Nesta atividade, permita que as crianças usem o espelho como suporte para a realização de desenhos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara de Mello
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01EF09) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática: a possibilidade dos bebês deixarem marcas abre uma nova narrativa sobre a interação das crianças com o mundo do desenho e da escrita. Embora muitos autores afirmem que os primeiros registros delas ocorrem pelo prazer do movimento, desenhar e rabiscar permitem tornar concreto uma representação gráfica realizada pelo bebê. Apresentar diferentes suportes às crianças e ajudá-las a escolher instrumento, cor e local onde marcar é incentivá-las a representar uma ideia por meio de um gesto e compartilhar isso com professores, pares e famílias.
Código: EDI1_15UND05
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01EF09) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes