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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Reconhecimento do gênero Apresentação de propostas orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre apresentação de propostas orais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Reconhecimento do gênero Apresentação de propostas orais

Finalidade da aula: Analisar o gênero Apresentação de propostas orais, a fim de reconhecer suas condições de produção e sua forma de organização composicional.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Apresentação de propostas orais

Objeto(s) do conhecimento: Discussão oral / Registro

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP24, EF69LP25, EF69LP26

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de Propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, M. A. A.; CHAVES, L. M. N. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, A. V. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.


Código: LPO7_03SQA10

(EF69LP24) Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


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