Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Vídeo de divulgação científica.
Cartazes, painéis, slides, anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica.
Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.
(Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos).
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro de perguntas, em suas respectivas respostas e na própria condução da entrevista.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
LAGES, Luiza. Ouvir Ciência: conheça Podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
Podcasts: reportagens e matérias em audios. Instituto Claro Net. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html> Acesso em 17 de janeiro de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: elaborar questões com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre temas científicos preparados por eles. Formular possíveis respostas e sintetizar as informações obtidas por meio de entrevistas em sala de aula.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Exiba trechos de entrevista em vídeo (disponível em materiais complementares) à turma;
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do vídeo antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Devido ao tempo de duração da entrevista, você pode editar antecipadamente e/ou exibir apenas trechos do vídeo para os alunos;
- Convide a turma a perceber o máximo de características possíveis do gênero textual entrevista oral durante a exibição do vídeo, como: a postura dos interlocutores, a linguagem utilizada, os termos técnicos, a movimentação corporal, as questões vocais, entre outras;
- Se necessário, exiba novamente os trechos selecionados do vídeo à turma;
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
- Divida os alunos em seis grupos (Estações);
- Aconselha-se manter os mesmos grupos das aulas anteriores;
- Aconselha-se a divisão em seis grupos para que a turma possa ter acesso a, no mínimo, dois tipos de cada forma de apresentação de dados (cartaz, painel e slide), porém, é possível alterar este número conforme as necessidades de cada situação, sem prejuízo à atividade;
- Entregue para cada estação os materiais produzidos pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica, na forma de cartaz, painel e slide, além do roteiro da apresentação oral (desenvolvido em aula anterior);
(Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos)
- Aconselha-se entregar para cada uma das estações os materiais produzidos por outra estação;
- Explique que os grupos irão preparar e realizar entrevistas em sala de aula sobre os temas analisados;
- Peça que os integrantes de cada estação elaborarem as questões e as possíveis respostas;
- Aconselha-se que cada estação elabore entre 3 e 5 questões, porém o professor pode alterar este número conforme as necessidades de cada situação e tempo disponível, sem prejuízo à atividade;
- Peça que os integrantes de cada estação escolham entre si um deles para conduzir a entrevista e outro para responder as perguntas.
Materiais complementares: Para acessar o vídeo da entrevista apresentado neste momento, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que em cada estação os estudantes analisem os materiais recebidos a fim de formularem questões a serem feitas em forma de entrevista sobre o tema;
- Circule entre os grupos para orientar os trabalhos e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
- Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
- Convide os integrantes escolhidos (entrevistador e entrevistado) de cada estação para irem à frente e realizarem a entrevista, com a participação de toda a turma;
- Se possível, grave as entrevistas, em áudio e/ou vídeo, utilizando vários aparelhos, como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Aconselha-se que esta segunda parte ocupe os 20 minutos restantes do desenvolvimento.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Convide cada grupo a comentar os pontos que acharam mais interessantes e os pontos que podem ser melhorados na própria entrevista realizada e nas entrevistas das outras estações, considerando alguns pontos, como:
- o contexto de produção;
- o uso do tempo disponível;
- as características do gênero;
- o uso de mídias e tecnologias;
- os cuidados com a fala e com a movimentação corporal;
- a forma que o texto foi dito.
- Exiba e/ou execute trechos das gravações das entrevistas (caso tenham sido feitas) para melhor ilustrar alguns dos comentários e apontamentos feitos pelos alunos;
- Peça que anotem em seus cadernos as observações, comentários e apontamentos feitos por todos sobre as entrevistas de todos os grupos;
- Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações.