Nesta proposta, veja como confeccionar tapetes sensoriais e conduzir uma atividade de exploração desse material.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Zanatta
Mentor: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos e códigos da Base
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interac?o?es em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01ETO4) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiência de deslocamentos de si e dos objetos.
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
Abordagem didática: As crianças passam boa parte do tempo muito próximas ou sobre superfícies variadas, seja sentadas, engatinhando, andando. Para os bebês, explorar essas áreas é uma oportunidade para descobrir textura, cor, composição e temperatura. E também para aprender mais sobre o próprio corpo por meio do contato de pés, mãos e braços com essas superfícies. É interessante observar como eles interagem com uma superfície inédita, como a areia, ou ao acrescentar um elemento novo a uma área já conhecida por eles.
Código: EDI1_30UND05
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes