Nesta proposta, veja como organizar uma caixa cheia de surpresas para que as crianças explorem e brinquem com os colegas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jéssica Carnevale
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos e códigos da Base
EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
Abordagem didática: Quando brinca, a criança sente-se convidada e ao mesmo tempo livre para se desenvolver, expressar as emoções e aprender. Para os bebês, esse momento se caracteriza pelo jogo de exercícios com repetição de ações e manipulações de objetos como fonte de satisfação e consequente formação de hábitos. É o que Jean Piaget denomina como a atividade lúdica do período sensório-motor, que abrange os primeiros dezoitos meses de vida. Sendo assim, é preciso incluir o brincar na rotina organizando a seleção de objetos e propondo interações entre as crianças e também com os professores.
Código: EDI1_08UND05
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes