15190
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Massagem durante os cuidados corporais

Nesta proposta, veja como conduzir o momento do banhos das crianças respeitando o corpo delas e promovendo o autocuidado.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bárbara de mello

Massagem durante os cuidados corporais

Apresente a proposta

Caso tenha em seus arquivos, envie fotos de momentos na escola onde organizou situações de massagem envolvendo os bebês (tome os devidos cuidados para não expor a intimidade deles). Você pode gravar um pequeno vídeo explicando a respeito, destacando que é uma ótima sugestão para aproximar familiar e bebê, especialmente nesse momento em que estão em casa. Fale da importância de aprofundar os vínculos afetivos e gerar segurança. Aproveite para fazer o convite:
- Que tal uma massagem relaxante durante os momentos de cuidados corporais
Envie por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias

As famílias são convidadas a exploração do toque suave, respeitoso e que aprofunda o vínculo afetivo com o bebê através da massagem nos momentos de cuidados corporais em casa. É importante orientar a necessidade de supervisão do adulto responsável, bem como não deixar materiais que ofereçam risco ao alcance dos bebês (materiais de higiene para troca, por exemplo).

Sugira às famílias

Convide os familiares a realizarem a proposta com o bebê em momentos onde haja necessidade real, como, por exemplo, quando a fralda estiver precisando ser trocada. Oriente que é fundamental dialogar, interagir, chamar pelo nome, percebendo as manifestações que sinalizam preferências e interesses. Desta forma, o familiar pode acolher e respeitar, nomeando as reações de forma a revelar o que o bebê expressa naquele momento. Por exemplo: durante a troca, o bebê levanta a perna e o familiar fala sobre a massagem na perna, depois, levanta a outra, e assim seguem de forma interativa.

Para compartilhar com o grupo

Convide os familiares para que compartilhem esses valiosos momentos de interação durante os cuidados corporais dos filhos. Sugira que fotografem um desses momentos e relatem de forma breve, comentando como foi essa vivência. A ideia é inspirar outras famílias a fazerem também, trocando experiências entre elas. Você pode compartilhar os registros digitalmente, com o Apresentações Google, ou por outro meio que sua rede esteja utilizando. Depois, poderá agregar esses registros aos outros que já possui, montando um mural para receber as crianças. Assim, o momento de interação familiar em casa fará conexão com as vivências escolares. Essa parceria se tornará ainda mais significativa, despertando o pertencimento, que será importante para apoiar o retorno ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_12UND01

(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas