Organize uma roda de leitura para as crianças e estimule-as a observar e reconhecer as imagens presente em um livro já conhecido.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
Abordagem didática: As histórias fazem parte da vida das pessoas. Todos temos uma história escrita, falada e contada da qual nos lembramos com carinho. Os bebês, aos poucos, conforme os professores leem os livros e contam histórias, vão se afeiçoando a determinados personagens, ações e sequências narrativas. É interessante que o professor desperte cada vez mais o interesse do bebê pelas histórias. Isso pode acontecer por meio da encenação, do teatro, da projeção e da confecção de personagens. É significativo, também, fazer com os bebês a dramatização de histórias, isto é, convidá-los a narrar por meio de gestos e movimentos de seu próprio corpo. Esta é uma forma de expressão, reinterpretação e criação das histórias. Ouvir a mesma história de diversos modos convida o bebê a conhecer outros pontos de vista e as diversas linguagens que podem representar uma ideia (linguagem oral, teatral, fotográfica, corporal etc.).
Código: EDI1_13UND05
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes