15179
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - As condições de produção do gênero Spot

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre o gênero Spot

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldades para articular diferentes vozes, ouvir e respeitar a fala do outros, bem como talvez precisem ouvir repetidas vezes os spots por conta da rapidez e dinamismos comuns a esse gênero oral.

Referências sobre o assunto:

FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Pergunte: Vocês costumam ouvir rádio? E os membros de sua família? Em que momentos costumam ouvir?
  • É provável que os estudantes se sintam empolgados para contar suas experiências e que todos desejem falar ao mesmo tempo, portanto estimule-os a sinalizar quando querem se expressar (levantando a mão, por exemplo) e a respeitar o turno de fala dos colegas por ouvir com atenção quando o outro está contando sua história e suas ideias.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula irão conhecer a estrutura composicional e o contexto de produção do gênero oral spot.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Indague se eles conhecem a história do rádio.
  • Assista com os estudantes o vídeo “A História do Rádio”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=C3plw7aPzrI
  • Questione sobre outras funções do rádio. É provável, também, que os alunos façam menção ao rádio como meio de comunicação que nos possibilita ouvir músicas. Lembre-os que o rádio é um importante meio de entretenimento, com diversos programas, como as radionovelas, programas de auditório, humorísticos, dentre outros, de informação, educação e cultura voltados à população, principalmente por superar os limites físicos.
  • Pergunte: Que características tornam o rádio um meio tão difundido? Que recursos o rádio utiliza para instigar nossas emoções?
  • Estimule os alunos a refletirem se a popularização da televisão e da internet provocou alguma mudança na maneira em que as pessoas utilizam o rádio.
  • Por conta dessas características que instigam a emoção, o rádio também é usado para divulgação comercial. Você já ouviram falar de Spot? Instigue a curiosidade sobre o que é um spot.
  • Durante toda a discussão, ressalte a importância de ouvir com atenção a participação dos colegas e respeitar a opinião e as experiências relatadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Reproduza para os estudantes dois aúdio de spots:

Spot Comercial Otica Visual, disponível em: http://www.produtoradeaudioonline.com.br/wa_files/Spot-Comercial-Otica-Visual-MZ.mp3

Spot Comercial Loja Oi TV HD, disponível em: http://www.spotcomercial.com.br/wa_files/Gravacao-de-Vinheta-para-Loja-Oi-TV-HD-LM.mp3

  • Repita os áudios quantas vezes forem necessárias.
  • Solicite que os alunos respondam as questões no caderno e socialize as respostas oralmente. Durante a socialização das respostas, estimule os alunos a compararem as respostas lidas, sobretudo, o que diferencia umas das outras, destacando no texto elementos que justifiquem as respostas.
  • Nesse momento, os estudantes devem perceber que os dois têm a mesma função, que é vender ou anunciar um determinado produto, sendo que o primeiro anuncia a Ótica Visual e o segundo Loja Oi TV HD. O primeiro Spot tem 29 segundos e o segundo, 48, ambos são de curta duração para que não canse quem está ouvindo e este não mude de rádio. As vozes são dinâmicas, rápidas e chamam a atenção por variar na entonação. Além disso, a música de fundo prende a atenção do ouvinte. No spot da ótica, é importante notar o efeito sonoro que indica corrida, incentivando o ouvinte a ir imediatamente à loja para aproveitar a promoção.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reproduza para os estudantes o áudio do Spot do Ministério da Saúde - Vacinação contra a gripe, disponível em http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/gripe_2018/Spot_Dia_D_30-Segundos.mp3
  • Faça as perguntas do slide para os estudantes, peça que eles respondam no caderno e, depois socializem oralmente as respostas com a turma. Nesse momento, aproveite para conversar com o os alunos sobre a importância de respeitar os turnos de fala, de escutar atentamente as respostas dos colegas no sentido de comparar semelhanças e diferenças com a sua própria resposta, para acrescentar a ela novos dados e informações.
  • Espera-se que os estudantes percebam que esse spot não é comercial, como os outros dois anteriores, esse spot é informativo com o objetivo de orientar a população acerca da campanha de vacinação contra a gripe. Os efeitos sonoros utilizados incluem uma música de fundo motivadora que incentiva a ação e um barulho que remete a torcida em um estádio de futebol junto ao locutor, que imita um narrador de futebol, faz menção a uma entrevista pré-jogo, indicando quem foi “escalado” ou “convocado” para participar dessa campanha de vacinação. A escolha do ex-jogador de futebol Pelé, conhecido como o Rei do Futebol, para convocar todos os públicos a se vacinarem, serve de argumento de autoridade, persuadindo a população para apoiar, resultando em uma mobilização nacional.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que os estudantes registrem, individualmente e no caderno, a resposta à questão acima que remete às informações aprendidas nesta aula. Oriente-os a registrarem informações no que tange ao uso de vozes (entonação, ritmo), duração da gravação, mensagem e elementos sonoros (músicas, efeitos especiais). Registrar de forma organizada a aula, além de ser fonte de consulta quando necessário, favorece o aprendizado e a fixação da informação, por isso a importância de que cada aluno possua essas informações em seu caderno pessoal.
  • Encerre a aula destacando a importância de respeitar os turnos de fala, a escuta atenta e participativa, para que as discussões propostas fossem produtivas e contribuíssem para a produção conjunta do conhecimento sobre o gênero spot.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldades para articular diferentes vozes, ouvir e respeitar a fala do outros, bem como talvez precisem ouvir repetidas vezes os spots por conta da rapidez e dinamismos comuns a esse gênero oral.

Referências sobre o assunto:

FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Pergunte: Vocês costumam ouvir rádio? E os membros de sua família? Em que momentos costumam ouvir?
  • É provável que os estudantes se sintam empolgados para contar suas experiências e que todos desejem falar ao mesmo tempo, portanto estimule-os a sinalizar quando querem se expressar (levantando a mão, por exemplo) e a respeitar o turno de fala dos colegas por ouvir com atenção quando o outro está contando sua história e suas ideias.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula irão conhecer a estrutura composicional e o contexto de produção do gênero oral spot.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Indague se eles conhecem a história do rádio.
  • Assista com os estudantes o vídeo “A História do Rádio”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=C3plw7aPzrI
  • Questione sobre outras funções do rádio. É provável, também, que os alunos façam menção ao rádio como meio de comunicação que nos possibilita ouvir músicas. Lembre-os que o rádio é um importante meio de entretenimento, com diversos programas, como as radionovelas, programas de auditório, humorísticos, dentre outros, de informação, educação e cultura voltados à população, principalmente por superar os limites físicos.
  • Pergunte: Que características tornam o rádio um meio tão difundido? Que recursos o rádio utiliza para instigar nossas emoções?
  • Estimule os alunos a refletirem se a popularização da televisão e da internet provocou alguma mudança na maneira em que as pessoas utilizam o rádio.
  • Por conta dessas características que instigam a emoção, o rádio também é usado para divulgação comercial. Você já ouviram falar de Spot? Instigue a curiosidade sobre o que é um spot.
  • Durante toda a discussão, ressalte a importância de ouvir com atenção a participação dos colegas e respeitar a opinião e as experiências relatadas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Reproduza para os estudantes dois aúdio de spots:

Spot Comercial Otica Visual, disponível em: http://www.produtoradeaudioonline.com.br/wa_files/Spot-Comercial-Otica-Visual-MZ.mp3

Spot Comercial Loja Oi TV HD, disponível em: http://www.spotcomercial.com.br/wa_files/Gravacao-de-Vinheta-para-Loja-Oi-TV-HD-LM.mp3

  • Repita os áudios quantas vezes forem necessárias.
  • Solicite que os alunos respondam as questões no caderno e socialize as respostas oralmente. Durante a socialização das respostas, estimule os alunos a compararem as respostas lidas, sobretudo, o que diferencia umas das outras, destacando no texto elementos que justifiquem as respostas.
  • Nesse momento, os estudantes devem perceber que os dois têm a mesma função, que é vender ou anunciar um determinado produto, sendo que o primeiro anuncia a Ótica Visual e o segundo Loja Oi TV HD. O primeiro Spot tem 29 segundos e o segundo, 48, ambos são de curta duração para que não canse quem está ouvindo e este não mude de rádio. As vozes são dinâmicas, rápidas e chamam a atenção por variar na entonação. Além disso, a música de fundo prende a atenção do ouvinte. No spot da ótica, é importante notar o efeito sonoro que indica corrida, incentivando o ouvinte a ir imediatamente à loja para aproveitar a promoção.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reproduza para os estudantes o áudio do Spot do Ministério da Saúde - Vacinação contra a gripe, disponível em http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/gripe_2018/Spot_Dia_D_30-Segundos.mp3
  • Faça as perguntas do slide para os estudantes, peça que eles respondam no caderno e, depois socializem oralmente as respostas com a turma. Nesse momento, aproveite para conversar com o os alunos sobre a importância de respeitar os turnos de fala, de escutar atentamente as respostas dos colegas no sentido de comparar semelhanças e diferenças com a sua própria resposta, para acrescentar a ela novos dados e informações.
  • Espera-se que os estudantes percebam que esse spot não é comercial, como os outros dois anteriores, esse spot é informativo com o objetivo de orientar a população acerca da campanha de vacinação contra a gripe. Os efeitos sonoros utilizados incluem uma música de fundo motivadora que incentiva a ação e um barulho que remete a torcida em um estádio de futebol junto ao locutor, que imita um narrador de futebol, faz menção a uma entrevista pré-jogo, indicando quem foi “escalado” ou “convocado” para participar dessa campanha de vacinação. A escolha do ex-jogador de futebol Pelé, conhecido como o Rei do Futebol, para convocar todos os públicos a se vacinarem, serve de argumento de autoridade, persuadindo a população para apoiar, resultando em uma mobilização nacional.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que os estudantes registrem, individualmente e no caderno, a resposta à questão acima que remete às informações aprendidas nesta aula. Oriente-os a registrarem informações no que tange ao uso de vozes (entonação, ritmo), duração da gravação, mensagem e elementos sonoros (músicas, efeitos especiais). Registrar de forma organizada a aula, além de ser fonte de consulta quando necessário, favorece o aprendizado e a fixação da informação, por isso a importância de que cada aluno possua essas informações em seu caderno pessoal.
  • Encerre a aula destacando a importância de respeitar os turnos de fala, a escuta atenta e participativa, para que as discussões propostas fossem produtivas e contribuíssem para a produção conjunta do conhecimento sobre o gênero spot.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano