Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele da Silva
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Contos Populares - Contação de histórias.
Finalidade da aula: Apreciar a contação de contos populares de várias regiões do Brasil, atentando aos sotaques, expressões corporais, ritmo, cadência, gestos e interação com o interlocutor, com o intuito de perceber o gênero oral como um meio de expressão cultural.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto Popular
Objeto(s) do conhecimento: Condições de produção dos textos orais, compreensão, relações entre fala e escrita, produção de textos orais, performance oral.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP53)
Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO6_08SQA10
(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes