15184
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejar uma exposição oral em sala de aula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre oralidade e apresentações em sala de aula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Planejar uma exposição oral em sala de aula

Finalidade da aula: Fazer pesquisas e anotações sobre a temática “Natureza Estranha”, para esquematizar o planejamento de uma exposição oral e, a partir disso, ensaiar a exposição.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Exposição oral

Objeto(s) do conhecimento: Procedimentos de apoio à compreensão. Tomada de nota

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP24, EF69LP38

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e nos campos de atuação das práticas de estudo e pesquisa/jornalístico midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Para esta aula, será necessário utilizar o laboratório de informática. Caso a escola não possua esse espaço, os alunos devem pesquisar em seus aparelhos celulares, utilizando o wi-fi da escola ou ainda, se a instituição não possuir nenhum recurso de internet, os estudantes devem ser levados à biblioteca.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público, relativamente formal e específico, no qual um expositor especialista dirige-se a um auditório, de maneira estruturada, para lhe transmitir informações, descrever ou lhe explicar alguma coisa. O expositor deve, também, ao longo de sua exposição, avaliar a novidade e a dificuldade daquilo que expõe permanecendo atento aos sinais que lhe são enviados pelo auditório, e na medida do necessário reformular o modo de se expressar.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de seguir as especificidades do gênero, tendo em vista que, muitas vezes, a oralidade é negligenciada no ambiente escolar.

Referências sobre o assunto:

Bizarra criatura do mar parece uma cobra com tentáculos. National Geographic. 1'10".Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/>. Acesso em: 24 nov. 2018.

CAVALCANTE, Marianne Bezerra; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In MARCUSCHI, Beth e SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 75-93.

FERNANDES, Thamyris. Animais estranhos que existem por aí e você nunca viu. Segredos do mundo, 03 out.2010. Disponível em: <https://segredosdomundo.r7.com/23-animais-estranhos-que-existem-por-ai-e-voce-nunca-viu/>. Acesso em: 24 nov. 2018.

PALMER, Jane. Os animais que conseguem ficar meses (ou anos) sem água. BBC News, Brasil, 9 out. 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-earth-37569444>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Pangolim se enrola para se proteger de predadores. Programa Animal Planet. Discovery. 4'50" Animal Planet. Disponível em: <https://www.discoverybrasil.com/animal-planet>. Acesso em: 24 nov. 2018.

TEIXEIRA, Ana Paula;  BLASQUE, Roberta Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. A exposição oral na sala de aula. In: Anais do 7º seminário de pesquisa em Ciências humanas de 17 a 19 de setembro de 2008. Londrina: Eduel, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf>. Acesso em: 7 nov 2018.

 


Código: LPO7_09SQA11

(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas