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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Reconhecimento do gênero Apresentação de propostas orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre apresentação de propostas orais

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de Propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, M. A. A.; CHAVES, L. M. N. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, A. V. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o título da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo e apresente a proposta da aula para os estudantes. Conduza uma breve conversa, a fim de levantar expectativas sobre o que será estudado nesta aula e, também, para fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a defesa de posicionamentos. Questione: Vocês já precisaram defender a opinião de vocês sobre alguma coisa? Como foi? Destacar que, nesta aula, os alunos reconhecerão a construção de posicionamentos e a estrutura composicional de apresentações de propostas orais.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrevê-la no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre o que seria uma apresentação oral: É preciso organizar o que vamos falar? Quem pode fazer uma apresentação oral? É possível usar recursos de apoio, como anotações ou slides com ilustrações, vídeos e textos? Em que contextos fazemos uma apresentação oral? Como as apresentações orais devem ser organizadas - há uma sequência e/ou marcas linguísticas esperadas?
  • Após a participação da turma, anuncie que os alunos farão uma atividade de análise de uma apresentação oral, a partir da qual eles poderão verificar se as hipóteses levantadas estão adequadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Inicie essa etapa do trabalho questionando os estudantes se eles já ouviram falar sobre algo chamado “audiência pública”. Se tiverem dificuldades na definição do termo, peça-lhes que analisem separadamente as palavras que o compõem. Pergunte-lhes o que é uma audiência. Em caso de necessidade, peça-lhes que procurem em dicionários impressos ou online pelo significado dos termos em questão. Deixe que levantem hipóteses, façam pesquisas e mesmo conversem entre si. Por fim, espera-se que cheguem à resposta de que uma audiência pública é uma reunião pública, portanto, aberta a qualquer pessoa, na qual há comunicação entres os vários setores da sociedade e as autoridades públicas sobre assuntos importantes para o país.
  • Diga aos estudantes que eles assistirão a parte de uma audiência pública na qual se discute a questão da publicidade infantil para alimentos no país. Em certo momento dessa audiência, a nutricionista, professora e pesquisadora Elisabetta Recine fez uma apresentação oral. Recine é a atual presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Explique aos alunos que o Consea, segundo o site do Planalto, é definido como órgão “para o controle social e participação da sociedade na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada”. Ou seja, o Consea auxilia na promoção de alimentação adequada para todo o país.
  • Projete o vídeo e peça aos alunos que prestem atenção na forma como Elisabetta Recine organiza sua apresentação oral. O link do vídeo para análise é: <https://www.youtube.com/watch?v=zWuE1-XWo3U>. Acesso em: 12 dez. 2018.
  • Pergunte à turma se, com base no vídeo, ela consegue dizer o que é uma apresentação oral. Dê espaço para que os estudantes apresentem suas percepções e auxilie-os a construir uma visão geral sobre o gênero “apresentação oral”.
  • Solicite que os estudantes se dividam em grupos equilibrados numericamente e distribua a folha de atividade de análise do gênero “apresentação oral”.
  • Explique que a atividade apresenta as partes da organização estrutural do gênero em questão fora de ordem. Diga que o vídeo será exibido novamente e os grupos, com base na apresentação oral de Recine, colocarão as partes do gênero “apresentação oral” na ordem em que se realizam.
  • Exiba o vídeo novamente e, se necessário, pause-o algumas vezes, a fim de que os alunos possam analisar a apresentação oral. Após o término da exibição, dê 5 ou 10 minutos para os grupos terminarem e/ou verificarem a enumeração das partes do gênero “apresentação oral”.
  • Faça a correção da atividade. Nessa etapa, é possível perguntar aos grupos qual foi a ordem estabelecida por eles para a apresentação oral. Auxilie-os a entender o porquê de o gênero se organizar dessa maneira. Tendo a atividade corrigida, questione os estudantes sobre a formalidade empregada na fala de Recine. Pergunte-lhes se a linguagem por ela utilizada é mais ou menos formal e por quê. Espera-se que reconheçam que a linguagem é mais formal, pois ela se encontra em uma audiência pública, na qual se discutem assuntos de relevância, em um contexto mais formal, no qual as falas das pessoas são organizadas de modo que todos os convidados possam colocar suas argumentações, dentro de um espaço de tempo determinado, para que todos possam falar, e todos os ouvintes possam compreendê-las. Ou seja, um contexto formal, que necessita de regras e ordens de fala para que a audiência seja produtiva.
  • Questione como é a fala de Rossini. Seria uma fala rápida, sem clareza nas palavras escolhidas e sem organização na condução da argumentação? Ou seria uma fala com cadência adequada para bom entendimento, com palavras precisas para passar a informação de forma clara e com argumentação bem organizada? Por quê? Explique, após os estudantes levantarem suas hipóteses, que a segunda opção é a resposta esperada. O cuidado com a forma de falar, com a escolha vocabular e com a organização da argumentação se deve ao fato de Recine precisar que todos compreendam, com o máximo de equidade possível, a importância do que ela tem a dizer.
  • Pergunte também a quem se destina a apresentação oral de Recine. Ajude os estudantes a perceberem que, nesse caso, ela é destinada a todas pessoas com interesse, direto ou indireto, na questão discutida.

Materiais complementares: cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione os estudantes sobre qual é o posicionamento de Recine no vídeo. Em linhas gerais, é possível dizer que ela, em nome do Consea, se posiciona favoravelmente à regulamentação da publicidade infantil de alimentos e de todos os demais elementos que podem levar ou não uma pessoa a ter uma alimentação saudável.
  • Em seguida, pergunte aos estudantes como a argumentação em torno desse posicionamento se constrói na fala de Recine. É possível dizer que a argumentação se constrói por meio de relatos de situações acerca de como o Consea vem agindo com demais órgãos, como Anvisa e o Poder Legislativo, para regulamentar elementos ligados ao direito a uma alimentação saudável, exemplos de regulação para abastecimento de alimentos que foram necessários em um período de crise e a falta de consciência por parte das pessoas de como essa regulação é importante para que a alimentação saudável seja uma política pública. Se julgar pertinente, selecione algum trecho do vídeo e reproduza-o outra vez para que os estudantes vejam os exemplos mencionados.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes se eles acham que toda apresentação oral tem a mesma estrutura. Crie situações hipotéticas, como a diretora ou diretor da escola em uma apresentação oral para os pais dos alunos, por exemplo. Questione-os se, nesses casos, haveria a mesma estrutura da apresentação oral de Recine. Leve-os a perceber que não, pois elementos como quem faz a apresentação, a quem ela se destina, o local em que ocorre e o assunto tratado, por exemplo, delimitam como um gênero se estrutura. No caso apresentado, a construção da argumentação, sobretudo, por meio dos exemplos apresentados, leva a uma finalidade principal, a solicitação da regulação da publicidade infantil direcionada a alimentos.
  • Indague se há elementos na apresentação de Recine que se manteriam em outros casos de apresentação oral. Conduza-os à resposta de que a apresentação de quem fala, uma contextualização, um desenvolvimento com argumentação e uma despedida/agradecimento se manteriam, embora a forma como serão feitos pode variar um pouco em função do contexto em que a apresentação se realiza.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de Propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, M. A. A.; CHAVES, L. M. N. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, A. V. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o título da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo e apresente a proposta da aula para os estudantes. Conduza uma breve conversa, a fim de levantar expectativas sobre o que será estudado nesta aula e, também, para fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a defesa de posicionamentos. Questione: Vocês já precisaram defender a opinião de vocês sobre alguma coisa? Como foi? Destacar que, nesta aula, os alunos reconhecerão a construção de posicionamentos e a estrutura composicional de apresentações de propostas orais.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrevê-la no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre o que seria uma apresentação oral: É preciso organizar o que vamos falar? Quem pode fazer uma apresentação oral? É possível usar recursos de apoio, como anotações ou slides com ilustrações, vídeos e textos? Em que contextos fazemos uma apresentação oral? Como as apresentações orais devem ser organizadas - há uma sequência e/ou marcas linguísticas esperadas?
  • Após a participação da turma, anuncie que os alunos farão uma atividade de análise de uma apresentação oral, a partir da qual eles poderão verificar se as hipóteses levantadas estão adequadas.

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Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Inicie essa etapa do trabalho questionando os estudantes se eles já ouviram falar sobre algo chamado “audiência pública”. Se tiverem dificuldades na definição do termo, peça-lhes que analisem separadamente as palavras que o compõem. Pergunte-lhes o que é uma audiência. Em caso de necessidade, peça-lhes que procurem em dicionários impressos ou online pelo significado dos termos em questão. Deixe que levantem hipóteses, façam pesquisas e mesmo conversem entre si. Por fim, espera-se que cheguem à resposta de que uma audiência pública é uma reunião pública, portanto, aberta a qualquer pessoa, na qual há comunicação entres os vários setores da sociedade e as autoridades públicas sobre assuntos importantes para o país.
  • Diga aos estudantes que eles assistirão a parte de uma audiência pública na qual se discute a questão da publicidade infantil para alimentos no país. Em certo momento dessa audiência, a nutricionista, professora e pesquisadora Elisabetta Recine fez uma apresentação oral. Recine é a atual presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Explique aos alunos que o Consea, segundo o site do Planalto, é definido como órgão “para o controle social e participação da sociedade na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada”. Ou seja, o Consea auxilia na promoção de alimentação adequada para todo o país.
  • Projete o vídeo e peça aos alunos que prestem atenção na forma como Elisabetta Recine organiza sua apresentação oral. O link do vídeo para análise é: <https://www.youtube.com/watch?v=zWuE1-XWo3U>. Acesso em: 12 dez. 2018.
  • Pergunte à turma se, com base no vídeo, ela consegue dizer o que é uma apresentação oral. Dê espaço para que os estudantes apresentem suas percepções e auxilie-os a construir uma visão geral sobre o gênero “apresentação oral”.
  • Solicite que os estudantes se dividam em grupos equilibrados numericamente e distribua a folha de atividade de análise do gênero “apresentação oral”.
  • Explique que a atividade apresenta as partes da organização estrutural do gênero em questão fora de ordem. Diga que o vídeo será exibido novamente e os grupos, com base na apresentação oral de Recine, colocarão as partes do gênero “apresentação oral” na ordem em que se realizam.
  • Exiba o vídeo novamente e, se necessário, pause-o algumas vezes, a fim de que os alunos possam analisar a apresentação oral. Após o término da exibição, dê 5 ou 10 minutos para os grupos terminarem e/ou verificarem a enumeração das partes do gênero “apresentação oral”.
  • Faça a correção da atividade. Nessa etapa, é possível perguntar aos grupos qual foi a ordem estabelecida por eles para a apresentação oral. Auxilie-os a entender o porquê de o gênero se organizar dessa maneira. Tendo a atividade corrigida, questione os estudantes sobre a formalidade empregada na fala de Recine. Pergunte-lhes se a linguagem por ela utilizada é mais ou menos formal e por quê. Espera-se que reconheçam que a linguagem é mais formal, pois ela se encontra em uma audiência pública, na qual se discutem assuntos de relevância, em um contexto mais formal, no qual as falas das pessoas são organizadas de modo que todos os convidados possam colocar suas argumentações, dentro de um espaço de tempo determinado, para que todos possam falar, e todos os ouvintes possam compreendê-las. Ou seja, um contexto formal, que necessita de regras e ordens de fala para que a audiência seja produtiva.
  • Questione como é a fala de Rossini. Seria uma fala rápida, sem clareza nas palavras escolhidas e sem organização na condução da argumentação? Ou seria uma fala com cadência adequada para bom entendimento, com palavras precisas para passar a informação de forma clara e com argumentação bem organizada? Por quê? Explique, após os estudantes levantarem suas hipóteses, que a segunda opção é a resposta esperada. O cuidado com a forma de falar, com a escolha vocabular e com a organização da argumentação se deve ao fato de Recine precisar que todos compreendam, com o máximo de equidade possível, a importância do que ela tem a dizer.
  • Pergunte também a quem se destina a apresentação oral de Recine. Ajude os estudantes a perceberem que, nesse caso, ela é destinada a todas pessoas com interesse, direto ou indireto, na questão discutida.

Materiais complementares: cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).

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Orientações:

  • Questione os estudantes sobre qual é o posicionamento de Recine no vídeo. Em linhas gerais, é possível dizer que ela, em nome do Consea, se posiciona favoravelmente à regulamentação da publicidade infantil de alimentos e de todos os demais elementos que podem levar ou não uma pessoa a ter uma alimentação saudável.
  • Em seguida, pergunte aos estudantes como a argumentação em torno desse posicionamento se constrói na fala de Recine. É possível dizer que a argumentação se constrói por meio de relatos de situações acerca de como o Consea vem agindo com demais órgãos, como Anvisa e o Poder Legislativo, para regulamentar elementos ligados ao direito a uma alimentação saudável, exemplos de regulação para abastecimento de alimentos que foram necessários em um período de crise e a falta de consciência por parte das pessoas de como essa regulação é importante para que a alimentação saudável seja uma política pública. Se julgar pertinente, selecione algum trecho do vídeo e reproduza-o outra vez para que os estudantes vejam os exemplos mencionados.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes se eles acham que toda apresentação oral tem a mesma estrutura. Crie situações hipotéticas, como a diretora ou diretor da escola em uma apresentação oral para os pais dos alunos, por exemplo. Questione-os se, nesses casos, haveria a mesma estrutura da apresentação oral de Recine. Leve-os a perceber que não, pois elementos como quem faz a apresentação, a quem ela se destina, o local em que ocorre e o assunto tratado, por exemplo, delimitam como um gênero se estrutura. No caso apresentado, a construção da argumentação, sobretudo, por meio dos exemplos apresentados, leva a uma finalidade principal, a solicitação da regulação da publicidade infantil direcionada a alimentos.
  • Indague se há elementos na apresentação de Recine que se manteriam em outros casos de apresentação oral. Conduza-os à resposta de que a apresentação de quem fala, uma contextualização, um desenvolvimento com argumentação e uma despedida/agradecimento se manteriam, embora a forma como serão feitos pode variar um pouco em função do contexto em que a apresentação se realiza.

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