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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - A prática da oralidade por meio de ensaio de texto dramático

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos orais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor:  Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A prática da oralidade por meio de ensaio de texto dramático

Finalidade da aula: Treinar a movimentação corporal e a gestualidade nas performances teatrais; desenvolver a oralidade. Ensaiar as adaptações das crônicas de humor em textos dramáticos e trabalhar a memorização das falas dos personagens.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Texto dramático

Objetos do conhecimento: Produção de textos orais.

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade da BNCC: EF69LP52.

Sobre esta aula: esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

 

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

 

Materiais necessários: Cópias das adaptações do texto dramático a serem ensaiadas pelos alunos; materiais para composição de cenários, figurinos e efeitos sonoros. Cabe, ainda, possibilitar a realização das atividades desta aula em espaço adequado à movimentação e à divisão de grupos em diferentes ângulos de uma sala de aula grande ou mesmo um auditório, se possível, para melhor execução das tarefas.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar timidez e ter dificuldades de memorização das falas.

 

Referências bibliográficas:

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018. https://novaescola.org.br/conteudo/315/oralidade-a-fala-que-se-ensina - Acesso em: 10/10/2018.


Código: LPO8_02SQA11

(EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.


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