Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Pincel, lousa, apagador, cadernos com os apontamentos realizados pelos alunos, computador com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Informações complementares sobre os gêneros orais: Assim como nas situações de produção dos textos escritos, nas quais os autores planejam e planificam o que vão escrever, nas situações formais de comunicação oral é necessário organizar a fala visando sua finalidade e o público a quem se destina. Ao preparar uma exposição sobre notícias de esportes, os alunos devem considerar os seguintes pontos: o público ouvinte, a finalidade, o contexto e a forma de apresentação.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente, as dificuldades serão: sistematizar os conhecimentos sobre os gêneros orais; selecionar e organizar as notícias esportivas que serão apresentadas; problemas na escrita dos textos e com a linguagem a ser utilizada.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 179-184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
_______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 63-80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
Links:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula de maneira empolgada.
Sugerimos a leitura do texto no link abaixo, o qual apresenta contribuições significativas para o trabalho com os gêneros orais. Informamos que parte do referido texto também consta no material complementar para orientar o seu trabalho.
https://novaescola.org.br/conteudo/8349/a-importancia-da-comunicacao-oral-no-planejamento-escolar
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Organize a sala de aula em pequenos grupos, pois isto facilita o aprendizado de maneira colaborativa;
- Apresente a aula de maneira bastante empolgada;
- Diga aos estudantes que hoje iremos planejar notícias orais, sobre o campeonato escolar que ocorreu há uma semana, para serem noticiadas no telejornal escolar.
Alguns elementos são fundamentais ao planejamento de uma notícia; alguns dos quais são imprescindíveis, e não podem faltar ao planejamento da apresentação oral, quais sejam:
- Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo;
- Observar e considerar a sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada;
- Atentar, ainda, para os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.;
- Valorizar os elementos cinésicos, como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Com a turma já organizada em equipes, diga que hoje vamos planejar notícias esportivas sobre o torneio interclasse, que será realizado na escola; e que tudo precisará ser bem pensado e planejado.
- Faça os combinados iniciais.
- Pergunte: Como vocês acham que deve ser a produção dessas notícias?
- Deixe que os alunos digam o que pensam sobre o planejamento das notícias.
- Escreva com eles uma rubrica de qualidade para ser testada após a apresentação do telejornal, a qual deverá orientar, com segurança, todo o planejamento feito por eles. Há um modelo de instrumental (no material complementar) que poderá ajudar o professor na formulação das principais perguntas.
- Faça as intervenções e orientações após as manifestações de cada equipe.
- A fim de subsidiar a condução do planejamento, sugerimos que leia as orientações abaixo, as quais podem ajudar no planejamento do trabalho, e que constam também no material complementar do professor.
- O público ouvinte: quem é, o que sabe sobre o assunto, que aspectos poderiam lhe parecer interessantes sobre o tema apresentado, quais questões e recursos poderiam mantê-lo interessado durante a exposição, entre outros;
- A finalidade: por que vamos fazer essa apresentação oral? Para introduzir o assunto ou para ampliá-lo?;
- O conteúdo: quais informações sobre os esportes iremos privilegiar nessa apresentação? Que linguagem/vocabulário vamos empregar de modo a tornar o conteúdo compreensível para os ouvintes?;
- A forma: de que maneira vamos fazer a apresentação? Utilizaremos recursos visuais (cartazes ou apresentação de slides)? Que temas deverão ser tratados primeiro? Haverá tempo programado para a interação com o público? Como a exposição deverá ser finalizada?
- Com o objetivo de integrar ainda mais as equipes, solicite que elas troquem ideias entre si sobre a melhor maneira de realizar o roteiro e a programação.
- Uma sugestão para que o trabalho aconteça com solidez e responsabilidade, é a escolha de lideranças em cada equipe.
Fechamento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Para finalizar, solicite que cada equipe faça uma breve exposição sobre o planejamento e a funcionalidade das tarefas desempenhadas por cada grupo de estudantes.
- Observe se as proposições realizadas pelas equipes estão de acordo com as características dos gêneros orais e faça as orientações devidas.
- Ouça-os com atenção, fazendo as intervenções necessárias.
- Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.