15201
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Tapetes sensoriais

Nesta proposta, veja como confeccionar tapetes sensoriais e conduzir uma atividade de exploração desse material.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Zanatta

Apresente a proposta
Envie, pela plataforma que sua rede está utilizando ou por WhatsApp, fotos que envolvam a exploração de tapetes sensoriais. Veja se a equipe tem fotos na sua escola para enviar junto, o que será ainda mais significativas para os bebês. Explique o quanto é rica a interação com esse material e que pode ser simples sua confecção, como mostram as ideias do site “Tempo Junto" (disponível aqui). Finalize convidando: “Que tal produzir um tapete assim em casa, para brincar juntos e descobrir suas possibilidades sensoriais?” Antecipe que, no retorno, serão convidados a levar os tapetes produzidos para brincar juntos na escola.

Adaptações necessárias
Convide as famílias a fazer seus tapetes sensoriais com os materiais que tiverem disponíveis no momento, em casa. Considerando o contexto familiar, se coloque disponível para auxiliar no que for necessário e tirar as dúvidas que surgirem de acordo com a situação. Veja a sugestão (disponível aqui) de uma professora explicando como fazer. Assim, você poderá se apropriar melhor da ideia e esclarecer as dúvidas dos familiares também. Basicamente, colocam-se elementos sobre uma base, que poderá ser uma caixa de papelão aberta, para que o bebê interaja com eles. É importante reforçar a recomendação de que escolham os elementos com cuidado e acompanhem o bebê durante toda a atividade, para garantir sua segurança. Se possível, enquanto estão envolvidos na atividade, sugira que outra pessoa registre o momento com fotos ou pequenos vídeos.

Sugira às famílias
Convide as famílias a preparar o ‘tapete” com a participação do bebê, permitindo que ele participe das escolhas e ajude dentro de suas possibilidades. Oriente que incentivem a livre exploração do tapete, de forma que o bebê possa descobrir novas formas de contato corporal com a superfície e ampliar a percepção das sensações ali despertadas. Nessa interação, os adultos podem funcionar como modelo, deitando-se sobre os materiais, falando o que estão sentindo e convidando o bebê a fazer o mesmo. Desta forma, brincam juntos e fazem novas associações de ideias. Para tornar o momento mais animado, podem andar descalços sobre o tapete, brincando de imitar um personagem de que o bebê gosta e, assim, se divertir cantarolando uma canção. Momentos assim trarão leveza e aproximação aos envolvidos, criando memórias afetivas positivas que aprofundam os vínculos familiares.

Para compartilhar com o grupo
Peça que enviem os registros e compartilhe-os com as famílias, para que se sintam estimuladas a participar também. Quando o período de isolamento social terminar, reveja-os com os bebês e organize uma exposição para toda a comunidade escolar, da forma como costumam fazer isso na sua escola. Convide as famílias para uma vivência com os tapetes produzidos, que serão compartilhados com todos para que explorem juntos novas sensações. Ao evocar memórias afetivas de casa, esse material se tornará um potente recurso, fazendo conexão direta com uma vivência na escola, apoiando o processo de retomada do convívio escolar com os envolvidos e firmando, de forma concreta, a parceria família-escola.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_30UND05

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas