15178
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Prática de oralidade: apresentação de improviso no estilo da Commedia dell'arte

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre improviso em commedia dell'arte

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Wania Silva
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Prática de oralidade: apresentação de improviso no estilo da Commedia dell'arte.

Finalidade da aula: Realizar uma apresentação de improviso seguindo critérios para a encenação e avaliar a apresentação realizada, a fim de desenvolver aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas, bem como outros elementos importantes para a encenação de textos dramáticos.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP52

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com projetor; figurinos para a apresentação (que podem ser solicitados aos alunos previamente: máscaras de Arlequim, Pantalone, Doutor, Capitano; roupas; objetos cênicos, como: alimentos de mentira (canovaccio 1), armas de mentira, espada, flores (canovaccio 2) papel imitando testamento, caneta (canovaccio 3). Cópia dos canovacci para desenvolvimento das cenas. Cópia da tabela de auto avaliação dos grupos.

Canovaccio 1 - clique aqui

Canovaccio 2 - clique aqui

Canovaccio 3 - clique aqui

Tabela de autoavaliação: clique aqui

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas).

O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades desta aula são de duas ordens diferentes: a primeira, está relacionada à vergonha, timidez, dificuldade de falar em público, e no caso, realizar uma apresentação de improviso; a segunda, está relacionada ao fato dos alunos não considerarem as regras para a improvisação. Por isso, é necessário reforçar a importância de seguir a estrutura do canovaccio - para que a improvisação ocorra dentro do esperado e que os alunos mais tímidos participem da experiência, sem medo.

Referências sobre o assunto:

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a ed.

MARCUSCHI, Beth, SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, 1a ed.

RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf.  Acesso em 03/11/2018.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras, 2003.

TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.

www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.

www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018.

https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.


Código: LPO6_10SQA12

(EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas