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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Procurando no dicionário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Procurando no dicionário

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema, por meio do uso do dicionário.

Materiais necessários: Cópias impressas do poema "Poema transitório", lápis de cor, quadro, pincel, folhas de papel, dicionários, lápis, borrachas, pedaços de papel com palavras, fita adesiva, cartolina, perguntas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades na escrita de palavras com relações irregulares fonema-grafema, além de, talvez, não apresentarem familiaridade com o uso do dicionário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192. Acesso em 05 de novembro de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 21 de novembro de 2018.

Nova Escola: Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?, Beatriz Vichessi. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2545/qual-a-utilidade-do-dicionario-alem-de-mostrar-o-significado-das-palavras. Acesso em 03 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula entregando para os alunos cópias impressas do poema "Poema transitório" (Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno. Brasil. Secretaria da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2018).
  • Caso julgue necessário, o texto do poema está disponível em material complementar.
  • Leia o poema em voz alta, dando a entonação necessária. Peça que os alunos leiam uma segunda vez, também em voz alta.
  • Após a leitura, pergunte para os alunos:
  • Vocês já ouviram ou leram este poema?

(Prevê-se que boa parte dos alunos pode demonstrar não conhecer o poema ou pode não se lembrar de tê-lo lido).

  • O que ele aborda?

(Espera-se que os alunos respondam que o eu lírico diz ter nascido no tempo da maria-fumaça, que eram trens movidos a vapor. Ele fala da chegada e da partida das locomotivas, do movimento de pessoas que desejavam olhar o trem passar na estação, dos quitutes vendidos e do desejo de viajar. Ele fala também do seu desejo de partir, viajar, mesmo que para lugar nenhum ou, às vezes, só por meio de um sonho. Durante a interpretação dos alunos, considere que a expectativa de resposta explicitada anteriormente é apenas uma das possibilidades de entendimento do poema, tendo em vista que eles podem fazer outras leituras, desde que apresentem coerência com a ideia proposta no texto).

  • Quais palavras presentes no poema apresentam as ocorrências ortográficas "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras para a primeira ocorrência são: viagens, gente, urgente; para a segunda: hoje; para a terceira: chegar, fecho; para a quarta: vagaroso, vagarosas, maravilhosas, acaso).

  • Solicite que os alunos destaquem com lápis de cor, no poema, as palavras escritas com “g” com som de /j/, “h” com som mudo, “ch” com som de /x/ e “s” com som de /z/ e que, em seguida, leia-as em voz alta.
  • Caso julgue necessário, a resolução da atividade também está disponível em material complementar.

Materiais complementares: O texto do "Poema transitório" está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Entregue para os alunos cópias impressas do poema "Poema transitório" para fazerem uma leitura silenciosa. (Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno. Brasil. Secretaria da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2018).

2- Leia o poema em voz alta, dando a entonação necessária. Peça que os alunos leiam o poema uma segunda vez, também em voz alta.

3- Pergunte para eles quais palavras, no poema, apresentam "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/ e solicite que destaquem- nas com lápis de cor.

Materiais complementares: O texto do "Poema transitório" está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em quatro grupos e explique que será feito um jogo de Caça palavras no dicionário.
  • Enumere cada grupo e divida o quadro em quatro colunas, correspondentes a cada grupo. Explique que serão ditadas oito palavras com as ocorrências ortográficas "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/. Durante o ditado, os grupos deverão anotar as palavras em uma folha de papel e, após o ditado, deverão procurá-las no dicionário. Em seguida, os grupos deverão escrever as palavras em pedaços de papel, da mesma forma que aparecem no dicionário. Após todos os grupos escreverem as palavras nos papéis, um integrante de cada grupo deverá fixar os papéis no quadro, abaixo da numeração do seu grupo. Enfatize para os alunos que cada acerto valerá um ponto e que o grupo ganhador será aquele que tiver maior pontuação do.
  • Aproveite a atividade com o dicionário e ressalte a importância desse instrumento de pesquisa, quando a escrita de uma palavra suscitar dúvidas.
  • Após a colagem das palavras, peça que os grupos leiam, em voz alta, as palavras de cada coluna e verifiquem qual o som das letras "g", "h", "ch" e "s" em cada palavra.
  • Em seguida, verifique a escrita das palavras, juntamente com a turma. Pontue o score de cada grupo e corrija as hipóteses de escrita do ditado que fizeram, caso necessário.
  • As oito palavras utilizadas na atividade serão as seguintes:
  • Agenda, habitat, chimarrão, losango, girassol, herói, cachorro, poetisa.
  • Com o término da atividade, construa, junto com os alunos, quatro listas com as palavras trabalhadas no ditado.
  • Convide-os a darem títulos para cada coluna, conforme a escrita das palavras. Espera-se que os alunos organizem as colunas de acordo com as ocorrências "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/.
  • Peça que os alunos digam, em voz alta, quais palavras do ditado devem compor cada lista.
  • Escreva as palavras no quadro, de acordo com a indicação dos alunos. Caso julgue necessário, as respostas da atividade estão disponíveis em material complementar.
  • Ao final, pergunte para os alunos:
  • De que maneira os grupos buscaram as palavras no dicionário?

(Espera-se que os alunos respondam que eles começaram as buscas a partir das hipóteses de escrita das palavras formuladas inicialmente e pela ordem alfabética de suas letras. Em seguida, durante a pesquisa, compararam as hipóteses de escrita das palavras com as suas grafias corretas, com foco nas ocorrências estudadas).

  • As palavras pesquisadas possuem letras que apresentam o som diferente da escrita?

(Espera-se que os alunos respondam que há palavras nas quais algumas letras apresentam som diferente da escrita. Espera-se, também, que eles apontem que esta percepção foi feita a partir das hipóteses de escrita das palavras estabelecidas, inicialmente, pelo seu som, e que depois foram verificadas e revistas com o uso do dicionário).

c ) Qual foi o critério adotado para agrupar as palavras?

(Espera-se que eles respondam que observaram e agruparam separando as palavras escritas com "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/, com base, também, no som ou na ausência dele, no caso do “h”.)

Materiais complementares: A resolução da segunda atividade está disponível neste link.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para concluir a aula, faça, com os alunos, um rápido quizz de perguntas e respostas sobre as palavras com relações irregulares entre fonema-grafema.
  • Ao todo, serão duas perguntas:
  • Como o dicionário pode nos ajudar a conhecer a escrita de palavras que geram dúvidas?

(Espera-se que eles respondam que, como as palavras com relações irregulares entre fonema-grafema não apresentam uma regularidade que ajude a prever possíveis normas de escrita, o dicionário pode ser um bom recurso para a pesquisa e para a verificação da escrita destas palavras, confirmando ou não as hipóteses de escrita formuladas inicialmente).

  • De que maneira podemos realizar a busca destas palavras no dicionário?

(Espera-se que eles respondam que as hipóteses de escrita das palavras com relações irregulares entre fonema-grafema devem ser grafadas, antes do início da pesquisa de acordo com a hipótese de escrita pensada. Caso não se confirme, elabora-se outra hipótese e a partir de então, procura-se novamente no dicionário, utilizando as regras para o uso do dicionário (ordem alfabética, verbos no infinitivo etc).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema, por meio do uso do dicionário.

Materiais necessários: Cópias impressas do poema "Poema transitório", lápis de cor, quadro, pincel, folhas de papel, dicionários, lápis, borrachas, pedaços de papel com palavras, fita adesiva, cartolina, perguntas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades na escrita de palavras com relações irregulares fonema-grafema, além de, talvez, não apresentarem familiaridade com o uso do dicionário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192. Acesso em 05 de novembro de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 21 de novembro de 2018.

Nova Escola: Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?, Beatriz Vichessi. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2545/qual-a-utilidade-do-dicionario-alem-de-mostrar-o-significado-das-palavras. Acesso em 03 de novembro de 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula entregando para os alunos cópias impressas do poema "Poema transitório" (Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno. Brasil. Secretaria da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2018).
  • Caso julgue necessário, o texto do poema está disponível em material complementar.
  • Leia o poema em voz alta, dando a entonação necessária. Peça que os alunos leiam uma segunda vez, também em voz alta.
  • Após a leitura, pergunte para os alunos:
  • Vocês já ouviram ou leram este poema?

(Prevê-se que boa parte dos alunos pode demonstrar não conhecer o poema ou pode não se lembrar de tê-lo lido).

  • O que ele aborda?

(Espera-se que os alunos respondam que o eu lírico diz ter nascido no tempo da maria-fumaça, que eram trens movidos a vapor. Ele fala da chegada e da partida das locomotivas, do movimento de pessoas que desejavam olhar o trem passar na estação, dos quitutes vendidos e do desejo de viajar. Ele fala também do seu desejo de partir, viajar, mesmo que para lugar nenhum ou, às vezes, só por meio de um sonho. Durante a interpretação dos alunos, considere que a expectativa de resposta explicitada anteriormente é apenas uma das possibilidades de entendimento do poema, tendo em vista que eles podem fazer outras leituras, desde que apresentem coerência com a ideia proposta no texto).

  • Quais palavras presentes no poema apresentam as ocorrências ortográficas "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras para a primeira ocorrência são: viagens, gente, urgente; para a segunda: hoje; para a terceira: chegar, fecho; para a quarta: vagaroso, vagarosas, maravilhosas, acaso).

  • Solicite que os alunos destaquem com lápis de cor, no poema, as palavras escritas com “g” com som de /j/, “h” com som mudo, “ch” com som de /x/ e “s” com som de /z/ e que, em seguida, leia-as em voz alta.
  • Caso julgue necessário, a resolução da atividade também está disponível em material complementar.

Materiais complementares: O texto do "Poema transitório" está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

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Orientações:

1- Entregue para os alunos cópias impressas do poema "Poema transitório" para fazerem uma leitura silenciosa. (Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno. Brasil. Secretaria da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2018).

2- Leia o poema em voz alta, dando a entonação necessária. Peça que os alunos leiam o poema uma segunda vez, também em voz alta.

3- Pergunte para eles quais palavras, no poema, apresentam "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/ e solicite que destaquem- nas com lápis de cor.

Materiais complementares: O texto do "Poema transitório" está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em quatro grupos e explique que será feito um jogo de Caça palavras no dicionário.
  • Enumere cada grupo e divida o quadro em quatro colunas, correspondentes a cada grupo. Explique que serão ditadas oito palavras com as ocorrências ortográficas "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/. Durante o ditado, os grupos deverão anotar as palavras em uma folha de papel e, após o ditado, deverão procurá-las no dicionário. Em seguida, os grupos deverão escrever as palavras em pedaços de papel, da mesma forma que aparecem no dicionário. Após todos os grupos escreverem as palavras nos papéis, um integrante de cada grupo deverá fixar os papéis no quadro, abaixo da numeração do seu grupo. Enfatize para os alunos que cada acerto valerá um ponto e que o grupo ganhador será aquele que tiver maior pontuação do.
  • Aproveite a atividade com o dicionário e ressalte a importância desse instrumento de pesquisa, quando a escrita de uma palavra suscitar dúvidas.
  • Após a colagem das palavras, peça que os grupos leiam, em voz alta, as palavras de cada coluna e verifiquem qual o som das letras "g", "h", "ch" e "s" em cada palavra.
  • Em seguida, verifique a escrita das palavras, juntamente com a turma. Pontue o score de cada grupo e corrija as hipóteses de escrita do ditado que fizeram, caso necessário.
  • As oito palavras utilizadas na atividade serão as seguintes:
  • Agenda, habitat, chimarrão, losango, girassol, herói, cachorro, poetisa.
  • Com o término da atividade, construa, junto com os alunos, quatro listas com as palavras trabalhadas no ditado.
  • Convide-os a darem títulos para cada coluna, conforme a escrita das palavras. Espera-se que os alunos organizem as colunas de acordo com as ocorrências "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/.
  • Peça que os alunos digam, em voz alta, quais palavras do ditado devem compor cada lista.
  • Escreva as palavras no quadro, de acordo com a indicação dos alunos. Caso julgue necessário, as respostas da atividade estão disponíveis em material complementar.
  • Ao final, pergunte para os alunos:
  • De que maneira os grupos buscaram as palavras no dicionário?

(Espera-se que os alunos respondam que eles começaram as buscas a partir das hipóteses de escrita das palavras formuladas inicialmente e pela ordem alfabética de suas letras. Em seguida, durante a pesquisa, compararam as hipóteses de escrita das palavras com as suas grafias corretas, com foco nas ocorrências estudadas).

  • As palavras pesquisadas possuem letras que apresentam o som diferente da escrita?

(Espera-se que os alunos respondam que há palavras nas quais algumas letras apresentam som diferente da escrita. Espera-se, também, que eles apontem que esta percepção foi feita a partir das hipóteses de escrita das palavras estabelecidas, inicialmente, pelo seu som, e que depois foram verificadas e revistas com o uso do dicionário).

c ) Qual foi o critério adotado para agrupar as palavras?

(Espera-se que eles respondam que observaram e agruparam separando as palavras escritas com "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/, com base, também, no som ou na ausência dele, no caso do “h”.)

Materiais complementares: A resolução da segunda atividade está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para concluir a aula, faça, com os alunos, um rápido quizz de perguntas e respostas sobre as palavras com relações irregulares entre fonema-grafema.
  • Ao todo, serão duas perguntas:
  • Como o dicionário pode nos ajudar a conhecer a escrita de palavras que geram dúvidas?

(Espera-se que eles respondam que, como as palavras com relações irregulares entre fonema-grafema não apresentam uma regularidade que ajude a prever possíveis normas de escrita, o dicionário pode ser um bom recurso para a pesquisa e para a verificação da escrita destas palavras, confirmando ou não as hipóteses de escrita formuladas inicialmente).

  • De que maneira podemos realizar a busca destas palavras no dicionário?

(Espera-se que eles respondam que as hipóteses de escrita das palavras com relações irregulares entre fonema-grafema devem ser grafadas, antes do início da pesquisa de acordo com a hipótese de escrita pensada. Caso não se confirme, elabora-se outra hipótese e a partir de então, procura-se novamente no dicionário, utilizando as regras para o uso do dicionário (ordem alfabética, verbos no infinitivo etc).

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