15181
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de um debate

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do fundamental sobre planejar debates

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula do módulo oralidade, envolvendo o gênero debate, que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero Regimento Escolar.

Recursos indicados
- Necessários
: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e dos arquivos com as atividades. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.

- Opcionais: como os planos de aula adaptados aqui são voltados para a oralidade, sugerimos como opção, caso não seja possível organizar os encontros síncronos, que o debate final seja realizados por áudio, via WhatsApp, ou por meio de uma ligação por vídeo, com pequenos grupos, compostos por 7 alunos e o professor, visto que tal mecanismo não suporta muitos membros em uma mesma chamada de vídeo.

Introdução: As condições de produção do gênero debate
Entre em contato com os alunos por áudio e explique que nas próximas aulas eles irão estudar o gênero debate, e que, para começar a pensar sobre esse gênero, receberão dois vídeos para assistirem antes do encontro síncrono (aproveite para agendar o encontro síncrono, conforme seu calendário de aulas). Então, envie aos alunos os dois vídeos sugeridos no plano LPO7_04SQA10. Lembre-se de indicar a minutagem do primeiro vídeo para que os alunos assistam à abertura com apresentação dos participantes e, em seguida, do minuto 9 ao 18’28’’, em que se discute a intolerância religiosa. O segundo vídeo pode ser assistido na íntegra. Oriente que, ao assistirem ao primeiro vídeo, anotem palavras desconhecidas e procurem seus significados em um dicionário ou site. Oriente-os também a anotarem suas observações quanto ao primeiro vídeo, o tema tratado, os participantes e os posicionamentos manifestados, e, da mesma forma, em relação ao segundo vídeo, tema, participantes e posicionamentos. Estipule o prazo para que os alunos assistam aos vídeos e tomem notas de suas observações.
Realize, então, o encontro síncrono com os alunos utilizando o Google Meet ou o Zoom, e façam juntos uma reflexão sobre os vídeos assistidos. Guie-se, nesta reflexão, pelas perguntas dos slides de desenvolvimento do plano LPO7_04SQA10. Ao comparar os dois vídeos, lembre-se de chamar a atenção dos alunos para o fato de que o segundo vídeo é humorístico e faz uma paródia de um debate, diferente do primeiro, que é um debate sério. Encerre esse momento contanto aos alunos que na próxima aula eles irão planejar um debate sobre um tema que envolva o ambiente escolar. Diga, então, para irem pensando na seguinte questão: o que precisa ser considerado ao se planejar a participação em um debate?

Desenvolvimento: Planejando o debate
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_04SQA11. Entre em contato com os alunos por áudio ou e-mail, e explique sobre os dois tipos de debate: deliberativo e de opinião. Especifique as características de cada um e, em seguida, diga que vocês organizarão um debate de opinião e que terão que se organizar em grupos de quatro alunos para a realização do planejamento desse debate. Explique aos alunos o mote do debate, qual seja, a decisão pela obrigatoriedade ou não do uso de uniforme, e explique que eles receberão um compêndio de textos e instruções que os ajudarão a planejar o debate e a organização da fundamentação argumentativa. Envie, então, o arquivo com os textos para a preparação, disponível em materiais complementares. Peça que os alunos decidam os papéis dos participantes do debate: quem será o moderador, os debatentes/debatedores e a plateia. Instrua os alunos a ensaiarem a apresentação de suas opiniões para que haja preparação postural e retórica segura. Estipule também o tempo de fala de cada aluno, pois o debate ocorrerá no próximo encontro, que será síncrono e já deve estar agendado.

Fechamento: O debate
Esta etapa corresponde ao plano LPO7_04SQA12. Previamente, convide alguns pais ou responsáveis, ou mesmo membros da comunidade escolar, para participarem deste momento síncrono constituindo a plateia. Reúna-se sincronamente com os alunos e demais convidados usando o Google Meet ou o Zoom. Inicie a aula se certificando de que todos os alunos estejam preparados para o debate, conforme o planejamento realizado nas etapas anteriores. Inicie ressaltando mais uma vez o mote do debate, conforme a orientação na introdução do plano. Lembre a todos quais são as regras básicas do debate para que não haja conflitos. Durante as apresentações dos alunos, faça os registros dos aspectos de suas apresentações, conforme o arquivo disponível em materiais complementares do plano. Para o fechamento desse momento, siga as instruções do slide de fechamento do plano original, e reforce a função social do debate que, para além das questões linguísticas, constitui-se como espaço ideal para a construção da interação social empática. Para encerrar esta etapa, envie aos alunos o formulário de autoavaliação, disponível em materiais complementares. Estabeleça um prazo para uma devolutiva.

Convite às famílias
Estimule os alunos a discutirem com os familiares sobre a obrigatoriedade ou não do uniforme escolar, de modo que esse tema possa ser debatido em seus lares. Além disso, convide alguns familiares para participarem da apresentação do debate. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert  


Código: LPO7_04SQA11

(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas