um valioso recurso para diversificar a prática na escola.

Quando voltarem as aulas presenciais, exponha no parque e proponha novas descobertas para os bebês a partir das experiências vividas em casa. Avalie quais e como as atividades podem ser retomadas na escola. Desta forma, os fazeres de casa se conectarão com os escolares, tendendo a funcionar como um importante apoio na transição após o período de isolamento social e no retorno ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_33UND01

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas