15158
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão referencial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer recursos básicos de coesão referencial: as substituições lexicais e as pronominais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Esta é a 1ª aula, intitulada Coesão Referencial, de um conjunto de 3 planos com foco em análise linguística e semiótica.

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, canal de comunicação para envio das orientações e devolutivas, e para formação de grupos;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Documento para realizar o fechamento da aula no Google Docs.

- Opcionais: canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como o Google Meet ou o Hangouts.

Introdução
Inicie esta aula pelo WhatsApp com a frase digitada: Maria é uma aluna estudiosa. Ela sempre tem boas notas. Quem é “ela”? A partir de algumas respostas, apresente aos alunos o tema da aula: coesão referencial. Envie o texto do plano original “A Cobra e o Vagalume”, ou compartilhe a tela pelo Meet ou Hangouts para leitura silenciosa. Posteriormente, peça que localizem os substantivos e os pronomes, fazendo anotações. Possibilite um momento de análise individual combinando um horário para a retomada (pelo WhatsApp), fazendo-os perceber que nesse texto a repetição de alguns termos é necessária para mostrar a insistência da cobra em perseguir o vagalume, sendo o efeito criado a partir da repetição. Nesse caso, a repetição trata-se de um recurso, mas também pode ser uma falha. Os pronomes e substantivos são usados para evitá-la, sendo, portanto, elementos coesivos.

Desenvolvimento
Estimule a curiosidade a respeito das diferentes manifestações artísticas e das formas facilitadas de acesso virtual neste momento de pandemia, especialmente ao teatro, enviando o link disponível aqui pelo WhatsApp e solicitando que se organizem em duplas ou pequenos grupos em um aplicativo. Peça que leiam e associem as palavras aos seus referentes com o preenchimento da tabela disponível aqui. Para finalizar, chame-os por videochamada para compartilhar as respostas com os demais, mediando este momento importante de análise, e, se necessário, compartilhe a sua tela com a tabela preenchida para sanar possíveis dúvidas (que pode ser projetada a partir do plano original ou baixada com antecedência). Pergunte sobre a utilidade dessa tabela na produção de um novo texto como um recurso para evitar a repetição de palavras e ainda garantir a progressão temática.

Fechamento
O professor pode proceder com a leitura em voz alta do texto “A tartaruguinha” ou pedir que os alunos o façam. Depois, pergunte ao grupo o que foi possível notar durante a leitura. O objetivo é que identifiquem a repetição desnecessária de algumas palavras, o que torna a leitura truncada. Leve-os a perceber que as palavras que aparecem com maior frequência são “a tartaruguinha” e “árvore”, e conjuntamente elaborem no Google Docs uma lista de palavras que possa ser útil para substituí-las. Proponha uma reconstrução oral do texto a partir das contribuições dos alunos. Nesse momento, o mais importante é fazê-los compreender a importância da coesão para a fluidez do texto.

Convite às famílias
Os alunos podem ler os textos “A Cobra e o Vagalume” e “A Tartaruguinha”, convidando a família para ouvi-los. Além de conversar sobre a temática, eles podem destacar o que aprenderam nesta aula.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO7_14ATS01

(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas