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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de um debate

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do fundamental sobre planejar debates

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Regimento Escolar e Debate no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero:

[...] O debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.

[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.

Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.

Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.

Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.

Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade em se adequar às regras e aos parâmetros designados no que se refere ao tempo ou à postura ideal de enunciação. A fundamentação da argumentação também pode aparecer de maneira precária.

Referências sobre o assunto:

COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

ROSA, Ana Amélia Calazans da. Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em 2 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Indique aos alunos o tema da aula para instigá-los. Faça um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre esta prática: O que precisa ser considerado ao planejar a participação em um debate? Para ressaltar a importância da etapa da preparação e do planejamento para participar de modo adequado desse tipo de discussão oral, acesse o plano anterior (LP07_04SQA10).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que os dois tipos mais comuns de debate são os debates deliberativos e os debates de opinião. No debate deliberativo o objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias são exemplos típicos de debate deliberativo. No debate de opinião, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio. (Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.)
  • Nesta aula, optou-se pelo debate de opinião, pois nesse formato todos os alunos podem participar. Oriente os alunos sobre essa escolha para que já fiquem cientes do processo estrutural. Contudo, haverá uma análise feita pela plateia sobre as opiniões mais bem fundamentadas.
  • Divida os alunos em grupos de, no máximo, quatro alunos. Embora as atividades de fundamentação aconteçam em grupos para criar uma logística mais favorável no que se refere aos recursos e para socializar as opiniões depois das leituras, a opinião de cada aluno será decidida e fundamentada por ele individualmente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Entregue o compêndio de informações e instruções para cada grupo. Ele se encontra no link disponível nos materiais complementares logo abaixo. Se tiver disponível um laboratório de informática, você também pode usá-lo, orientando que os alunos pesquisem informações sobre o tema na internet. Aproveite para orientá-los a buscar essas informações em sites confiáveis.
  • Leia o texto do slide para os alunos. Caso não haja projetor, escreva o enunciado no quadro. Explique que essa decisão de obrigar ou não os alunos ao uso do uniforme será tomada pela direção, mas esta, por sua vez, decidiu ouvir a opinião de todos os alunos, assim como seria feito também com os pais e demais envolvidos na comunidade escolar para deliberar sobre o assunto.
  • Explique aos alunos que eles deverão ler cada um dos textos disponibilizados e, logo em seguida, socializar os pontos que concordam ou discordam no texto. Não é preciso chegar a uma mesma opinião, mas é importante que todos apresentem suas opiniões durante a leitura, selecionando o que lhes parece mais coerente e adequado.
  • Oriente para que quando os alunos terminarem as leituras, eles decidam qual é a sua opinião e iniciem a fundamentação argumentativa. Isto é, escrevam um pequeno texto justificando essa opinião. Nesse momento, deve-se mobilizar a turma em prol da utilização dos elementos modalizadores. O professor pode retomar brevemente os conceitos abordados nas aulas 7, 8 e 9 desta sequência de aulas. Assim, haverá reforço na experiência argumentativa e também eficácia na utilização desses elementos numa situação prática.
  • Instrua os alunos a ensaiarem a apresentação de sua opinião em casa também. Isso auxiliará a preparação postural e a retórica segura do aluno. O tempo médio de enunciação pode ser calculado baseado na quantidade de alunos em sala. Pensando-se numa sala com trinta alunos, um minuto para cada um falar é um tempo razoável, levando-se em consideração que a realização se dará em uma aula de 50 minutos.
  • Caso tenha uma situação problema na turma ou na escola, você também pode adaptar esta proposta para suas necessidades. Até mesmo, por exemplo, se em sua escola o uso do uniforme for obrigatório, você pode colocar a reivindicação de liberar os alunos desta obrigatoriedade. Nesses casos, adapte os textos de apoio.

Materiais complementares: O arquivo para distribuição nos grupos está neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos pressuponham a função de cada um desses participantes e compartilhem oralmente. Espera-se que percebam que o moderador é figura central do debate. Sua função é organizar o evento e garantir que os debatentes tenham seu momento de falar garantido, além de assegurar que nenhum envolvido mantenha postura inadequada. Os debatentes/debatedores são aqueles que emitirão suas opiniões seguindo as regras e parâmetros do evento. A plateia são as pessoas que assistirão ao debate.
  • Como sugestão, você pode ocupar a função de moderador, os alunos, evidentemente, serão os debatedores e a direção e a coordenação a plateia.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Regimento Escolar e Debate no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero:

[...] O debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.

[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.

Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.

Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.

Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.

Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade em se adequar às regras e aos parâmetros designados no que se refere ao tempo ou à postura ideal de enunciação. A fundamentação da argumentação também pode aparecer de maneira precária.

Referências sobre o assunto:

COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

ROSA, Ana Amélia Calazans da. Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em 2 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Indique aos alunos o tema da aula para instigá-los. Faça um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre esta prática: O que precisa ser considerado ao planejar a participação em um debate? Para ressaltar a importância da etapa da preparação e do planejamento para participar de modo adequado desse tipo de discussão oral, acesse o plano anterior (LP07_04SQA10).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que os dois tipos mais comuns de debate são os debates deliberativos e os debates de opinião. No debate deliberativo o objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias são exemplos típicos de debate deliberativo. No debate de opinião, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio. (Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.)
  • Nesta aula, optou-se pelo debate de opinião, pois nesse formato todos os alunos podem participar. Oriente os alunos sobre essa escolha para que já fiquem cientes do processo estrutural. Contudo, haverá uma análise feita pela plateia sobre as opiniões mais bem fundamentadas.
  • Divida os alunos em grupos de, no máximo, quatro alunos. Embora as atividades de fundamentação aconteçam em grupos para criar uma logística mais favorável no que se refere aos recursos e para socializar as opiniões depois das leituras, a opinião de cada aluno será decidida e fundamentada por ele individualmente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Entregue o compêndio de informações e instruções para cada grupo. Ele se encontra no link disponível nos materiais complementares logo abaixo. Se tiver disponível um laboratório de informática, você também pode usá-lo, orientando que os alunos pesquisem informações sobre o tema na internet. Aproveite para orientá-los a buscar essas informações em sites confiáveis.
  • Leia o texto do slide para os alunos. Caso não haja projetor, escreva o enunciado no quadro. Explique que essa decisão de obrigar ou não os alunos ao uso do uniforme será tomada pela direção, mas esta, por sua vez, decidiu ouvir a opinião de todos os alunos, assim como seria feito também com os pais e demais envolvidos na comunidade escolar para deliberar sobre o assunto.
  • Explique aos alunos que eles deverão ler cada um dos textos disponibilizados e, logo em seguida, socializar os pontos que concordam ou discordam no texto. Não é preciso chegar a uma mesma opinião, mas é importante que todos apresentem suas opiniões durante a leitura, selecionando o que lhes parece mais coerente e adequado.
  • Oriente para que quando os alunos terminarem as leituras, eles decidam qual é a sua opinião e iniciem a fundamentação argumentativa. Isto é, escrevam um pequeno texto justificando essa opinião. Nesse momento, deve-se mobilizar a turma em prol da utilização dos elementos modalizadores. O professor pode retomar brevemente os conceitos abordados nas aulas 7, 8 e 9 desta sequência de aulas. Assim, haverá reforço na experiência argumentativa e também eficácia na utilização desses elementos numa situação prática.
  • Instrua os alunos a ensaiarem a apresentação de sua opinião em casa também. Isso auxiliará a preparação postural e a retórica segura do aluno. O tempo médio de enunciação pode ser calculado baseado na quantidade de alunos em sala. Pensando-se numa sala com trinta alunos, um minuto para cada um falar é um tempo razoável, levando-se em consideração que a realização se dará em uma aula de 50 minutos.
  • Caso tenha uma situação problema na turma ou na escola, você também pode adaptar esta proposta para suas necessidades. Até mesmo, por exemplo, se em sua escola o uso do uniforme for obrigatório, você pode colocar a reivindicação de liberar os alunos desta obrigatoriedade. Nesses casos, adapte os textos de apoio.

Materiais complementares: O arquivo para distribuição nos grupos está neste link.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos pressuponham a função de cada um desses participantes e compartilhem oralmente. Espera-se que percebam que o moderador é figura central do debate. Sua função é organizar o evento e garantir que os debatentes tenham seu momento de falar garantido, além de assegurar que nenhum envolvido mantenha postura inadequada. Os debatentes/debatedores são aqueles que emitirão suas opiniões seguindo as regras e parâmetros do evento. A plateia são as pessoas que assistirão ao debate.
  • Como sugestão, você pode ocupar a função de moderador, os alunos, evidentemente, serão os debatedores e a direção e a coordenação a plateia.

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