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Plano de aula - Cálculo mental com múltiplos de 10 - Problemas de multiplicação e divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Utilizar cálculo mental para resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão com múltiplos de 10.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Utilizar cálculo mental para resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão com múltiplos de 10.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão, cálculo mental, resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete ou escreva as multiplicações e divisões no quadro. Leia a pergunta. Em grupos de três ou quatro alunos, peça para que eles discutam suas estratégias por três minutos. Abra a discussão para toda a turma e, à medida em que os alunos compartilharem suas estratégias, faça a sistematização no quadro.

Propósito: Retomar estratégias de cálculo mental para resolver multiplicações e divisões envolvendo múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças entre as estratégias usadas?
  • Quando é possível usar cada uma das estratégias apresentadas?
  • Há mais de uma “boa” estratégia para a resolução de um mesmo cálculo?

Soluções:

11 x 40 = 440

7 x 60 = 420

210 : 30 = 7

450 : 50 = 9

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça para que os estudantes tentem resolver o problema mentalmente. Deixe que os estudantes leiam o problema de Vicente e dê tempo para que eles pensem nas estratégias que utilizariam. Dê cerca de 4 minutos para que pensem individualmente, depois mais 8 minutos para que compartilhem e discutam as estratégias utilizadas com um colega. Neste momento, apenas circule entre os alunos, observando como eles analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Pergunte a algumas duplas como eles estão pensando e se surgiu alguma dúvida. Em caso de dúvidas, peça para que conversem com o colega para tentar resolver.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre multiplicação e divisão envolvendo múltiplos de 10 para resolver o problema. Utilizar fatos fundamentais da multiplicação e divisão para dar agilidade ao cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam do enunciado?
  • Quais perguntas é preciso responder?
  • Como vamos conseguir responder essas perguntas?
  • Quais dados temos para responder essas perguntas?
  • Por onde podemos começar?
  • Quais as semelhanças entre as estratégias usadas?
  • Há mais de uma “boa” estratégia para a resolução do problema?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar:

Projeto Pólya: pretende que os participantes se familiarizem com estratégias de resolução de problemas, estimulando a sua invenção e criatividade. As resoluções são profusamente ilustradas com várias figuras e animações, com o intuito de possibilitar uma rápida percepção e visualização dos métodos usados.

Resolução de problemas: Site com artigos sobre resolução de problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Com base nas suas observações durante a atividade principal, escolha alguns alunos (2 ou 3 por pergunta) que utilizaram estratégias diferentes para que expliquem como resolveram o problema. Você pode pedir para que eles escrevam no quadro as etapas de seu pensamento ou você pode ir organizando essas etapas no quadro à medida em que eles falarem (afinal, o pedido era para que o cálculo fosse mental). Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas resoluções próximo ao registro da estratégia. Perguntar se alguém utilizou uma estratégia diferente e, em caso positivo, pedir que esse aluno também compartilhe sua estratégia.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução e refletir sobre a eficiência de cada uma.

Discuta com a turma:

  • Como você abordou o problema apresentado?
  • A estratégia que você encontrou foi bem sucedida?
  • O que você aprendeu com a sua estratégia?
  • Quais os prós e os contras de cada estratégia?
  • Em que situações cada estratégia pode ser utilizada?
  • Qual(is) estratégia(s) traz(em) agilidade e eficiência ao cálculo?
  • O que foi difícil na resolução do problema?
  • Como foram resolvidas as dificuldades?

Solução:

1) Sabemos que a família de Vicente gastou R$ 240,00 na compra dos ingressos e que cada ingresso custava R$ 40,00. Para descobrir quantas pessoas da família foram ao teatro, fazemos:

240 : 40 =?

(240 : 10) : 4 = 24 : 4 = 6 pessoas (Vicente + 5 acompanhantes)

2) Sabemos que cada fila do teatro tem 30 assentos, mas 10 de cada fila estavam desocupados. Assim,

30 - 10 = 20 assentos ocupados em cada fila

Há 20 filas no teatro, com 20 pessoas em cada fila. Para descobrir quantas pessoas estavam no teatro ao total, calculamos

20 x 20 = (20 x 2) x 10 = [(2x2)x10]x10 = [4x10]x10 = 40 x 10 = 400 pessoas

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o que é importante fazer para solucionar um problema matemático. Ressalte a importância da prática e da leitura criteriosa do texto.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem o cálculo mentalmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando o cálculo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.

Discuta com a turma:

  • Existem diferentes formas de resolver esse problema?
  • Qual a estratégia mais prática para resolver esse problema?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Utilizar cálculo mental para resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão com múltiplos de 10.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão, cálculo mental, resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete ou escreva as multiplicações e divisões no quadro. Leia a pergunta. Em grupos de três ou quatro alunos, peça para que eles discutam suas estratégias por três minutos. Abra a discussão para toda a turma e, à medida em que os alunos compartilharem suas estratégias, faça a sistematização no quadro.

Propósito: Retomar estratégias de cálculo mental para resolver multiplicações e divisões envolvendo múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças entre as estratégias usadas?
  • Quando é possível usar cada uma das estratégias apresentadas?
  • Há mais de uma “boa” estratégia para a resolução de um mesmo cálculo?

Soluções:

11 x 40 = 440

7 x 60 = 420

210 : 30 = 7

450 : 50 = 9

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça para que os estudantes tentem resolver o problema mentalmente. Deixe que os estudantes leiam o problema de Vicente e dê tempo para que eles pensem nas estratégias que utilizariam. Dê cerca de 4 minutos para que pensem individualmente, depois mais 8 minutos para que compartilhem e discutam as estratégias utilizadas com um colega. Neste momento, apenas circule entre os alunos, observando como eles analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Pergunte a algumas duplas como eles estão pensando e se surgiu alguma dúvida. Em caso de dúvidas, peça para que conversem com o colega para tentar resolver.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre multiplicação e divisão envolvendo múltiplos de 10 para resolver o problema. Utilizar fatos fundamentais da multiplicação e divisão para dar agilidade ao cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam do enunciado?
  • Quais perguntas é preciso responder?
  • Como vamos conseguir responder essas perguntas?
  • Quais dados temos para responder essas perguntas?
  • Por onde podemos começar?
  • Quais as semelhanças entre as estratégias usadas?
  • Há mais de uma “boa” estratégia para a resolução do problema?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar:

Projeto Pólya: pretende que os participantes se familiarizem com estratégias de resolução de problemas, estimulando a sua invenção e criatividade. As resoluções são profusamente ilustradas com várias figuras e animações, com o intuito de possibilitar uma rápida percepção e visualização dos métodos usados.

Resolução de problemas: Site com artigos sobre resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Com base nas suas observações durante a atividade principal, escolha alguns alunos (2 ou 3 por pergunta) que utilizaram estratégias diferentes para que expliquem como resolveram o problema. Você pode pedir para que eles escrevam no quadro as etapas de seu pensamento ou você pode ir organizando essas etapas no quadro à medida em que eles falarem (afinal, o pedido era para que o cálculo fosse mental). Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas resoluções próximo ao registro da estratégia. Perguntar se alguém utilizou uma estratégia diferente e, em caso positivo, pedir que esse aluno também compartilhe sua estratégia.

Propósito: Explicar as estratégias de resolução e refletir sobre a eficiência de cada uma.

Discuta com a turma:

  • Como você abordou o problema apresentado?
  • A estratégia que você encontrou foi bem sucedida?
  • O que você aprendeu com a sua estratégia?
  • Quais os prós e os contras de cada estratégia?
  • Em que situações cada estratégia pode ser utilizada?
  • Qual(is) estratégia(s) traz(em) agilidade e eficiência ao cálculo?
  • O que foi difícil na resolução do problema?
  • Como foram resolvidas as dificuldades?

Solução:

1) Sabemos que a família de Vicente gastou R$ 240,00 na compra dos ingressos e que cada ingresso custava R$ 40,00. Para descobrir quantas pessoas da família foram ao teatro, fazemos:

240 : 40 =?

(240 : 10) : 4 = 24 : 4 = 6 pessoas (Vicente + 5 acompanhantes)

2) Sabemos que cada fila do teatro tem 30 assentos, mas 10 de cada fila estavam desocupados. Assim,

30 - 10 = 20 assentos ocupados em cada fila

Há 20 filas no teatro, com 20 pessoas em cada fila. Para descobrir quantas pessoas estavam no teatro ao total, calculamos

20 x 20 = (20 x 2) x 10 = [(2x2)x10]x10 = [4x10]x10 = 40 x 10 = 400 pessoas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o que é importante fazer para solucionar um problema matemático. Ressalte a importância da prática e da leitura criteriosa do texto.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem o cálculo mentalmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando o cálculo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.

Discuta com a turma:

  • Existem diferentes formas de resolver esse problema?
  • Qual a estratégia mais prática para resolver esse problema?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

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