Atividade para impressão - Quadro
Quadro
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de Propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si.
Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.
Referências sobre o assunto:
MAGALHÃES, M. A. A.; CHAVES, L. M. N. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, A. V. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 39 minutos
Orientações:
Materiais complementares: cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).
Orientações:
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e publicação de áudios e vídeos. Procure a mais adequada para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no link disponível aqui.
Quizizz (tutorial disponível aqui), um game de perguntas e respostas;
Padlet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta;
Google Forms (tutorial disponível aqui) ou Microsoft Forms (tutorial disponível aqui), para criar formulários online.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: O que é uma apresentação oral?
Esta aula, que vai trabalhar com a prática de linguagem da oralidade, pode ser iniciada a partir do segundo slide da introdução do plano original, com a pergunta: “O que é uma apresentação oral?”
A partir daí, siga o plano original, em que os estudantes devem assistir a um vídeo da apresentação oral da nutricionista, professora e pesquisadora Elisabetta Recine, à época, presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), sobre a regulamentação da publicidade infantil relativa à alimentação.
Tendo em vista, no entanto, o contexto de ER, sugerimos que você envie à turma, antecipadamente, a orientação sobre o que será trabalhado na aula seguinte (insira data e horário) e o link do vídeo de 7 minutos, para que o assistam observando e fazendo anotações sobre: 1. o tema de que trata a nutricionista em sua apresentação; 2. as partes que compõem essa apresentação oral e como está organizada, ou seja, como as partes seguem uma determinada ordem (primeiro, segundo, até o final).
Envie essas orientações pelo Loom (no convite às famílias, sugerimos que um familiar possa assistir ao vídeo junto com o estudante, para tirar dúvidas e conversar a respeito do tema e da fala da nutricionista).
Siga, nessas orientações gravadas, o que está proposto para o professor no plano original, no slide de introdução e no slide 1 do desenvolvimento, até o item anterior a “formação em grupos.” Lembre-se de que não haverá interação nesse momento, então vá explicando aos estudantes o que está exposto ali.
Solicite, então, que, após assistirem ao vídeo, gravem um áudio ou vídeo respondendo à seguinte demanda: com base no vídeo que assistiu, faça uma pequena exposição explicando “o que é uma apresentação oral?”. Esta é uma forma de permitir que a turma apresente suas percepções e reflexões sobre o gênero “apresentação oral”, ao mesmo tempo em que o coloca em prática.
Combine com a turma a ferramenta para enviarem essa tarefa, que pode ser feita individualmente ou em duplas, desde que os dois alunos participem. Para o envio das gravações, verifique um dos recursos síncronos (a ser definido para a continuidade desta adaptação) que recebe áudios e vídeos (veja os recursos necessários e opcionais).
Sugerimos, portanto, que a introdução deste plano seja feita a priori para que os alunos possam assistir com tranquilidade e alguma ajuda ao vídeo que servirá de base para toda a sequência de atividades. Oriente-os a assisti-lo mais de uma vez.
Desenvolvimento: O que é uma apresentação oral e como se organiza?
Inicie esta etapa retomando brevemente o vídeo a que assistiram, na etapa da introdução, em relação ao tema e ao gênero trabalhado. Comente também sobre as tarefas enviadas e compartilhe com eles alguns áudios e vídeos que se destacaram. Sugerimos que esse encontro seja síncrono e que até esta etapa você já tenha definido com a turma qual ferramenta será utilizada para esses momentos.
Nesse início, proponha também um Quizizz para verificar que conhecimentos foram construídos, colocando algumas questões sobre o tema da apresentação da nutricionista e sobre as observações que fizeram a respeito de como ela organiza sua fala.
Informe à turma que nesta etapa vão trabalhar em duplas e trios. Mantenha parcerias já feitas ou inove sorteando novas combinações. Para isso, use o Flippity.
A atividade inicial será montar, em sequência, as partes da apresentação oral, que não é espontânea, mas preparada previamente e deve seguir uma determinada ordem. Veja a atividade proposta no plano original (em materiais complementares, orientações ao professor, no slide 1 do desenvolvimento) e a adapte no Flippity.
Estipule um tempo para essa atividade e escolha dois ou três modelos, elaborados por eles, para compartilhar no Padlet.
Em seguida, retorne com a turma à ferramenta síncrona para informá-los: em sua apresentação oral, Elisabetta Recine defende um posicionamento a respeito da regulamentação da publicidade infantil de alimentação. Diga que esse será o tema da próxima atividade que vão fazer com as mesmas duplas/trios.
Proponha a atividade em um formulário composto por 3 questões fechadas (alternativas): 1. Qual é o posicionamento da nutricionista em relação ao tema “publicidade infantil de alimentação”?; 2. Quais argumentos ela usa para defendê-lo?; 3. O que ela pretende com a sua argumentação?
Ao final do formulário, faça uma pergunta aberta para que as duplas/trios digam se concordam ou não com o posicionamento da nutricionista, e deixe um espaço para que justifiquem a resposta.
Para que esta etapa não se alongue demais, tendo em vista o contexto de ER, faça a devolutiva no fechamento.
Fechamento: Quais argumentos são usados por Recine para defender seu posicionamento? E quais outros propósitos uma apresentação oral pode ter?
Mantenha a ferramenta síncrona e compartilhe brevemente algumas respostas pelo formulário (proposto no desenvolvimento desta adaptação), ressaltando potencialidades e fragilidades. Reafirme alguns pontos: o posicionamento da nutricionista e os argumentos que usa. Mostre que ela faz sua argumentação para solicitar a regulamentação da publicidade infantil para a alimentação. Comente num gráfico se a maioria da turma concorda ou não com ela e mostre algumas justificativas bem construídas por meio de argumentos bem definidos e respaldados.
Faça um breve Quizizz para que os estudantes reflitam e respondam às seguintes questões: 1.Toda apresentação oral terá a mesma organização que essa com que trabalhamos na aula?; 2. Toda apresentação oral traz um posicionamento e argumentação?
Apresente os resultados e comente rapidamente, numa gravação, o que está proposto nas orientações do slide de fechamento, no plano original.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os estudantes vão fazer atividades de oralidade para continuar estudando “cartas de solicitação”, e vão precisar gravar áudios e vídeos. Informe também que a primeira etapa, antes da aula, será assistir a um vídeo de 7 minutos, para a qual você enviará orientações e o link para o vídeo. Explique a importância de haver a companhia de um familiar para acompanhar o estudante nessa tarefa. Além disso, esta aula vai solicitar que, em alguns momentos, os estudantes utilizem ferramentas/aplicativos por celular ou notebook, para receber orientações e materiais para o trabalho. Haverá também momentos da aula síncronos, isto é, você e eles estarão online, ao mesmo tempo, em uma ferramenta a ser compartilhada por computador ou celular. Esclareça que você usará o que for acessível a todos da turma. Explique que os estudantes vão fazer algumas tarefas, colaborativamente, com os parceiros da dupla/trio. Procure dar uma ideia de tempo para essas tarefas. Solicite às famílias, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Reconhecimento do gênero Apresentação de propostas orais
Finalidade da aula: Analisar o gênero Apresentação de propostas orais, a fim de reconhecer suas condições de produção e sua forma de organização composicional.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Apresentação de propostas orais
Objeto(s) do conhecimento: Discussão oral / Registro
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP24, EF69LP25, EF69LP26
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de Propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si.
Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.
Referências sobre o assunto:
MAGALHÃES, M. A. A.; CHAVES, L. M. N. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, A. V. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.
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