Atividade para impressão - Perguntas - LP09_04SQA10
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de um roteiro de entrevista oral para coleta de dados
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado por meio do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Por meio das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.
Materiais necessários: Datashow, caixas de som, materiais de uso diário: papel e caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades para priorizar os aspectos a serem abordados na entrevista. Nesse caso, é importante orientá-los quanto à relevância dos dados a serem coletados e também sobre a possibilidade de se fazer perguntas sobre fatos curiosos e de caráter emocional, para instigar a curiosidade dos leitores; orientá-los também sobre a adequação da escolha do biografado e da seleção do episódio a ser narrado, que precisará despertar o interesse do leitor e garantir o caráter literário do gênero.
Referências sobre o assunto:
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali. Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em:
<https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula e explique aos alunos que, nesse momento, eles definirão quem será o escolhido para ser entrevistado e, posteriormente, ter um capítulo de sua vida eternizado em uma biografia romanceada.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que eles assistirão a um trecho de uma entrevista com o biógrafo Carlos Didier, em que ele destaca a importância de se escolher bem o biografado e a necessidade de se coletar informações verdadeiras e relevantes sobre ele.
- Exiba o vídeo, acessando o link abaixo:
DIDIER, Carlos. O que é uma biografia? 2007. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_9gnVPCCqhY>.
Introdução
Orientações:
- Reúna os alunos em duplas e peça a eles que respondam às perguntas propostas, que podem ser exibidas no projetor ou distribuídas aos alunos. (O arquivo para cópias está disponível em materiais complementares e as sugestões de resposta ao final das orientações). O trabalho em duplas é aconselhável para uma troca rápida de ideias e também se faz útil na análise de questões de caráter pessoal, dando oportunidade aos alunos de expor seus pontos de vista.
- Peça a algumas duplas para compartilhar suas respostas, buscando sempre alternar os alunos indicados, estimulando a participação de todos.
- Observe as respostas e conduza as discussões. Respostas esperadas:
1) - É importante que os alunos percebam que a entrevistadora iniciou sua entrevista apresentando brevemente o entrevistado e dando-lhe boas vindas, criando um ambiente favorável para o início da conversa.
2) - É importante que os alunos notem que a entrevistadora mesclou perguntas de cunho pessoal a outras mais objetivas, relacionadas à sua profissão, o que resultou em uma entrevista capaz de revelar múltiplas facetas do entrevistado.
3) - As respostas atenderam às perguntas. Torne observável aos alunos que o entrevistado sentia-se bastante à vontade e demonstrava satisfação em falar sobre seu trabalho.
4) - Sim. Ela interage com o entrevistado e interpõe novas perguntas a partir de dados fornecidos por ele.
5) - É evidente o trabalho de preparação prévia da entrevistadora. Desde a apresentação do biografado, como ao citar dados concretos em relação ao trabalho do entrevistado (como número de depoimentos colhidos por ele, por exemplo.)
Materiais complementares:
Para cópias das perguntas, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos em grupos; estipule o número de participantes baseado na quantidade de alunos que há na sala. A partir de agora, os grupos serão fixos até a conclusão dos trabalhos. Como se trata de uma produção que exigirá um planejamento e demandará várias etapas, o trabalho em grupo se mostra adequado para uma melhor divisão de tarefas.
- Explique aos alunos que cada equipe produzirá um capítulo para compor um livro do gênero biografia romanceada, sobre pessoas que fazem parte da comunidade escolar ou local.
- Permita que os alunos se reúnam para decidir quem será o escolhido de cada equipe.
- Torne observável aos alunos que esse momento é muito importante para o sucesso da empreitada, pois a personalidade escolhida deve ser de interesse do público leitor.
- Reserve cerca de 10 minutos para esse debate.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique aos alunos que essa é apenas a primeira etapa do processo de organização para a efetivação da entrevista e que roteiro inicial poderá ser ajustado, de acordo com informações adquiridas futuramente.
- Peça às equipes que leiam as orientações cuidadosamente.
- Forneça sugestões aos alunos em relação ao segundo item, relacionado ao recorte a ser feito: falar da infância?/adolescência?/momento da escolha da profissão?/ casamento?/nascimento dos filhos?/mudança de endereço?, dentre outras possibilidades.
- Deixe claro para as equipes que, durante a entrevista, novos fatos podem surgir e a escolha inicial quanto ao aspecto a ser privilegiado poderá ser modificada.
- Reserve cerca de 15 minutos para as discussões dessa etapa.
- Para essa aula, seria interessante que os alunos tivessem acesso à internet, para a coleta inicial de dados. Caso não seja possível, comunique aos alunos que a pesquisa pode ser realizada fora do horário de aula e reforce que ajustes no roteiro serão aceitos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça aos alunos que determinem qual papel cada integrante da equipe assumirá.
- Esclareça aos alunos que novas funções podem ser necessárias e que as tarefas podem ser compartilhadas por mais de um membro da equipe.
- Deixe claro para os alunos que o objetivo, nesse momento, é propor uma divisão de tarefas para que o trabalho seja bem executado, mas há flexibilidade nesse roteiro.
- Reserve cerca de 5 minutos para essa etapa da discussão.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que se organizem para produzir - como tarefa de casa - um roteiro da entrevista, discriminando os itens solicitados.
- Reforce a necessidade de realizarem novas pesquisas sobre o entrevistado/biografado em casa para refinar o roteiro.
- Combine com a classe que o roteiro deve conter cerca de dez perguntas, que estimulem o entrevistado a falar sobre o evento importante que marcou sua vida e que a entrevista deve durar de 45 minutos a 1 hora; lembre-os ainda que a entrevista não é o único meio de se obter dados para a escrita do capítulo, e que outras formas de coleta de dados podem ser utilizadas (consulta a biblioteca local, leitura de matérias jornalísticas, conversa com pessoas próximas ao biografado etc.).
- Estipule uma data para a entrega desse roteiro, que deve acontecer antes que a entrevista seja, de fato, gravada, para que você possa avaliar se o roteiro é factível.
- Recebidas as primeiras versões dos roteiros, faça uma revisão dos documentos. Fique atento à qualidade das perguntas propostas e verifique se elas dão margem ao desenvolvimento do assunto, por parte do entrevistado, e se caminham em uma única direção, com o objetivo de se obter dados suficientes para a composição de um capítulo de uma biografia romanceada sobre um evento importante na vida do biografado.
- Caso seja necessário, insira orientações para melhorar o trabalho, redirecionando a forma como as perguntas foram formuladas e sugerindo outras questões que achar pertinente.
- Por fim, agende a data de entrega das reescritas dos roteiros e dê continuidade à sequência. Note que as etapas de revisão e reescrita para determinados grupos podem demandar mais tempo do que foi planejado e, nesse caso, a atividade pode ocupar mais de uma aula. Caso tenha um tempo maior para realizar a sequência de atividades, seria interessante que as etapas de produção e reescrita do roteiro fossem feitas em sala, com o acompanhamento das etapas realizado de forma integralmente presencial pelo professor.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Em um áudio, vídeo ou mensagem de texto, explique o tema e o objetivo da aula, considerando as informações presentes no slide Tema.
Introdução
Explique aos alunos, por áudio ou mensagem de texto, que eles assistirão ao trecho de uma entrevista com o biógrafo Carlos Didier, em que ele destaca a importância de se escolher bem o biografado e a necessidade de se coletar informações verdadeiras e relevantes sobre ele (envie a eles o link do vídeo, disponível no plano de aula). Na mesma orientação, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 4 pessoas), estabelecendo entre eles um diálogo por meio de WhatsApp, assistam ao vídeo e respondam às questões levantadas no segundo slide de Introdução.
Desenvolvimento
Por meio de um vídeo ou áudio, diga que cada equipe produzirá um capítulo para compor um livro do gênero biografia romanceada, sobre pessoas que fazem parte da comunidade escolar ou local. Para isso, peça que cada grupo escolha alguma personalidade (que poderá ser contatada de forma remota) e leia para eles as dicas para escolher o biografado (conteúdo do primeiro slide de Desenvolvimento). Além disso, no mesmo arquivo de vídeo ou áudio, explique que essa etapa é apenas para planejar a entrevista: dê sugestões de temas e deixe claro quais são as etapas da atividade, conforme o segundo slide de Desenvolvimento. Depois disso, dê liberdade para que os grupos tomem decisões e deleguem funções (se puder, participe das discussões com os grupos por meio do acompanhamento das mensagens trocadas nos grupos de WhatsApp criados para a realização da tarefa).
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que os alunos façam um roteiro de perguntas (no máximo 10 questões) para fazer ao entrevistado. Quando eles entregarem (por e-mail ou pelo compartilhamento de arquivo do Google Docs), faça a revisão e devolva aos alunos para que aperfeiçoem o documento. Peça que os grupos entrem em contato com a pessoa a ser entrevistada, marcando uma data para uma entrevista síncrona (via Zoom, Google Meet ou pelo WhastApp) ou assíncrona (por e-mail, áudios no WhatsApp ou mensagem de texto).
Convite às famílias
A família pode participar das discussões da aula, sugerindo, inclusive, personalidades locais para as entrevistas dos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejamento de um roteiro de entrevista oral para coleta de dados
Finalidade da aula: Planejar o roteiro de uma entrevista oral, definindo quem será entrevistado, os meios de registro e o papel de cada um na execução da tarefa, a fim de reunir informações importantes para a produção de um capítulo de sua biografia romanceada.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Biografia romanceada/Entrevista oral
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais/ Planejamento e produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP10), (EF69LP11), (EF69LP12).
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado por meio do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Por meio das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.
Materiais necessários: Datashow, caixas de som, materiais de uso diário: papel e caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades para priorizar os aspectos a serem abordados na entrevista. Nesse caso, é importante orientá-los quanto à relevância dos dados a serem coletados e também sobre a possibilidade de se fazer perguntas sobre fatos curiosos e de caráter emocional, para instigar a curiosidade dos leitores; orientá-los também sobre a adequação da escolha do biografado e da seleção do episódio a ser narrado, que precisará despertar o interesse do leitor e garantir o caráter literário do gênero.
Referências sobre o assunto:
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali. Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em:
<https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.