15158
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão referencial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer recursos básicos de coesão referencial: as substituições lexicais e as pronominais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Coesão referencial

Finalidade da aula: Reconhecer recursos básicos de coesão referencial: as substituições lexicais e as pronominais.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Semântica/Coesão

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF07LP12.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.

 

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro da reescrita coletiva, mas também é possível que cada aluno faça em seu próprio caderno, com o auxílio do professor.

Se for possível, leve para a sala algumas piadas e leia para os alunos. Essa leitura antecipada pode facilitar a compreensão da configuração desse gênero, como um texto que pretende provocar humor com poucas palavras.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para fazer as associações entre o substantivo e o pronome reflexivo “se”, já que ele aparece no texto associado apenas ao verbo.

 

Referências sobre o assunto:

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________. A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. pp. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.


Código: LPO7_14ATS01

(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas