15149
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Apresentações de propostas orais em sala de aula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Apresentações de propostas orais em sala de aula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste Plano, os alunos já deverão ter planejado, ensaiado e filmado a apresentação de uma proposta oral em vídeo caseiro, com o apoio dos familiares (se possível). A temática sugerida foi que os estudantes fizessem propostas para melhorar/promover/intensificar/ficar mais prazerosa a aprendizagem durante a pandemia, direcionadas para a direção da escola ou para entidades governamentais. Assim, envie um áudio à turma e peça que todos compartilhem seus vídeos definitivos em um mural do Padlet criado especialmente para este trabalho (se não for possível criar um Padlet, utilize o WhatsApp).

Desenvolvimento
Então, solicite que todos assistam aos vídeos dos colegas e observem as performances, anotando o que acharam bom e o que acharam que poderia ser melhor. Estabeleça um prazo e um meio para compartilharem suas avaliações (sugestão: compartilhamento de Google Docs em pasta específica no Google Drive). Se quiser, poderá compartilhar com os alunos o roteiro de avaliação proposto, disponível aqui. Também oriente que se autoavaliem preenchendo o roteiro disponível aqui.

Fechamento
Encerrado o prazo, leia as avaliações de todos e faça os destaques e observações que achar necessários em um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Compartilhe os vídeos nos canais que a escola disponibiliza para isso, estimulando a turma e os familiares a compartilhá-los também. No caso de serem propostas orais direcionadas a entidades governamentais, verifique com a escola e com a família do aluno se você pode marcar o prefeito, o governador ou os secretários de educação nos vídeos, para que visualizem as propostas. Além disso, parabenize sua turma pelo trabalho. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.

Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente da atividade deste plano curtindo e compartilhando os vídeos produzidos. Deste modo, apoiam a difusão das propostas dos alunos, deixando claro que eles e elas podem e devem ser protagonistas de sua aprendizagem e exigir melhorias para que mais estudantes possam ter acesso à educação, mesmo nesta situação de pandemia e isolamento social.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03SQA12

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas