15151
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Recursos cinésicos e paralinguísticos em uma exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Recursos cinésicos e paralinguísticos em uma exposição oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo seu falando que, na Exposição Oral, a aparência, as vestimentas, os olhares, os gestos, os movimentos, as pausas e os risos do orador constituem recursos não verbais significativos para a construção de sentido da Exposição. Além disso, as qualidades da voz (grave ou aguda), o volume (alto ou baixo), o ritmo da fala (rápido ou lento) são recursos que interferem na recepção do discurso pelo ouvinte. Encerre seu áudio/vídeo pedindo que os alunos se organizem em duplas para comparar as duas Exposições Orais presentes nos dois vídeos disponibilizados pelo Plano (“Encontramos o fóssil…”, disponível aqui, e “Essa é a primeira…”, disponível aqui) quanto aos aspectos que você comentou em seu áudio/vídeo. Peça que comparem os vídeos respondendo às questões que estão no slide 3 do Desenvolvimento e compartilhem em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive. Estabeleça um prazo para que entreguem a atividade.

Desenvolvimento
Depois de ler as respostas de seus alunos, envie um feedback por escrito a cada dupla. Faça um Google Doc com uma tabela bem simples, com duas colunas: na primeira, escreva: “Gestos, formas de falar e atitudes que PREJUDICAM uma Exposição Oral”. Na outra coluna, escreva: “Gestos, formas de falar e atitudes que CONTRIBUEM em uma Exposição Oral”. Compartilhe essa tabela com a turma e peça, por áudio ou por escrito, que cada aluno coloque ali algo para preencher as colunas, desde que não repita o que outros colegas já responderam. Podem complementar as ideias dos colegas, acrescentar e até exemplificar. Combine um prazo para o término da produção desse documento colaborativo e auxilie seus alunos pelos canais já combinados por vocês.

Fechamento
Depois que todos responderem, finalize o documento colaborativo adequando o que achar necessário. Ele servirá de guia para as futuras Exposições Orais. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom, e escreva esse documento colaborativo ao vivo com sua turma, possibilitando discussões e negociações entre eles.

Convite às famílias
Convide as famílias a conversar sobre memórias que tenham da escola, especialmente os membros mais velhos, a respeito de Exposições Orais. Sugira que relatem experiências malsucedidas e/ou bem-sucedidas de apresentações orais na escola, dividindo com os mais novos suas experiências e aprendizagens. As famílias que quiserem podem compartilhar, no grupo de WhatsApp da turma, alguns desses relatos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_06SQA10

(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas