15161
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de um roteiro de entrevista oral para coleta de dados

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos jornalísticos orais/ Planejamento e produção de textos jornalísticos orais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Em um áudio, vídeo ou mensagem de texto, explique o tema e o objetivo da aula, considerando as informações presentes no slide Tema.

Introdução
Explique aos alunos, por áudio ou mensagem de texto, que eles assistirão ao trecho de uma entrevista com o biógrafo Carlos Didier, em que ele destaca a importância de se escolher bem o biografado e a necessidade de se coletar informações verdadeiras e relevantes sobre ele (envie a eles o link do vídeo, disponível no plano de aula). Na mesma orientação, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 4 pessoas), estabelecendo entre eles um diálogo por meio de WhatsApp, assistam ao vídeo e respondam às questões levantadas no segundo slide de Introdução.

Desenvolvimento
Por meio de um vídeo ou áudio, diga que cada equipe produzirá um capítulo para compor um livro do gênero biografia romanceada, sobre pessoas que fazem parte da comunidade escolar ou local. Para isso, peça que cada grupo escolha alguma personalidade (que poderá ser contatada de forma remota) e leia para eles as dicas para escolher o biografado (conteúdo do primeiro slide de Desenvolvimento). Além disso, no mesmo arquivo de vídeo ou áudio, explique que essa etapa é apenas para planejar a entrevista: dê sugestões de temas e deixe claro quais são as etapas da atividade, conforme o segundo slide de Desenvolvimento. Depois disso, dê liberdade para que os grupos tomem decisões e deleguem funções (se puder, participe das discussões com os grupos por meio do acompanhamento das mensagens trocadas nos grupos de WhatsApp criados para a realização da tarefa).

Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que os alunos façam um roteiro de perguntas (no máximo 10 questões) para fazer ao entrevistado. Quando eles entregarem (por e-mail ou pelo compartilhamento de arquivo do Google Docs), faça a revisão e devolva aos alunos para que aperfeiçoem o documento. Peça que os grupos entrem em contato com a pessoa a ser entrevistada, marcando uma data para uma entrevista síncrona (via Zoom, Google Meet ou pelo WhastApp) ou assíncrona (por e-mail, áudios no WhatsApp ou mensagem de texto).

Convite às famílias
A família pode participar das discussões da aula, sugerindo, inclusive, personalidades locais para as entrevistas dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_04SQA10

(EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas