15200
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Explorando cantos e acalantos com os bebês

Nesta atividade, as crianças exploram diferentes cantos de interesse ao som de canções como Nana Nenê e Boi da Cara Preta.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Vera Regina Corrêa de Mello

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Nessa atividade você irá colocar para tocar diferentes cantos e acalantos. Aqui você pode encontrar algumas sugestões. Para exemplificar esse plano, sugerimos as seguintes canções: “Nana Nenê”,“Bicho papão”, “Boi da cara preta”,“Brilha, brilha estrelinha” e“Palminhas, palminhas, nós vamos bater”.

Materiais:

Bonecas/bonecos, berços para os bonecos (se possível), tecidos, colchonetes, almofadas, fontes sonoras variadas (chocalhos, pandeiros, sinos, guizos), livros com ilustrações de animais, aparelho de som, cd com coletânea de músicas, celular ou máquina fotográfica para registro com fim de documentação pedagógica.

Espaços:

A atividade será realizada na sala de referência dos bebês. Prepare três cantos de atividades com diferentes temas: faz-de-conta (com os bonecos, tecidos para envolvê-los, tapete, colchonetes e almofadas), sonoro (com diferentes fontes sonoras) e livros com imagens de animais (se possível, alguns com imagens relacionadas às cantigas).

Tempo sugerido:

A atividade terá entre 40 a 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebêsconhecememanipulam os brinquedos, objetos, materiais impressos e audiovisuais?

2.Como os bebês acompanham as brincadeiras cantadas e as canções propostas?

3. Como realizam a interação uns com os outros e com o professor durantes as brincadeiras nos cantos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Oportunize a todos as condições da participação no espaço e na exploração dos materiais disponibilizados. Garanta que cada um tenha assegurada sua brincadeira de acordo com seu ritmo, preferências e possibilidades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Nessa atividades os bebês vão escolher os cantos nos quais querem brincar e você irá circular pelos espaços realizando interações com os pequenos grupos que se formarão. Para garantir um bom andamento da dinâmica, fique junto com mais um ou dois professores. Garanta que os bebês sempre estejam acompanhados de um adulto que observa, escuta, interage e acolhe, garantindo qualidade nas interações. Caso você não consiga apoio de outros professores, organize essa atividade convidando alguns pais. Se essa for sua escolha, converse com as famílias que toparam participar explicando a proposta e orientando-as sobre as interações que podem fazer com os bebês. Nesse contexto, circule pelos cantos realizando as intervenções planejadas enquanto tem a garantia que há ao menos um adulto interagindo com os bebês em cada canto.


2

Convide todo o grupo de bebês para observar e escolher um dos cantos organizados por você para brincarem. Apoie os que precisam de ajuda para se locomover, seja levando no colo ou estendendo a mão para que possam se apoiar e te indicar a direção que querem seguir. É importante que nesse apoio você procure não antecipar as reações e manifestações de curiosidade dos bebês pequenos, agindo sempre a partir dos interesses deles. Instigue as crianças para explorar livremente os diferentes elementos de cada espaço. Deixe tocando ao fundo a coletânea de cantos e acalantos que você preparou. Caminhe pela sala observando as explorações, movimentações e formas de expressão dos bebês.


3

Aproxime-se do canto das fontes sonoras e observe como os bebês realizam a exploração do espaço, dos materiais e quais possibilidades trazem. Atente se algum dos bebês menores se interessar por algum dos objetos sonoros. Apoie para que eles consigam alcançar o objeto, seja rastejando, virando o corpo ou esticando os braços e escolhendo um dos materiais que você está oferecendo. Convide os bebês que se interessarem para escolher uma fonte sonora para, juntos, acompanharem a canção “Brilha, Brilha Estrelinha”. Observe como acompanham o ritmo corporalmente e manipulam as fontes sonoras escolhidas. Após essa canção, convide-os a cantar com você, acompanhando com gestos a canção"Palminhas, palminhas, nós vamos bater". Siga a melodia introduzindo movimentos com pernas e braços na brincadeira com os bebês.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês exploram as fontes sonoras que estão dispostas, produzem os próprios sons e movimentam o corpo como construíndo sua canção. Um bebê bate palmas produzindo um “barulho”. Um bebê menor chacoalha as pernas acompanhando a canção.


4

Aproxime-se do canto com os livros. Observe como os bebês os exploram, se as ilustrações de animais (cachorros, peixes, gatos, sapos, abelhas, vacas, pintinhos, galinhas) chamam atenção e como interagem com elas. Caso seja necessário, acomode os bebês menores e facilite o acesso aos livros. Interaja com cada bebê conversando sobre o que estão vendo nas imagens. Procure reagir às expressões e falas deles, nomeando algumas figuras, pedindo que apontem ou que façam o som dos animais. Proponha que algum bebê escolha uma imagem de animal e convide aqueles que se interessarem a cantar uma música que conhecem. Por exemplo: o bebê escolhe um cachorro e cantam a música “Cachorrinho está latindo”, e assim por diante.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês começam a explorar os livros e mostrar as figuras dos animais uns para os outros e para o professor. Um bebê imita o som do animal que encontrou, outro imita seu movimento e fala o nome. Um bebê menor bate palmas mostrando reconhecer o som que o colega faz e com o olhar procura a figura do animal.


5

Aproxime-se do canto “faz-de-conta” e observe a brincadeira das crianças. Interaja com os bebês com base em suas explorações, demonstrando interesse por suas ações e investigações. Observe se há algum bebê entretido com as bonecas. Caso haja, aproxime-se dele, pegue uma boneca e, como mais um personagem da brincadeira, conte que fará seu nenê nanar. Comente que você gosta de fazer seus filhos dormirem cantando para eles e cante os acalantos “Nana Nenê”, “Bicho papão” e “Boi da cara preta”. Faça essa ação mesmo se não tiver nenhuma criança brincando com a boneca. Observe se ao começar a ação, os bebês se interessam em brincar ao seu lado ou em te imitar. Incentive realizando e cantando juntos os acalantos, usando os tecidos para envolver os corpos das bonecas e bebês , observando como fazem a movimentação e expressões nos ritmos das canções. Convide um bebê para vir ao seu colo e realize com ele o embalo para ninar. Faça isso com todos os bebês que manifestarem a vontade.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê menor estica os bracinhos e demonstra querer uma boneca. Quando a pega começa a acomodá-la em cima do seu corpo e balança. Outro bebê coloca deitada(o) nos braços, outro deita no ombro etc.


Para finalizar:

Observe o engajamento dos bebês com a proposta e quando considerar que já estão se desinteressando, anuncie que faltam 5 minutos para finalizar a brincadeira e iniciar a próxima atividade. Ao final da atividade, convide os bebês para organizarem os materiais nos cantos e espaço oferecidos. Mantenha uma coletânea de Cantos e Acalantos tocando ao fundo.

Desdobramentos

Repita a atividade e, se desejar, mude a organização dos cantos da seguinte forma:

um canto do faz-de-conta com ursos de pelúcia com o acalanto da canção "Ursinho Pimpão" ; um canto das fontes sonoras com a canção "Passarinho: que som é esse?", propondo o movimento do corpo a partir dos sons ouvidos; um canto de atividade com a figura de um jacaré desenhada ou um jacaré de pelúcia para juntos dançarem ao som da canção"Eu conheço um jacaré" , incentivando os bebês a escolher as partes do corpo que o jacaré irá comer. Use seus braços para encenar a boca do jacaré e certamente será seguido pelos bebês dentro das possibilidades de cada um. Vale escolher outro animal com a canção que proporcione uma brincadeira com o corpo.

Engajando as famílias

Mostre às famílias as fotos realizadas durante a atividade e converse com elas sobre a importância de incentivar a imaginação e brincadeiras de faz-de-conta, tendo como fundo os cantos e acalantos. Se possível, grave um CD com as canções utilizadas e entregue junto com sugestões de brincadeiras cantadas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01TS03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano