15148
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Realização de uma entrevista em formato audiovisual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Realização de uma entrevista em formato audiovisual

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Roteiro de planejamento da entrevista (com compilação prévia pelos alunos); aparelhos para o registro da entrevista em vídeo (smartphones, câmeras etc.) que podem ser trazidos pelos alunos; objetos necessários à preparação do cenário (também trazidos pelos alunos conforme planejamento); presença dos entrevistados convidados previamente; quadro; cadernos dos alunos.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em coordenar as diversas habilidades envolvidas no registro da entrevista oral; os alunos podem ter dificuldades em manipular os aparelhos para o registro da entrevista; os alunos podem ter dificuldades para controlar a ansiedade diante da performance oral.

Referências sobre o assunto:

FARIAS, A. S. et al. O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.

PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

PEASE, A.; PEASE, B. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: saraiva, 1999.

WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique que na aula será realizada a entrevista planejada previamente.

Para esta aula, é necessário ter havido um convite prévio dos entrevistados para participarem do processo. Espera-se que eles estejam presentes para a realização da entrevistas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Receba os entrevistados convidados na classe e apresente-os à turma. Agradeça a participação deles na aula e apresente-lhes aos respectivos grupos de trabalho.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientações:

  • Peça que cada grupo retome seu roteiro de planejamento (que deve ter sido compilado previamente) e que os alunos se preparem, preparem o cenário e os equipamentos para a entrevista. Enquanto isso, converse com os entrevistados convidados para pedir colaboração com a tarefa e explicitar a importância e os objetivos da atividade.
  • É importante ressaltar para os alunos a importância de retomar o que foi planejado para que a entrevista tenha bons resultados em seu processo e em seus objetivos.
  • Se julgar necessário, destine um tempo para a preparação (sugerimos 5 minutos) e diga que, após isso, os entrevistados já estarão disponíveis para gravar.
  • Lembre-se que as áreas comuns da escola podem ser exploradas para essa atividade, de modo que cada grupo se destinará ao local escolhido.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Conduza cada entrevistado ao seu respectivo grupo.
  • Diga aos alunos que podem, então, realizar a entrevista conforme planejado.
  • Procure delimitar um tempo para que a turma toda se reúna novamente na sala de aula (sugerimos deixar 15 minutos para a realização da entrevista).
  • Circule pelos grupos orientando e tranquilizando aqueles que forem tomados por ansiedade ou cooperando para sanar eventuais contratempos ou imprevistos.
  • É importante salientar que a produção do audiovisual, usando recursos digitais, por exemplo, deverá ser feita em outro momento, pois nesta aula só há tempo para a simples gravação da entrevista. Caso seja de seu interesse que os alunos desenvolvam um trabalho mais aperfeiçoado de edição da entrevista você pode disponibilizar mais tempo (mais aulas) para que façam suas gravações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • De volta à sala de aula, você, com toda a classe e com os entrevistados convidados, agradece a participação dos convidados e o empenho de todos os alunos.
  • Todos se despedem dos convidados, pois agora o trabalho se dará sem eles.
  • Com todos os alunos em classe, explique que agora todos vão construir juntos uma rubrica de apreciação das entrevistas, isto é, um guia sobre o que se deve observar nas próprias entrevistas e naquelas dos colegas para verificar quais foram os pontos positivos e que aspectos devem ser melhorados.
  • Para isso, use o quadro e registre que questões devem ser observadas para apreciar a qualidade da entrevista e peça para que os alunos registrem, por sua vez, esses apontamentos no caderno. Caso os alunos não mencionem algum aspecto importante, sugira-o para complementar. Medie a discussão até compor uma lista de aspectos relevantes.
  • Algumas sugestões para aspectos pertinentes para a rubrica são: O objetivo da entrevista, presente no roteiro de planejamento, foi alcançado?; Qualidade do som (ouvem-se bem o entrevistador e o entrevistado? Há ruídos que atrapalham a audição?); Qualidade de imagem (a imagem está agradável? Houve problemas de foco, enquadramento ou resolução da imagem?); Linguagem corporal (A utilização de expressão facial e linguagem corporal foi adequada?); Cenário (a organização está favorável? Há elementos que “poluem” a cena?); Registro (As formas de tratamento escolhidas foram adequadas ao entrevistado e ao tema escolhido?); As perguntas e as respostas (foram relevantes? Estão compreensíveis? Alguma deveria ser eliminada ou ter a ordem alterada?).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Planeje com os alunos a data de entrega da entrevista após os ajustes necessários para publicação. Explique que eles podem fazer a edição do vídeo. Uma sugestão é usar o Windows Movie Maker, embora eles possam usar qualquer programa sobre o qual tenham domínio.
  • Os vídeos podem ser divulgados em alguma rede social, em um canal a ser criado para a classe no Youtube ou em sites como o www.storia.me.
  • Verifique junto à escola, e antes de publicar qualquer vídeo, as recomendações acertadas sobre a divulgação de imagens dos alunos e, se necessário, envie aos pais um formulário de autorização de divulgação de imagem dos alunos para os fins da atividade realizada. É importante pensar no mesmo processo no caso dos entrevistados convidados.
  • Explique que, após os vídeos publicados, todos os colegas podem assistir às entrevistas da classe e escrever comentários com base no que observaram por meio da rubrica.
  • Oriente para que os alunos citem os aspectos positivos e, nos negativos, o façam de forma respeitosa e construtiva, sugerindo soluções para os problemas encontrados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Roteiro de planejamento da entrevista (com compilação prévia pelos alunos); aparelhos para o registro da entrevista em vídeo (smartphones, câmeras etc.) que podem ser trazidos pelos alunos; objetos necessários à preparação do cenário (também trazidos pelos alunos conforme planejamento); presença dos entrevistados convidados previamente; quadro; cadernos dos alunos.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em coordenar as diversas habilidades envolvidas no registro da entrevista oral; os alunos podem ter dificuldades em manipular os aparelhos para o registro da entrevista; os alunos podem ter dificuldades para controlar a ansiedade diante da performance oral.

Referências sobre o assunto:

FARIAS, A. S. et al. O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.

PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

PEASE, A.; PEASE, B. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: saraiva, 1999.

WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique que na aula será realizada a entrevista planejada previamente.

Para esta aula, é necessário ter havido um convite prévio dos entrevistados para participarem do processo. Espera-se que eles estejam presentes para a realização da entrevistas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Receba os entrevistados convidados na classe e apresente-os à turma. Agradeça a participação deles na aula e apresente-lhes aos respectivos grupos de trabalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientações:

  • Peça que cada grupo retome seu roteiro de planejamento (que deve ter sido compilado previamente) e que os alunos se preparem, preparem o cenário e os equipamentos para a entrevista. Enquanto isso, converse com os entrevistados convidados para pedir colaboração com a tarefa e explicitar a importância e os objetivos da atividade.
  • É importante ressaltar para os alunos a importância de retomar o que foi planejado para que a entrevista tenha bons resultados em seu processo e em seus objetivos.
  • Se julgar necessário, destine um tempo para a preparação (sugerimos 5 minutos) e diga que, após isso, os entrevistados já estarão disponíveis para gravar.
  • Lembre-se que as áreas comuns da escola podem ser exploradas para essa atividade, de modo que cada grupo se destinará ao local escolhido.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Conduza cada entrevistado ao seu respectivo grupo.
  • Diga aos alunos que podem, então, realizar a entrevista conforme planejado.
  • Procure delimitar um tempo para que a turma toda se reúna novamente na sala de aula (sugerimos deixar 15 minutos para a realização da entrevista).
  • Circule pelos grupos orientando e tranquilizando aqueles que forem tomados por ansiedade ou cooperando para sanar eventuais contratempos ou imprevistos.
  • É importante salientar que a produção do audiovisual, usando recursos digitais, por exemplo, deverá ser feita em outro momento, pois nesta aula só há tempo para a simples gravação da entrevista. Caso seja de seu interesse que os alunos desenvolvam um trabalho mais aperfeiçoado de edição da entrevista você pode disponibilizar mais tempo (mais aulas) para que façam suas gravações.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • De volta à sala de aula, você, com toda a classe e com os entrevistados convidados, agradece a participação dos convidados e o empenho de todos os alunos.
  • Todos se despedem dos convidados, pois agora o trabalho se dará sem eles.
  • Com todos os alunos em classe, explique que agora todos vão construir juntos uma rubrica de apreciação das entrevistas, isto é, um guia sobre o que se deve observar nas próprias entrevistas e naquelas dos colegas para verificar quais foram os pontos positivos e que aspectos devem ser melhorados.
  • Para isso, use o quadro e registre que questões devem ser observadas para apreciar a qualidade da entrevista e peça para que os alunos registrem, por sua vez, esses apontamentos no caderno. Caso os alunos não mencionem algum aspecto importante, sugira-o para complementar. Medie a discussão até compor uma lista de aspectos relevantes.
  • Algumas sugestões para aspectos pertinentes para a rubrica são: O objetivo da entrevista, presente no roteiro de planejamento, foi alcançado?; Qualidade do som (ouvem-se bem o entrevistador e o entrevistado? Há ruídos que atrapalham a audição?); Qualidade de imagem (a imagem está agradável? Houve problemas de foco, enquadramento ou resolução da imagem?); Linguagem corporal (A utilização de expressão facial e linguagem corporal foi adequada?); Cenário (a organização está favorável? Há elementos que “poluem” a cena?); Registro (As formas de tratamento escolhidas foram adequadas ao entrevistado e ao tema escolhido?); As perguntas e as respostas (foram relevantes? Estão compreensíveis? Alguma deveria ser eliminada ou ter a ordem alterada?).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Planeje com os alunos a data de entrega da entrevista após os ajustes necessários para publicação. Explique que eles podem fazer a edição do vídeo. Uma sugestão é usar o Windows Movie Maker, embora eles possam usar qualquer programa sobre o qual tenham domínio.
  • Os vídeos podem ser divulgados em alguma rede social, em um canal a ser criado para a classe no Youtube ou em sites como o www.storia.me.
  • Verifique junto à escola, e antes de publicar qualquer vídeo, as recomendações acertadas sobre a divulgação de imagens dos alunos e, se necessário, envie aos pais um formulário de autorização de divulgação de imagem dos alunos para os fins da atividade realizada. É importante pensar no mesmo processo no caso dos entrevistados convidados.
  • Explique que, após os vídeos publicados, todos os colegas podem assistir às entrevistas da classe e escrever comentários com base no que observaram por meio da rubrica.
  • Oriente para que os alunos citem os aspectos positivos e, nos negativos, o façam de forma respeitosa e construtiva, sugerindo soluções para os problemas encontrados.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano