15192
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Instigar o interesse dos bebês pelas ilustrações de histórias

Organize uma roda de leitura para as crianças e estimule-as a observar e reconhecer as imagens presente em um livro já conhecido.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Silva

Mentor: Adriana Vidaletti

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência:  O eu, o nós e o outro. Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos e códigos da Base

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

Abordagem didática: As histórias fazem parte da vida das pessoas. Todos temos uma história escrita, falada e contada da qual nos lembramos com carinho. Os bebês, aos poucos, conforme os professores leem os livros e contam histórias, vão se afeiçoando a determinados personagens, ações e sequências  narrativas. É interessante que o professor desperte cada vez mais o interesse do bebê pelas histórias. Isso pode acontecer por meio da encenação, do teatro, da projeção e da confecção de personagens. É significativo, também, fazer com os bebês a dramatização de histórias, isto é, convidá-los a narrar por meio de gestos e movimentos de seu próprio corpo. Esta é uma forma de expressão, reinterpretação e criação das histórias. Ouvir a mesma história de diversos modos convida o bebê a conhecer outros pontos de vista e as diversas linguagens que podem representar uma ideia (linguagem oral, teatral, fotográfica, corporal etc.).


Código: EDI1_13UND05

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas