15181
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de um debate

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do fundamental sobre planejar debates

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Planejamento de um debate

Finalidade da aula: Preparar e construir um repertório argumentativo sobre o tema que será debatido e fundamentar os parâmetros para realização de um debate.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Debate

Objeto(s) do conhecimento: Discussão oral / Registro

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP25, EF69LP14

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Regimento Escolar e Debate no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero:

[...] O debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.

[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.

Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.

Debate de opinião neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.

Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.

Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade em se adequar às regras e aos parâmetros designados no que se refere ao tempo ou à postura ideal de enunciação. A fundamentação da argumentação também pode aparecer de maneira precária.

Referências sobre o assunto:

COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

ROSA, Ana Amélia Calazans da. Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em 2 nov. 2018.


Código: LPO7_04SQA11

(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas