Atividade para impressão - Tabela de palavras - LPO7_14ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Coesão referencial
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Coesão referencial, substituições lexicais e pronominais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.
Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro da reescrita coletiva, mas também é possível que cada aluno faça em seu próprio caderno, com o auxílio do professor.
Se for possível, leve para a sala algumas piadas e leia para os alunos. Essa leitura antecipada pode facilitar a compreensão da configuração desse gênero, como um texto que pretende provocar humor com poucas palavras.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para fazer as associações entre o substantivo e o pronome reflexivo “se”, já que ele aparece no texto associado apenas ao verbo.
Referências sobre o assunto:
ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
__________. A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. pp. 59-70.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).
VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1- Apresente aos alunos o tema da aula: “A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem.” Ex: Maria é uma aluna estudiosa. Ela sempre tem boas notas. Quem é “ela”? Maria.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para os alunos e oriente-os a fazer uma leitura silenciosa;
- Pergunte sobre as palavras desconhecidas, investigue se há alguma que não conseguiram identificar o significado;
- Peça que eles identifiquem as palavras que são utilizadas para referir-se aos dois personagens: a cobra e o vagalume;
- Oriente-os a localizar os substantivos e os pronomes;
- Pergunte se, antes da leitura, eles conheciam o significado da palavra “ofídio”;
- Pergunte como foi possível compreender esse significado;
- Faça-os perceber que nesse texto a repetição de alguns termos é necessária para mostrar a insistência da cobra em perseguir o vagalume. Esse efeito foi criado a partir da repetição, que nesse caso é um recurso;
- Diga que a repetição também pode ser uma falha, e que os pronomes e substantivos são usados para evitá-la, sendo, portanto, elementos coesivos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para os alunos e pergunte se eles já assistiram a uma peça de teatro. Aproveite para levantar conhecimentos prévios a respeito dessa manifestação artística, já que isso será importante para a compreensão do texto e também para a identificação dos elementos coesivos;
- Direcione a leitura para a turma toda e peça que se atente às palavras em destaque no texto;
- Pergunte a quem elas se referem;
- Peça que eles associem as palavras ao seu referente, por meio do preenchimento da tabela anexa;
- Pergunte aos alunos qual a função dessas palavras e se elas significam a mesma coisa em qualquer texto;
- Explique que essas palavras têm a função de recuperar os sentidos e de evitar a repetição, por isso podem ocupar o lugar de outras que já apareceram no texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a atividade para os alunos e peça que eles selecionem as palavras do texto para preencher a tabela, cujo modelo de impressão está anexo.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o slide com a tabela preenchida e corrija com os alunos a atividade;
- Verifique se houve divergências e se foi possível associar todas as palavras em destaque;
- Pergunte aos alunos sobre a utilidade dessa tabela na produção de um novo texto: ela pode ser um recurso para a construção de um texto?
- Verifique se eles compreenderam a importância de evitar a repetição de palavras e, mais ainda, de garantir a progressão temática do texto, por meio dos vínculos que são criados.
Fechamento
Tempo sugerido: 19 minutos
Orientações:
- Apresente o slide e peça que os alunos façam uma leitura em voz alta do texto;
- Pergunte ao grupo o que foi possível notar durante a leitura. O objetivo é que eles identifiquem a repetição desnecessária de algumas palavras, o que torna a leitura truncada;
- Oriente os alunos a circular as palavras que poderiam ser substituídas por outras (substantivos ou pronomes), sem perder o sentido;
- Leve-os a perceber que as palavras que aparecem com maior frequência são “a tartaruguinha” e “árvore” e elabore uma lista de palavras que possa ser útil para substituí-las: Ex: o animal, ela, o bichinho, o réptil, a jabota, filhinha… para árvore: galho, tronco, copa, frondosa, ipê roxo, mangueira...
- Proponha uma reescrita coletiva a partir das contribuições dos alunos;
- Oriente-os a registrar no caderno o resultado da reescrita. O mesmo deverá ser feito no quadro por você. Se não houver tempo para esse registro, privilegie a participação dos alunos no momento da reconstrução oral do texto. Nesse momento o mais importante é fazê-los compreender a importância da coesão para a fluidez do texto.
Obs.: É importante que os alunos já tenham conhecimentos sobre os substantivos e os pronomes, classes de palavras que são elementos essenciais para a coesão referencial.
Sugestão de reescrita:
A tartaruguinha
A tartaruguinha faz um grande esforço e começa a subir numa árvore.
Depois de horas de muito trabalho, ela consegue alcançar um galho, mas o bichinho escorrega e despenca no chão.
O réptil não desiste. Depois de se recuperar, se arrasta até a frondosa e faz mais tentativas. A jabota sobe uns três centímetros do tronco e... pá! Cai no chão, onde fica agitando as patinhas, desesperada. Enquanto isso, no topo da mangueira um casal de pombos conversa:
- Querido - diz a fêmea com os olhos cheios de lágrimas - será que não está na hora de contarmos a nossa filhinha que ela é adotada?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Esta é a 1ª aula, intitulada Coesão Referencial, de um conjunto de 3 planos com foco em análise linguística e semiótica.
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, canal de comunicação para envio das orientações e devolutivas, e para formação de grupos;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Documento para realizar o fechamento da aula no Google Docs.
- Opcionais: canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como o Google Meet ou o Hangouts.
Introdução
Inicie esta aula pelo WhatsApp com a frase digitada: Maria é uma aluna estudiosa. Ela sempre tem boas notas. Quem é “ela”? A partir de algumas respostas, apresente aos alunos o tema da aula: coesão referencial. Envie o texto do plano original “A Cobra e o Vagalume”, ou compartilhe a tela pelo Meet ou Hangouts para leitura silenciosa. Posteriormente, peça que localizem os substantivos e os pronomes, fazendo anotações. Possibilite um momento de análise individual combinando um horário para a retomada (pelo WhatsApp), fazendo-os perceber que nesse texto a repetição de alguns termos é necessária para mostrar a insistência da cobra em perseguir o vagalume, sendo o efeito criado a partir da repetição. Nesse caso, a repetição trata-se de um recurso, mas também pode ser uma falha. Os pronomes e substantivos são usados para evitá-la, sendo, portanto, elementos coesivos.
Desenvolvimento
Estimule a curiosidade a respeito das diferentes manifestações artísticas e das formas facilitadas de acesso virtual neste momento de pandemia, especialmente ao teatro, enviando o link disponível aqui pelo WhatsApp e solicitando que se organizem em duplas ou pequenos grupos em um aplicativo. Peça que leiam e associem as palavras aos seus referentes com o preenchimento da tabela disponível aqui. Para finalizar, chame-os por videochamada para compartilhar as respostas com os demais, mediando este momento importante de análise, e, se necessário, compartilhe a sua tela com a tabela preenchida para sanar possíveis dúvidas (que pode ser projetada a partir do plano original ou baixada com antecedência). Pergunte sobre a utilidade dessa tabela na produção de um novo texto como um recurso para evitar a repetição de palavras e ainda garantir a progressão temática.
Fechamento
O professor pode proceder com a leitura em voz alta do texto “A tartaruguinha” ou pedir que os alunos o façam. Depois, pergunte ao grupo o que foi possível notar durante a leitura. O objetivo é que identifiquem a repetição desnecessária de algumas palavras, o que torna a leitura truncada. Leve-os a perceber que as palavras que aparecem com maior frequência são “a tartaruguinha” e “árvore”, e conjuntamente elaborem no Google Docs uma lista de palavras que possa ser útil para substituí-las. Proponha uma reconstrução oral do texto a partir das contribuições dos alunos. Nesse momento, o mais importante é fazê-los compreender a importância da coesão para a fluidez do texto.
Convite às famílias
Os alunos podem ler os textos “A Cobra e o Vagalume” e “A Tartaruguinha”, convidando a família para ouvi-los. Além de conversar sobre a temática, eles podem destacar o que aprenderam nesta aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Coesão referencial
Finalidade da aula: Reconhecer recursos básicos de coesão referencial: as substituições lexicais e as pronominais.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Semântica/Coesão
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF07LP12.
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.
Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro da reescrita coletiva, mas também é possível que cada aluno faça em seu próprio caderno, com o auxílio do professor.
Se for possível, leve para a sala algumas piadas e leia para os alunos. Essa leitura antecipada pode facilitar a compreensão da configuração desse gênero, como um texto que pretende provocar humor com poucas palavras.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para fazer as associações entre o substantivo e o pronome reflexivo “se”, já que ele aparece no texto associado apenas ao verbo.
Referências sobre o assunto:
ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
__________. A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. pp. 59-70.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).
VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.