15147
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - O planejamento de notícias orais de esportes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O planejamento de notícias orais de esportes

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Pincel, lousa, apagador, cadernos com os apontamentos realizados pelos alunos, computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Informações complementares sobre os gêneros orais: Assim como nas situações de produção dos textos escritos, nas quais os autores planejam e planificam o que vão escrever, nas situações formais de comunicação oral é necessário organizar a fala visando sua finalidade e o público a quem se destina. Ao preparar uma exposição sobre notícias de esportes, os alunos devem considerar os seguintes pontos: o público ouvinte, a finalidade, o contexto e a forma de apresentação.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente, as dificuldades serão: sistematizar os conhecimentos sobre os gêneros orais; selecionar e organizar as notícias esportivas que serão apresentadas; problemas na escrita dos textos e com a linguagem a ser utilizada.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 179-184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

_______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Links:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula de maneira empolgada.

Sugerimos a leitura do texto no link abaixo, o qual apresenta contribuições significativas para o trabalho com os gêneros orais. Informamos que parte do referido texto também consta no material complementar para orientar o seu trabalho.

https://novaescola.org.br/conteudo/8349/a-importancia-da-comunicacao-oral-no-planejamento-escolar

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize a sala de aula em pequenos grupos, pois isto facilita o aprendizado de maneira colaborativa;
  • Apresente a aula de maneira bastante empolgada;
  • Diga aos estudantes que hoje iremos planejar notícias orais, sobre o campeonato escolar que ocorreu há uma semana, para serem noticiadas no telejornal escolar.

Alguns elementos são fundamentais ao planejamento de uma notícia; alguns dos quais são imprescindíveis, e não podem faltar ao planejamento da apresentação oral, quais sejam:

  • Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo;
  • Observar e considerar a sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada;
  • Atentar, ainda, para os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.;
  • Valorizar os elementos cinésicos, como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com a turma já organizada em equipes, diga que hoje vamos planejar notícias esportivas sobre o torneio interclasse, que será realizado na escola; e que tudo precisará ser bem pensado e planejado.
  • Faça os combinados iniciais.
  • Pergunte: Como vocês acham que deve ser a produção dessas notícias?
  • Deixe que os alunos digam o que pensam sobre o planejamento das notícias.
  • Escreva com eles uma rubrica de qualidade para ser testada após a apresentação do telejornal, a qual deverá orientar, com segurança, todo o planejamento feito por eles. Há um modelo de instrumental (no material complementar) que poderá ajudar o professor na formulação das principais perguntas.
  • Faça as intervenções e orientações após as manifestações de cada equipe.
  • A fim de subsidiar a condução do planejamento, sugerimos que leia as orientações abaixo, as quais podem ajudar no planejamento do trabalho, e que constam também no material complementar do professor.

  • O público ouvinte: quem é, o que sabe sobre o assunto, que aspectos poderiam lhe parecer interessantes sobre o tema apresentado, quais questões e recursos poderiam mantê-lo interessado durante a exposição, entre outros;
  • A finalidade: por que vamos fazer essa apresentação oral? Para introduzir o assunto ou para ampliá-lo?;
  • O conteúdo: quais informações sobre os esportes iremos privilegiar nessa apresentação? Que linguagem/vocabulário vamos empregar de modo a tornar o conteúdo compreensível para os ouvintes?;
  • A forma: de que maneira vamos fazer a apresentação? Utilizaremos recursos visuais (cartazes ou apresentação de slides)? Que temas deverão ser tratados primeiro? Haverá tempo programado para a interação com o público? Como a exposição deverá ser finalizada?
  • Com o objetivo de integrar ainda mais as equipes, solicite que elas troquem ideias entre si sobre a melhor maneira de realizar o roteiro e a programação.
  • Uma sugestão para que o trabalho aconteça com solidez e responsabilidade, é a escolha de lideranças em cada equipe.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, solicite que cada equipe faça uma breve exposição sobre o planejamento e a funcionalidade das tarefas desempenhadas por cada grupo de estudantes.
  • Observe se as proposições realizadas pelas equipes estão de acordo com as características dos gêneros orais e faça as orientações devidas.
  • Ouça-os com atenção, fazendo as intervenções necessárias.
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Pincel, lousa, apagador, cadernos com os apontamentos realizados pelos alunos, computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Informações complementares sobre os gêneros orais: Assim como nas situações de produção dos textos escritos, nas quais os autores planejam e planificam o que vão escrever, nas situações formais de comunicação oral é necessário organizar a fala visando sua finalidade e o público a quem se destina. Ao preparar uma exposição sobre notícias de esportes, os alunos devem considerar os seguintes pontos: o público ouvinte, a finalidade, o contexto e a forma de apresentação.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente, as dificuldades serão: sistematizar os conhecimentos sobre os gêneros orais; selecionar e organizar as notícias esportivas que serão apresentadas; problemas na escrita dos textos e com a linguagem a ser utilizada.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 179-184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

_______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Links:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula de maneira empolgada.

Sugerimos a leitura do texto no link abaixo, o qual apresenta contribuições significativas para o trabalho com os gêneros orais. Informamos que parte do referido texto também consta no material complementar para orientar o seu trabalho.

https://novaescola.org.br/conteudo/8349/a-importancia-da-comunicacao-oral-no-planejamento-escolar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize a sala de aula em pequenos grupos, pois isto facilita o aprendizado de maneira colaborativa;
  • Apresente a aula de maneira bastante empolgada;
  • Diga aos estudantes que hoje iremos planejar notícias orais, sobre o campeonato escolar que ocorreu há uma semana, para serem noticiadas no telejornal escolar.

Alguns elementos são fundamentais ao planejamento de uma notícia; alguns dos quais são imprescindíveis, e não podem faltar ao planejamento da apresentação oral, quais sejam:

  • Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo;
  • Observar e considerar a sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada;
  • Atentar, ainda, para os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.;
  • Valorizar os elementos cinésicos, como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com a turma já organizada em equipes, diga que hoje vamos planejar notícias esportivas sobre o torneio interclasse, que será realizado na escola; e que tudo precisará ser bem pensado e planejado.
  • Faça os combinados iniciais.
  • Pergunte: Como vocês acham que deve ser a produção dessas notícias?
  • Deixe que os alunos digam o que pensam sobre o planejamento das notícias.
  • Escreva com eles uma rubrica de qualidade para ser testada após a apresentação do telejornal, a qual deverá orientar, com segurança, todo o planejamento feito por eles. Há um modelo de instrumental (no material complementar) que poderá ajudar o professor na formulação das principais perguntas.
  • Faça as intervenções e orientações após as manifestações de cada equipe.
  • A fim de subsidiar a condução do planejamento, sugerimos que leia as orientações abaixo, as quais podem ajudar no planejamento do trabalho, e que constam também no material complementar do professor.

  • O público ouvinte: quem é, o que sabe sobre o assunto, que aspectos poderiam lhe parecer interessantes sobre o tema apresentado, quais questões e recursos poderiam mantê-lo interessado durante a exposição, entre outros;
  • A finalidade: por que vamos fazer essa apresentação oral? Para introduzir o assunto ou para ampliá-lo?;
  • O conteúdo: quais informações sobre os esportes iremos privilegiar nessa apresentação? Que linguagem/vocabulário vamos empregar de modo a tornar o conteúdo compreensível para os ouvintes?;
  • A forma: de que maneira vamos fazer a apresentação? Utilizaremos recursos visuais (cartazes ou apresentação de slides)? Que temas deverão ser tratados primeiro? Haverá tempo programado para a interação com o público? Como a exposição deverá ser finalizada?
  • Com o objetivo de integrar ainda mais as equipes, solicite que elas troquem ideias entre si sobre a melhor maneira de realizar o roteiro e a programação.
  • Uma sugestão para que o trabalho aconteça com solidez e responsabilidade, é a escolha de lideranças em cada equipe.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, solicite que cada equipe faça uma breve exposição sobre o planejamento e a funcionalidade das tarefas desempenhadas por cada grupo de estudantes.
  • Observe se as proposições realizadas pelas equipes estão de acordo com as características dos gêneros orais e faça as orientações devidas.
  • Ouça-os com atenção, fazendo as intervenções necessárias.
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano