15194
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Meleca com amido colorido

Nesta atividade, as crianças irão transformar amido de milho e água em uma massa com a qual poderão brincar.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

Apresente a proposta
Mande uma mensagem (por áudio, vídeo ou escrita) instigando a curiosidade das famílias sobre as diferentes sensações despertadas ao manipular o amido misturado com um pouco de água. Você poderá aguçar ainda mais o desejo de realizar a proposta perguntando: “O que será que acontece quando se aperta essa mistura com a mão?” Em seguida: “O que imagina que acontece quando abre a mão depois?” Aproveite o clima e convide as famílias: “Que tal fazer essa mistura do amido com água e descobrir juntos, em família, o que acontece e outras formas divertidas de brincar?” Envie pela plataforma de comunicação que estão usando em sua rede.

Adaptações necessárias
Convide a família a explorar o amido e, na falta dele, a adaptar a receita com farinha ou fubá. Porém, a textura e o efeito do amido é único: duro ao fechar a mão e mole ao abri-la, escorrendo pelos dedos e causando sensações diferentes. Levando em conta que não é recomendado sair às compras nesse momento, sugira que simplifiquem as opções do plano, sem as cores. Oriente que os familiares acompanhem o bebê durante toda a atividade, visando garantir a segurança dele. Proponha que registrem esses momentos de descoberta. Para isso, se possível, seria indicado o auxílio de outra pessoa para fazer os registros enquanto um familiar acompanha o bebê na atividade, dedicando a ele atenção plena.

Sugira às famílias
Oriente que os familiares convidem o bebê, de forma animada, a experimentar o amido seco e explorar suas propriedades pelas sensações. Sugira que coloquem um pouquinho entre as mãos, esfreguem e despertem, assim, a curiosidade – pelo toque e visualmente. Oriente que permitam a aproximação do bebê de acordo com suas possibilidades e interesses. Recomende que coloquem a água aos poucos e que nomeiem os ingredientes e as ações, chamando a atenção dos bebês para as transformações em processo. É importante que estejam atentos também às reações dele, observando quando manifestam curiosidade. Assim, poderão perceber quais são seus desejos e ajudá-lo caso seja necessário. Sugira que os familiares voltem às questões que você levantou na mensagem, vivenciando e descobrindo com o bebê as sensações de cheiro, gosto, textura, temperatura, densidade etc. A proposta traz descobertas e sensações divertidas, dentre elas, esconder e achar a mão dentro e fora da meleca de amido – momentos únicos para a construção de memórias afetivas que geram segurança e unem o grupo familiar, ao permitir que aprofundem os vínculos estáveis.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você as fotos com as descobertas que fizeram a partir da exploração com o amido em casa. Socialize com as demais famílias pela plataforma que sua rede está utilizando. Assim, mais famílias se inspiram com as trocas de experiência. Depois, quando esse período terminar, você poderá rever com os bebês esse álbum digital com os momentos vivenciados em casa pelas famílias, inspirando novas formas de explorar também o amido na escola. Deste modo, o fazer em casa terá em conexão com o fazer na escola, estabelecendo, de forma concreta e real, a parceria família-escola. Essa ação tende a ser um importante apoio no período de retorno ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_16UND01

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas