15150
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Oficina de Escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Oficina de Escrita

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jardelina Oliveira Passos Moura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita de gêneros distintos, a partir de temas comuns.

Campo de atuação priorizado nessa atividade: Todos os campos.

Justificativa: Promover a leitura e a escrita de uma grande diversidade de gêneros textuais é uma importante tarefa da escola. Neste sentido, o que se pretende, sobretudo, nas atividades de produção textual, é reconhecer as características do contexto de produção como orientadoras de todas as decisões que serão tomadas no processo de escrita, do planejamento do conteúdo temático à revisão. E, para isso, é necessário mobilizar recursos com intuito de atrair a atenção dos adolescentes para uma atmosfera de inventividade. Assim, participando ativamente das situações de ensino-aprendizagem propostas, os alunos terão possibilidade de desenvolver a competência leitora e escritora, apropriando-se de conhecimentos relevantes para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, interacional, comunicacional e avançar em diferentes sentidos, sobretudo, nos diferentes momentos em que é necessário usar estratégias de apreciação, elaboração dos textos e contextualização, apropriando-se dos objetos culturais juvenis disponíveis para a escrita dos gêneros capazes de atender às diferentes situações comunicativas.

Materiais necessários: caixa de papelão, fichas retangulares para registros de nomes dos gêneros textuais e temas que deverão ser produzidos pelos alunos.

Dificuldades antecipadas: No sexto ano, é comum os alunos revelarem, ainda, pouca familiaridade com a escrita dos gêneros mais desafiadores do ponto de vista da linguagem e/ou estrutura.

Referências sobre o assunto:

KAUFMAN, Ana Maria. RODRÍGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

  • Explique aos alunos que a Oficina será desenvolvida em três etapas:
  • Primeira etapa: Será feito um sorteio para que cada grupo saiba o gênero que irá escrever.
  • Segunda etapa: A sala de aula será organizada em diferentes espaços denominados “estações de escrita” e cada grupo irá para um canto da classe, a fim de iniciar a atividade de produção do texto.
  • Terceira etapa: A partir do sorteio do gênero e da definição do espaço para produção, o grupo escolherá o tema para a escrita do texto.
  • Organize os grupos, considerando as habilidades dos alunos para escrita de gêneros diversos.
  • Escreva, em fichas, o nome dos gêneros textuais - poema, conto de suspense, história em quadrinhos, vlog, resenha, podcast, texto teatral, notícia, canção - e peça que um representante de cada grupo retire da caixa o texto que será produzido pelo grupo.

Orientações:

  • Após o sorteio do gênero e organização da classe em grupos, estimule a turma para a escrita do texto, apresentando aos alunos o desafio: levar palavras em todos os cantos da escola, espalhar informação pelos muros do espaço escolar, em painel, nos corredores. Questionar: mas o que dizer? Sobre o quê? Para quem dizer? Como dizer?
  • Explique aos alunos que, a partir daquele momento, todos da classe estarão envolvidos nesse desafio de “soltar” as palavras, colocá-las em movimento para “ganhar” o mundo, invadir diferentes espaços, divulgar informação e chegar até diferentes interlocutores.
  • Escreva na lousa as sugestões de temas e apresente aos alunos para a produção dos textos: respeito às diferenças, alegria, amor, diversão, medo, busca pela fama, solidariedade, união, amizade, paz no mundo, tempos de infância, preservação ambiental, mundo do consumo.
  • Abra, também, espaço para que os alunos apresentem outras sugestões de temas de interesse dos grupos.
  • Ressalte para a turma que, dentre as sugestões levantadas, deve escolher, em comum acordo no grupo, o tema para escrever.
  • Saliente para os alunos que esses temas devem estar relacionados, nas escritas, ao que eles observam e/ou vivenciam no ambiente escolar - e fora dele -, ao lerem um livro determinado, ao assistirem a um filme, vídeo-clipe, show, slam ou à ideia de compartilhar sentimentos, dizer algo, divulgar o que pensam.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Preparação:

  • Oriente os alunos para que permaneçam nos grupos definidos na etapa anterior, a fim de organizarem as ações para a atividade ser desenvolvida.

Orientações:

  • Explique aos alunos que todos devem pensar na produção do texto, considerando as estratégias de planejamento que serão empregadas para iniciar a escrita.
  • Peça que discutam, com atenção, sobre a referência que será usada para a escrita. Para isso, pensarão de onde podem partir - de um livro determinado, um filme, vídeo-clipe, um show, um slam, uma canção, uma tela de arte - para escrever, considerando os interlocutores definidos, a linguagem e outros aspectos característicos do gênero.
  • Ressalte para a turma que será necessário decidir o espaço onde serão socializados os textos, uma vez que cada produção do grupo será exposta em algum espaço para compartilhar a escrita na comunidade escolar. Nesse momento, estimule a turma a escrever, por exemplo, nos muros, murais, ambientes das salas de aula, áreas de lazer e recreação, biblioteca.
  • Destaque para a turma a importância de se considerar a intencionalidade do texto para que sejam pensados os espaços de publicação, sem perder de vista a proposta de espalhar a palavra em diferentes espaços do contexto escolar.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Preparação:

Manter a classe em grupos, conforme foi feito na primeira etapa da aula.

Orientações:

  • A avaliação textual é uma etapa importante da Oficina de escrita para que os alunos consigam refletir e revisar o texto com base no contexto de produção e dos conteúdos discursivos, textuais, pragmáticos, gramaticais e notacionais.
  • É uma etapa que acontece entre as Oficinas de escrita.
  • Considere as necessidades observadas nas produções escritas dos alunos e verifique algumas sugestões de estratégias de revisão abaixo para desenvolver nos momentos de revisitar os textos na classe:
    - Em grupo: solicite que os alunos analisem as produções dos colegas e, numa folha avulsa, anotem sugestões para que o texto possa ser aprimorado. Para isso, peça, antes, que eles definam critérios para a apreciação da escrita, considerando a linguagem e a estrutura características do gênero. Estimule a turma a pensar, por exemplo, nas seguintes questões para a definição destes critérios: O texto está contemplando as características do gênero escolhido pelo grupo? As ideias estão organizadas de modo claro e coerente? Há alguma palavra e/ou expressão inadequada ao contexto? O texto atende ao propósito da situação comunicativa que foi definida, antes do momento de escrita?

- Individual: recolha as produções dos alunos e estabeleça critérios para sua análise. Para isso, considere as necessidades observadas nas escritas. Por exemplo, verifique se os textos respondem as questões definidas por eles, antes de começarem a escrita do texto. Observe, também, se a linguagem está adequada às condições de produção do texto e aos interlocutores definidos, se o texto apresenta riqueza vocabular e revela emprego coerente dos recursos de substituições feito pelos alunos. Analise a organização das frases e dos períodos, atentando para a pontuação e os efeitos de sentido produzidos nos textos.

- Coletiva: faça um levantamento, com a participação dos alunos, para que a turma verifique quais textos foram produzidos pelos grupos e identifique se há um gênero comum aos grupos. E, com base neste gênero comum, proponha o desenvolvimento de uma revisão coletiva, considerando a linguagem e as características do texto estão sendo objeto de revisão. Contemple, na revisão, por exemplo, os aspectos
sinalizados no tópico acima.

  • Solicite que os grupos analisem o texto produzido, considerando as sugestões de questões apresentadas no slide.
  • Abra espaço para que os alunos expressem as suas percepções acerca do que escreveram e sugiram mudanças que julgam necessárias na produção desenvolvida em grupo.
  • É importante, também, que sejam definidas outras estratégias de tratamento das questões observadas nas produções dos alunos. Como possibilidade de análise dos textos dos alunos, recolha as escritas da turma e faça, em outro momento, uma devolução comentada dos aspectos positivos abordados nos textos e destaque aqueles que precisam ser aprimorados na revisão e reescrita.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sugira que os alunos escrevam curiosidades sobre assuntos que estejam estudando em outras áreas do conhecimento. Por exemplo, espalhar curiosidades acerca de animais em extinção, problemática da escassez de água no mundo, direitos das crianças e adolescentes, tecnologia.
  • Ressalte para a turma algumas características do gênero solicitado para a escrita, destacando que é necessário fazer uso de linguagem predominantemente objetiva e que as informações apresentadas aos leitores devem ser baseadas nos dados observados da realidade, portanto, não é indicado que eles expressem ideias imaginárias.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a classe em grupos denominados “estações poéticas” e explique que, embora o foco da oficina seja a escrita, nesta atividade, todos irão usar a produção de texto para espalhar, por meio da modalidade oral da língua, as palavras pela escola.
  • Apresente um desafio poético para cada grupo/estação poética:

Sugestões:

  • Grupo 1- Mostre uma canção aos alunos e solicite que, a partir desse texto, elaborem um poema para reivindicar a garantia de direitos das crianças à educação.
  • Grupo 2- Apresente um provérbio aos alunos e peça que, em seguida, produzam um poema apenas usando substantivos para traduzir a ideia explícita nesse dito popular.
  • Grupo 3- Apresente uma charge aos alunos e peça que, considerando a crítica abordada nesse texto, criem um texto poético de protesto.
  • Grupo 4- Mostre aos alunos um vídeo sobre respeito às diferenças e solicite que produzam um poema explorando essa temática.

3) Destaque para os alunos a necessidade de pensar nos espaços de socialização oral dos textos: uma rádio da escola, no pátio.

4) Como sugestão para a escrita do desafio poético, utilize, por exemplo, como referência para estimular e repertoriar os alunos, antes da produção, as indicações a seguir:

  • CANÇÕES: Criança não trabalha, do grupo Palavra Cantada; Bola de meia, bola de gude, de Milton Nascimento; Semente do Amanhã (Nunca pare de sonhar), de Gonzaguinha.
  • PROVÉRBIOS: Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando; Cada macaco no seu galho; Caiu na rede é peixe; De grão em grão a galinha enche o papo; Filho de peixe, peixinho é; Mentira tem perna curta; Quem canta os seus males espanta; Verifique outras sugestões de provérbios no site: https://www.todamateria.com.br/proverbios-e-ditados. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
  • CHARGES: Verifique as sugestões no sites:

https://essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

https://www.humorpolitico.com.br/tag/meio-ambiente/. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

https://cardapiopedagogico.blogspot.com/2013/04/trabalho-infantil-roda-de-leitura-e.html. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

  • VÍDEOS: Verifique as sugestões:

https://www.youtube.com/watch?v=m3cHS8FCsV0. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

https://www.youtube.com/watch?v=FnijgQQFtJI. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

https://www.youtube.com/watch?v=mR3DzRMob-c. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

5) Relembre com a turma as características e estrutura do poema, destacando para os alunos que esse gênero é, geralmente, organizado em versos. O verso é uma unidade rítmica constituída por uma série métrica de sílabas fônicas. Cada conjunto de versos é denominado estrofe. As estrofes agrupam versos de igual medida e de duas medidas diferentes combinadas regularmente. Estes agrupamentos vinculam-se à progressão temática do texto. O ritmo, parte essencial dos versos do poema, recorre ao valor sonoro das palavras e às pausas para dar musicalidade ao gênero em questão. A rima, que consiste na coincidência total ou parcial dos últimos fonemas dos versos, é uma característica distintiva do poema, mas não obrigatória dos versos, pois existem versos sem rima. A linguagem do poema é marcada pela escolha de palavras que indicam a subjetividade dos sentimentos do eu lírico e pelo uso de linguagem figurada e, portanto, nesse texto há exploração de diferentes recursos, por exemplo, metáfora, comparação, ironia, hipérbole, aliteração, dentre outros.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos e peça que, juntos, criem desafios, por meio de perguntas, para que a comunidade escolar possa interagir, escrevendo as respostas em murais da escola.
  • Oriente os grupos para que espalhem pela escola, próximos aos murais onde serão publicadas as perguntas-desafios, porta-lápis, porta-canetas, a fim de que a comunidade possa usar o recurso para escrever as respostas.
  • Explique aos alunos que cada grupo representará uma “estação de diálogos” com o público a respeito de temas/assuntos determinados pelas perguntas.

Sugestões de tema: memórias de leitura, brincadeiras de infância, preservação ambiental, uso das redes sociais, paz no mundo, respeito às diferenças.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita de gêneros distintos, a partir de temas comuns.

Campo de atuação priorizado nessa atividade: Todos os campos.

Justificativa: Promover a leitura e a escrita de uma grande diversidade de gêneros textuais é uma importante tarefa da escola. Neste sentido, o que se pretende, sobretudo, nas atividades de produção textual, é reconhecer as características do contexto de produção como orientadoras de todas as decisões que serão tomadas no processo de escrita, do planejamento do conteúdo temático à revisão. E, para isso, é necessário mobilizar recursos com intuito de atrair a atenção dos adolescentes para uma atmosfera de inventividade. Assim, participando ativamente das situações de ensino-aprendizagem propostas, os alunos terão possibilidade de desenvolver a competência leitora e escritora, apropriando-se de conhecimentos relevantes para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, interacional, comunicacional e avançar em diferentes sentidos, sobretudo, nos diferentes momentos em que é necessário usar estratégias de apreciação, elaboração dos textos e contextualização, apropriando-se dos objetos culturais juvenis disponíveis para a escrita dos gêneros capazes de atender às diferentes situações comunicativas.

Materiais necessários: caixa de papelão, fichas retangulares para registros de nomes dos gêneros textuais e temas que deverão ser produzidos pelos alunos.

Dificuldades antecipadas: No sexto ano, é comum os alunos revelarem, ainda, pouca familiaridade com a escrita dos gêneros mais desafiadores do ponto de vista da linguagem e/ou estrutura.

Referências sobre o assunto:

KAUFMAN, Ana Maria. RODRÍGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

  • Explique aos alunos que a Oficina será desenvolvida em três etapas:
  • Primeira etapa: Será feito um sorteio para que cada grupo saiba o gênero que irá escrever.
  • Segunda etapa: A sala de aula será organizada em diferentes espaços denominados “estações de escrita” e cada grupo irá para um canto da classe, a fim de iniciar a atividade de produção do texto.
  • Terceira etapa: A partir do sorteio do gênero e da definição do espaço para produção, o grupo escolherá o tema para a escrita do texto.
  • Organize os grupos, considerando as habilidades dos alunos para escrita de gêneros diversos.
  • Escreva, em fichas, o nome dos gêneros textuais - poema, conto de suspense, história em quadrinhos, vlog, resenha, podcast, texto teatral, notícia, canção - e peça que um representante de cada grupo retire da caixa o texto que será produzido pelo grupo.

Orientações:

  • Após o sorteio do gênero e organização da classe em grupos, estimule a turma para a escrita do texto, apresentando aos alunos o desafio: levar palavras em todos os cantos da escola, espalhar informação pelos muros do espaço escolar, em painel, nos corredores. Questionar: mas o que dizer? Sobre o quê? Para quem dizer? Como dizer?
  • Explique aos alunos que, a partir daquele momento, todos da classe estarão envolvidos nesse desafio de “soltar” as palavras, colocá-las em movimento para “ganhar” o mundo, invadir diferentes espaços, divulgar informação e chegar até diferentes interlocutores.
  • Escreva na lousa as sugestões de temas e apresente aos alunos para a produção dos textos: respeito às diferenças, alegria, amor, diversão, medo, busca pela fama, solidariedade, união, amizade, paz no mundo, tempos de infância, preservação ambiental, mundo do consumo.
  • Abra, também, espaço para que os alunos apresentem outras sugestões de temas de interesse dos grupos.
  • Ressalte para a turma que, dentre as sugestões levantadas, deve escolher, em comum acordo no grupo, o tema para escrever.
  • Saliente para os alunos que esses temas devem estar relacionados, nas escritas, ao que eles observam e/ou vivenciam no ambiente escolar - e fora dele -, ao lerem um livro determinado, ao assistirem a um filme, vídeo-clipe, show, slam ou à ideia de compartilhar sentimentos, dizer algo, divulgar o que pensam.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Preparação:

  • Oriente os alunos para que permaneçam nos grupos definidos na etapa anterior, a fim de organizarem as ações para a atividade ser desenvolvida.

Orientações:

  • Explique aos alunos que todos devem pensar na produção do texto, considerando as estratégias de planejamento que serão empregadas para iniciar a escrita.
  • Peça que discutam, com atenção, sobre a referência que será usada para a escrita. Para isso, pensarão de onde podem partir - de um livro determinado, um filme, vídeo-clipe, um show, um slam, uma canção, uma tela de arte - para escrever, considerando os interlocutores definidos, a linguagem e outros aspectos característicos do gênero.
  • Ressalte para a turma que será necessário decidir o espaço onde serão socializados os textos, uma vez que cada produção do grupo será exposta em algum espaço para compartilhar a escrita na comunidade escolar. Nesse momento, estimule a turma a escrever, por exemplo, nos muros, murais, ambientes das salas de aula, áreas de lazer e recreação, biblioteca.
  • Destaque para a turma a importância de se considerar a intencionalidade do texto para que sejam pensados os espaços de publicação, sem perder de vista a proposta de espalhar a palavra em diferentes espaços do contexto escolar.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Preparação:

Manter a classe em grupos, conforme foi feito na primeira etapa da aula.

Orientações:

  • A avaliação textual é uma etapa importante da Oficina de escrita para que os alunos consigam refletir e revisar o texto com base no contexto de produção e dos conteúdos discursivos, textuais, pragmáticos, gramaticais e notacionais.
  • É uma etapa que acontece entre as Oficinas de escrita.
  • Considere as necessidades observadas nas produções escritas dos alunos e verifique algumas sugestões de estratégias de revisão abaixo para desenvolver nos momentos de revisitar os textos na classe:
    - Em grupo: solicite que os alunos analisem as produções dos colegas e, numa folha avulsa, anotem sugestões para que o texto possa ser aprimorado. Para isso, peça, antes, que eles definam critérios para a apreciação da escrita, considerando a linguagem e a estrutura características do gênero. Estimule a turma a pensar, por exemplo, nas seguintes questões para a definição destes critérios: O texto está contemplando as características do gênero escolhido pelo grupo? As ideias estão organizadas de modo claro e coerente? Há alguma palavra e/ou expressão inadequada ao contexto? O texto atende ao propósito da situação comunicativa que foi definida, antes do momento de escrita?

- Individual: recolha as produções dos alunos e estabeleça critérios para sua análise. Para isso, considere as necessidades observadas nas escritas. Por exemplo, verifique se os textos respondem as questões definidas por eles, antes de começarem a escrita do texto. Observe, também, se a linguagem está adequada às condições de produção do texto e aos interlocutores definidos, se o texto apresenta riqueza vocabular e revela emprego coerente dos recursos de substituições feito pelos alunos. Analise a organização das frases e dos períodos, atentando para a pontuação e os efeitos de sentido produzidos nos textos.

- Coletiva: faça um levantamento, com a participação dos alunos, para que a turma verifique quais textos foram produzidos pelos grupos e identifique se há um gênero comum aos grupos. E, com base neste gênero comum, proponha o desenvolvimento de uma revisão coletiva, considerando a linguagem e as características do texto estão sendo objeto de revisão. Contemple, na revisão, por exemplo, os aspectos
sinalizados no tópico acima.

  • Solicite que os grupos analisem o texto produzido, considerando as sugestões de questões apresentadas no slide.
  • Abra espaço para que os alunos expressem as suas percepções acerca do que escreveram e sugiram mudanças que julgam necessárias na produção desenvolvida em grupo.
  • É importante, também, que sejam definidas outras estratégias de tratamento das questões observadas nas produções dos alunos. Como possibilidade de análise dos textos dos alunos, recolha as escritas da turma e faça, em outro momento, uma devolução comentada dos aspectos positivos abordados nos textos e destaque aqueles que precisam ser aprimorados na revisão e reescrita.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sugira que os alunos escrevam curiosidades sobre assuntos que estejam estudando em outras áreas do conhecimento. Por exemplo, espalhar curiosidades acerca de animais em extinção, problemática da escassez de água no mundo, direitos das crianças e adolescentes, tecnologia.
  • Ressalte para a turma algumas características do gênero solicitado para a escrita, destacando que é necessário fazer uso de linguagem predominantemente objetiva e que as informações apresentadas aos leitores devem ser baseadas nos dados observados da realidade, portanto, não é indicado que eles expressem ideias imaginárias.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a classe em grupos denominados “estações poéticas” e explique que, embora o foco da oficina seja a escrita, nesta atividade, todos irão usar a produção de texto para espalhar, por meio da modalidade oral da língua, as palavras pela escola.
  • Apresente um desafio poético para cada grupo/estação poética:

Sugestões:

  • Grupo 1- Mostre uma canção aos alunos e solicite que, a partir desse texto, elaborem um poema para reivindicar a garantia de direitos das crianças à educação.
  • Grupo 2- Apresente um provérbio aos alunos e peça que, em seguida, produzam um poema apenas usando substantivos para traduzir a ideia explícita nesse dito popular.
  • Grupo 3- Apresente uma charge aos alunos e peça que, considerando a crítica abordada nesse texto, criem um texto poético de protesto.
  • Grupo 4- Mostre aos alunos um vídeo sobre respeito às diferenças e solicite que produzam um poema explorando essa temática.

3) Destaque para os alunos a necessidade de pensar nos espaços de socialização oral dos textos: uma rádio da escola, no pátio.

4) Como sugestão para a escrita do desafio poético, utilize, por exemplo, como referência para estimular e repertoriar os alunos, antes da produção, as indicações a seguir:

  • CANÇÕES: Criança não trabalha, do grupo Palavra Cantada; Bola de meia, bola de gude, de Milton Nascimento; Semente do Amanhã (Nunca pare de sonhar), de Gonzaguinha.
  • PROVÉRBIOS: Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando; Cada macaco no seu galho; Caiu na rede é peixe; De grão em grão a galinha enche o papo; Filho de peixe, peixinho é; Mentira tem perna curta; Quem canta os seus males espanta; Verifique outras sugestões de provérbios no site: https://www.todamateria.com.br/proverbios-e-ditados. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
  • CHARGES: Verifique as sugestões no sites:

https://essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

https://www.humorpolitico.com.br/tag/meio-ambiente/. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

https://cardapiopedagogico.blogspot.com/2013/04/trabalho-infantil-roda-de-leitura-e.html. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

  • VÍDEOS: Verifique as sugestões:

https://www.youtube.com/watch?v=m3cHS8FCsV0. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

https://www.youtube.com/watch?v=FnijgQQFtJI. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

https://www.youtube.com/watch?v=mR3DzRMob-c. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

5) Relembre com a turma as características e estrutura do poema, destacando para os alunos que esse gênero é, geralmente, organizado em versos. O verso é uma unidade rítmica constituída por uma série métrica de sílabas fônicas. Cada conjunto de versos é denominado estrofe. As estrofes agrupam versos de igual medida e de duas medidas diferentes combinadas regularmente. Estes agrupamentos vinculam-se à progressão temática do texto. O ritmo, parte essencial dos versos do poema, recorre ao valor sonoro das palavras e às pausas para dar musicalidade ao gênero em questão. A rima, que consiste na coincidência total ou parcial dos últimos fonemas dos versos, é uma característica distintiva do poema, mas não obrigatória dos versos, pois existem versos sem rima. A linguagem do poema é marcada pela escolha de palavras que indicam a subjetividade dos sentimentos do eu lírico e pelo uso de linguagem figurada e, portanto, nesse texto há exploração de diferentes recursos, por exemplo, metáfora, comparação, ironia, hipérbole, aliteração, dentre outros.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos e peça que, juntos, criem desafios, por meio de perguntas, para que a comunidade escolar possa interagir, escrevendo as respostas em murais da escola.
  • Oriente os grupos para que espalhem pela escola, próximos aos murais onde serão publicadas as perguntas-desafios, porta-lápis, porta-canetas, a fim de que a comunidade possa usar o recurso para escrever as respostas.
  • Explique aos alunos que cada grupo representará uma “estação de diálogos” com o público a respeito de temas/assuntos determinados pelas perguntas.

Sugestões de tema: memórias de leitura, brincadeiras de infância, preservação ambiental, uso das redes sociais, paz no mundo, respeito às diferenças.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP50 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP30 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP31 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano