É importante que os bebês envolvidos na proposta já estejam vinculados afetivamente com o professor e que ele seja identificado como adulto de referência. São várias as técnicas para massagem e é importante conhecê-las para garantir uma boa experiência ao bebê. Dois livros ajudam a conhecer melhor o tema: “Gestos de cuidado, gestos de amor”, de André Trindade, e “Shantala: massagem para bebês”, de Frederick Leboyer.
Vídeo com dicas sobre como fazer a Massagem Shantala:
Materiais:
Itens de cuidados corporais utilizados no banho e/ou troca de roupas e fraldas. Alguns exemplos: fralda, pomada, sabonete, shampoo, toalha, roupas etc. Disponibilize os materiais de uso pessoal do bebê próximos e ao alcance do professor.
Espaços:
O espaço para a atividade acontecer pode ser o banheiro, o trocador ou outro lugar habitual para os cuidados corporais dos bebês. O espaço precisa ser aconchegante e conhecido por eles. Coloque a toalha próxima ao local do banho, assim como os demais itens que precise utilizar durante esse momento. Lembre de evitar que eles fiquem ao alcance dos bebês sem a supervisão do adulto. A bolsa com as roupas e fraldas, preferencialmente, deve ficar próxima ao trocador. Conforme o bebê cresce, ele pode ser convidado a escolher, dentre as opções apresentadas pelo professor, a roupa que prefere utilizar. Seja mediador dessa aprendizagem e apoie os bebês na construção de sua autonomia.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como cada bebê se expressa corporalmente durante a proposta de massagem?
2. De que forma eles se comunicam durante os momentos da proposta?
3. Como eles participam dos momentos de cuidados corporais?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem. Para quem não se locomove com autonomia, disponibilize seu corpo próximo para apoiá-lo. Esteja atento aos bebês que não se sentem à vontade com o toque das mãos para massagem. Respeite os ritmos e as escolhas manifestas por meio dos gestos faciais, corporais e expressões orais. Permita que os bebês conduzam as propostas de massagem e fique atento, dialogando com o bebê e sendo sensível a ele.
O que fazer durante?
1
Enquanto o grupo todo de bebês está engajado com brinquedos de largo alcance, fique atento a cada um para perceber quem necessita e/ou deseja tomar banho e/ou ser trocado. Se aproxime do bebê que manifestou essa necessidade/desejo. Suavemente, abaixe-se até o campo de olhar dele e convide: “você necessita ser trocado (ou tomar um banho)?”. O bebê pode responder com gestos, balbucios ou falas. Inclua os outros nessa interação, narre o que acontece e dê previsibilidade aos próximos momentos. Chame cada bebê pelo nome. É importante ter mais de um adulto com os bebês durante este momento da atividade.
Possíveis ações da criança neste momento: um dos bebês, ao ser convidado pelo professor para ser trocado, balbucia e balança as pernas e braços parecendo concordar.
Possíveis falas do professor neste momento: Vejam! O bebê vai trocar a roupa. Depois, será você que está ao lado dele.
2
Convide os bebês, individualmente, para o lugar de cuidados. Você pode levá-los no colo ou dar a mão. Compartilhe com os demais o que vai acontecer. Se o ambiente for próximo ou se for o mesmo onde o grupo está, você pode conversar com o resto da turma durante todo o momento de cuidados corporais e massagens.Durante a interação professor-bebê ofereça a massagem entrando na brincadeira por meio dos movimentos corporais. É importante que o corpo do bebê seja visto em sua totalidade. Por isso, pergunte se ele permite ser tocado e, mesmo que não responda verbalmente, os códigos já criados entre adulto-bebê (olhar, gestos,confiança etc) conduzirão à resposta, contribuindo para um elo recíproco e respeitoso de cuidado e conscientização do bebê sobre seu próprio corpo. Lembre-se de sempre utilizar o nome dos bebês!
Possíveis falas da criança neste momento: um dos bebês dá gritinhos, chamando a atenção do professor que está em interação com outro bebê no trocador.
Possíveis falas do professor neste momento: troquei o bebê (enquanto massageia o pé da criança) e logo será você!
3
Quando estiverem no espaço para cuidados corporais, convide o bebê para participar. Ele pode colaborar na posição do corpo, durante o banho e a troca, ou levantar as pernas e os braços para tirar a roupa. Converse com ele e o instigue a contribuir nessa relação de forma ativa. Depois do banho ou durante a troca, utilize o toque suave das mãos para massagear as partes do corpo, como pernas e braços. Não se preocupe em estabelecer uma sequência durante a massagem, os movimentos corporais do bebê vão dar o norte para construírem juntos essa relação. Dessa forma, os vínculos estáveis serão ampliados por meio da troca de afeto com o toque carinhoso e a doação ao outro, que beneficia quem faz e quem recebe a massagem. Na medida em que o bebê levanta os pés, interaja com os dedinhos, braços, pernas, mãos.
Possíveis falas do professor neste momento: você esticou a perna em minha direção, está me convidando para uma massagem? Vou tocar na sua perna bem devagar... vou massagear a outra perna, você pode me ajudar ao levantá-la. Já podemos colocar a sua calça, por favor, você pode levantar a sua perna, seria muito bom fazermos isso juntos. Uma, depois a outra.
4
Na medida que os bebês participam ativamente da relação de cuidados corporais, eles passam a ter repertório. Gradativamente, aprendem a cuidar de si e dos demais. Dessa forma, podem reproduzir gestos de cuidados e massagens com os outros. Ao receber ações generosas, aprendem a retribuir da mesma forma. Perceba como tais relações acontecem no grupo de bebês e registre esses momentos com anotações, fotos ou vídeos. O conteúdo pode ser compartilhado e gerar novas propostas no futuro.
Possíveis ações da criança neste momento: um dos bebês retorna para o grupo após o momento de cuidados corporais e massagem. Em seguida, percebe que há um amigo chorando porque não encontra seu objeto pessoal. Então, ele encontra o objeto e vai ao encontro do bebê para lhe oferecer, também, um abraço.
Para finalizar:
Próximo ao término dos cuidados corporais e massagem, sinalize o próximo acontecimento do dia, dando uma previsibilidade e promovendo uma sensação de segurança a cada bebê envolvido na proposta.
Desdobramentos
Ao longo da semana, o professor pode propor novamente a atividade e garantir a continuidade da experiência com o grupo. Proponha a massagem a todos os bebês durante a semana em momentos individuais, após o banho e/ou durante as trocas de roupas e fraldas.
Engajando as famílias
Por meio de um bilhete ou em reuniões com as famílias, sensibilize para a reflexão sobre o corpo, suas várias formas de expressão e o toque suave das mãos como um elo de carinho e confiança. Depois, convide os adultos responsáveis a escreverem em um mural coletivo como são as interações durante os cuidados corporais dos seus filhos. Se houver momentos de massagens na rotina familiar, peça que incluam o relato.
Massagem durante os cuidados corporais
Apresente a proposta
Caso tenha em seus arquivos, envie fotos de momentos na escola onde organizou situações de massagem envolvendo os bebês (tome os devidos cuidados para não expor a intimidade deles). Você pode gravar um pequeno vídeo explicando a respeito, destacando que é uma ótima sugestão para aproximar familiar e bebê, especialmente nesse momento em que estão em casa. Fale da importância de aprofundar os vínculos afetivos e gerar segurança. Aproveite para fazer o convite: - Que tal uma massagem relaxante durante os momentos de cuidados corporais Envie por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
As famílias são convidadas a exploração do toque suave, respeitoso e que aprofunda o vínculo afetivo com o bebê através da massagem nos momentos de cuidados corporais em casa. É importante orientar a necessidade de supervisão do adulto responsável, bem como não deixar materiais que ofereçam risco ao alcance dos bebês (materiais de higiene para troca, por exemplo).
Sugira às famílias
Convide os familiares a realizarem a proposta com o bebê em momentos onde haja necessidade real, como, por exemplo, quando a fralda estiver precisando ser trocada. Oriente que é fundamental dialogar, interagir, chamar pelo nome, percebendo as manifestações que sinalizam preferências e interesses. Desta forma, o familiar pode acolher e respeitar, nomeando as reações de forma a revelar o que o bebê expressa naquele momento. Por exemplo: durante a troca, o bebê levanta a perna e o familiar fala sobre a massagem na perna, depois, levanta a outra, e assim seguem de forma interativa.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares para que compartilhem esses valiosos momentos de interação durante os cuidados corporais dos filhos. Sugira que fotografem um desses momentos e relatem de forma breve, comentando como foi essa vivência. A ideia é inspirar outras famílias a fazerem também, trocando experiências entre elas. Você pode compartilhar os registros digitalmente, com o Apresentações Google, ou por outro meio que sua rede esteja utilizando. Depois, poderá agregar esses registros aos outros que já possui, montando um mural para receber as crianças. Assim, o momento de interação familiar em casa fará conexão com as vivências escolares. Essa parceria se tornará ainda mais significativa, despertando o pertencimento, que será importante para apoiar o retorno ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor:Bárbara de Mello
Mentor:Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O Eu, o Nós e o Outro. Corpo, Gestos e Movimentos. Objetivos e códigos da Base
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso. (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar. Abordagem didática: as interações professor-bebê e bebê-bebê são essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento. Uma opção é a massagem que, por meio do toque, possibilita a troca de carinho e doação ao outro tanto para quem faz quanto para quem recebe. Ela também permite conhecer as partes do corpo e perceber as sensações que cada uma delas gera, o que contribui para desenvolver a ideia de autoconhecimento e autocuidado. É interessante propor às famílias uma discussão sobre vínculos e organizar momentos de massagem entre elas e seus filhos.