15191
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Massagem como experiência corporal

Nesta proposta, convide alguns bebês para participarem de um momento de massagem enquanto os demais brincam livremente.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bárbara de mello

Massagem como experiência corporal

Apresente a proposta

Envie registros com momentos que envolvam massagem entre familiares e bebês. No plano, temos uma referência em vídeo e sugestão de leitura. Se tiver um registro do seu grupo na escola, envie-o, pois será ainda mais significativo. Desta forma, aproveite a memória dos momentos que viveram e convide:
- Que tal descobrirem outras formas de fazer massagem juntinhos aí em casa, conhecendo mais sobre o corpo?
O convite pode ser feito com um breve vídeo, áudio ou mensagem, e compartilhado da forma que sua rede estiver usando para se comunicar.

Adaptações necessárias

Oriente que usem objetos que tenham em casa, já que, nesse momento, não é recomendado sair para comprar. Sugira o uso de garrafinhas pet vazias e higienizadas, e as bolinhas de borracha podem ser substituídas por meias dobradas em formato de bola. Sugira que selecionem previamente músicas calmas (o plano sugere músicas clássicas), para serem usadas durante a proposta. Oriente que poderão usar o celular para reproduzir as músicas, porém, evitem as imagens na tela, pois a atenção plena precisa estar no contato e na interação entre familiar e bebê. É importante que se organizem para realizar a proposta em um momento da rotina, de forma que façam sem pressa.

Sugira às famílias

Convide os familiares a permitirem que o bebê esteja à vontade. Diga para que sejam parceiros durante esse momento de experiência corporal através da massagem. Sugira que utilizem as músicas previamente selecionadas, colaborando para criar um clima tranquilo e aconchegante ao local. Oriente sobre o toque suave das mãos de forma respeitosa, a relação olho no olho, os gestos carinhosos e calmos, observando sempre a reação dos bebês e acolhendo as manifestações dele. Sugira o uso da garrafa pet ou bola para deslizar suavemente sobre o corpo do bebê e, também, permitir que ele faça o movimento no familiar, de acordo com os próprios limites e possibilidades. Assim, ficará mais interessante descobrir e ampliar as experiências corporais juntos!

Para compartilhar com o grupo

Convide os familiares para que registrem por fotos e relatem o que esse momento significou. Você pode socializar os registros com as demais famílias (tomando os devidos cuidados para não expor a intimidade dos bebês) de forma digital, pela plataforma que sua rede disponibiliza para comunicação ou via Whatsapp. Desta forma, elas se sentirão estimuladas a participarem e, assim, uma família poderá aprender com as outras novas formas de interagir através da massagem. Quando retornar para escola, coloque esses registros no mural, evidenciando a efetiva parceria entre família e escola, despertando, cada vez mais, o senso de pertencimento.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_12UND02

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas