15192
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Instigar o interesse dos bebês pelas ilustrações de histórias

Organize uma roda de leitura para as crianças e estimule-as a observar e reconhecer as imagens presente em um livro já conhecido.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

Instigar o interesse dos bebês pelas ilustrações de histórias

Apresente a proposta

Grave um breve vídeo, dirigido aos bebês, com você lendo uma história, instigando o interesse deles pelas ilustrações (tem vários títulos sugeridos no plano, dê preferência para algum que seja conhecido pelo seu grupo). Se tiver fotos de momentos na escola lendo história para eles, envie-as junto, para que a atividade se torne ainda mais significativa. Encerre com um convite:

- Que tal uma brincadeira divertida, em casa, com os personagens dessa história?

Envie o vídeo por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias

Considerando o contexto familiar, da forma que for possível e respeitando as recomendações do isolamento social, envie o texto com as imagens para que façam a leitura no livro digital, se não dispuserem de um exemplar físico. Oriente que usem os materiais que tiverem em casa para representar os personagens. Por exemplo: impressão das imagens enviadas, bichinhos ou brinquedos diversos, o pegador de alimentos ou uma caixa com tampa (que pode ser representativo de algum personagem), imagens recortadas de revistas, uma roupa com a ilustração do personagem, dentre outras tantas possibilidades.

Sugira às famílias

Convide os familiares a envolverem o bebê na organização do espaço que deverá conter os elementos espalhados, para que ele explore o local a partir dos próprios interesses. Oriente que auxiliem na movimentação, caso seja necessário, estando atentos às reações, nomeando e validando as iniciativas dos bebês durante a atividade. Explique que, depois desse momento exploratório onde se divertiram ao descobrir sobre os elementos da história, um dos familiares pode relê-la, seja no livro físico ou via dispositivo digital, permitindo que o bebê interaja com os elementos fazendo associação de pensamentos e ideias. Desta forma, esse se torna mais um momento valioso de interação familiar, aproximando e estreitando os elos de carinho e confiança.

Para compartilhar com o grupo

Convide as famílias a realizarem o registro, comentando como foi a vivência em família. Você poderá reunir tudo numa apresentação digital e compartilhar com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a participarem também. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com as imagens comentadas da atividade em família e exponha na escola. Assim, esse material se tornará um valioso recurso, ao evocar memórias afetivas de casa fazendo conexão com a escola e apoiando o processo de retomada do convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Bruna Bonfá Terra da Silva


Código: EDI1_13UND05

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas