15141
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Oficina de artes inspiradas em Niki e Matisse

Nesta atividade, realize com crianças e familiares uma proposta de produção artística inspirada na obra de dois artistas já conhecidos pela turma.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Renata Braga Fonseca

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta oficina as crianças já devem ter realizado atividades que envolvam desde a apreciação até a produção de obras inspiradas nos artistas Niki de Saint Phalle e Henri Matisse e participado ativamente do planejamento da oficina, escolhendo, decidindo e selecionando, junto com o professor, quais produções vão expor, quais informações sobre os artistas vão compartilhar, quais recursos vão utilizar (vídeo, projeção, obras impressas, obras das crianças etc), quais materiais vão utilizar etc.Esta proposta conta com a participação das famílias, portanto, envie convites antecipadamente e solicite que confirmem presença. Faça um levantamento sobre as crianças cujas famílias não podem comparecer e providencie um professor ou outro profissional da escola para que ele as acompanhe na oficina, caso os familiares não compareçam. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Conhecendo a artista Niki e sua obra

Confecção de Nanás

Conhecendo a vida e obra de Henri Matisse

Recorte e Colagem de Henri Matisse

Oficina de artes inspiradas em Niki e Matisse

Materiais:

Separe os possíveis materiais de acordo com as decisões das crianças. Da artista Niki de Saint Phalle: imagens impressas ou para serem apresentadas no data show de fotos da artista e de algumas de suas obras (sugestões de obras: Tiro grande, Esculturas do Jardim do Tarô, Nanás). Do artista Henri Matisse: Imagens impressas em tamanho grande de fotos do artista e de algumas de suas obras, variando entre as de pinturas e de recorte e colagem.

Separe também as diversas produções feitas pelas crianças nas propostas dos planos anteriores que fazem parte desta Sequência, sendo elas: Nanás, Obras de recorte e colagem, Fotos dos mosaicos, Mural coletivo de recortes e colagens e Cartazes com informações sobre a vida e as obras dos dois artistas. Além disso, também será necessário: jornais, cola branca, água, bacias, fita crepe, pincel de pelo, barbante, papéis coloridos, tesouras sem ponta e o que mais o grupo tiver decidido.

Espaços:

A atividade deve ser realizada em um espaço amplo da escola, podendo ser no auditório, em um pátio coberto ou em uma sala ampla. Organize o espaço, junto com as crianças, em cantos/estações. Identifique as estações com nomes criados pelos pequenos e escritos pelo professor. Sugestões de estações: Uma com materiais para a confecção das Nanás, outra com materiais para recortes e colagens, uma mesa para exposição das Nanás feitas pelas crianças. Distribua em forma de móbiles as fotos dos artistas Niki e Matisse e de suas obra, as fotos das obras de recorte e colagem e dos mosaicos feitos por elas. Faça essa distribuição considerando os locais escolhidos pela turma.

Tempo sugerido:

Uma hora e trinta minutos, sendo 15 minutos de organização do espaço com as crianças, uma hora de oficina e 15 minutos de socialização final.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças percebem a relação temporal da atividade? De que forma revivem todo o processo de apreciação/produção/organização até o momento da oficina?

2. Como as crianças exploram os objetos e materiais? Manipulam a tesoura para cortar ou fazem recortes rasgando os papéis com os dedos? De que forma as crianças e as famílias exploram suas expressões criativas?

3. Como as crianças se relacionam entre si, com o espaço e com as famílias? Como se comportam na presença dos pais? De que forma acontece o entrosamento dos familiares?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Nesta atividade a ideia é que as crianças estejam acompanhadas por seus familiares, entretanto, caso alguns responsáveis não possam comparecer, antecipe-se quanto ao número de adultos para viabilizar o acolhimento ou proponha que outros familiares também possam acolher as crianças. Observe se alguma delas se comporta de forma introvertida na presença das famílias ou se interage pouco durante os momentos da atividade. Acolha essa criança, de maneira que se sinta segura até que esteja confortável para interagir com todos.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Reúna as crianças em grande grupo no espaço em que será realizada a oficina. Convide-as para sentarem em roda com você e diga que a atividade se dará em dois momentos: o da organização dos espaços e materiais e a oficina. Explique que nesse primeiro momento vocês precisam definir como irão organizar o ambiente e quais materiais querem usar. Como forma de ajudar na tomada de decisão das crianças, faça uma breve retrospectiva com elas sobre tudo o que experimentaram até aqui. Deixe que elas falem sobre o que lembram sobre cada artista, as técnicas usadas por cada um e quais os momentos que mais acharam interessante durante o processo de criação das suas próprias obras. Participe do diálogo fazendo questionamentos que ajudem a ampliar as lembranças das crianças sobre cada obra ou artista.

Possíveis falas do professor neste momento: Quais materiais são necessários para fazer as esculturas das Nanás? E para fazermos um canto inspirado no recortes de Matisse o que vamos precisar? Vocês têm ideias de como podemos organizar os cantos/as estações? Quais nomes podemos dar para cada um deles?

2

Comunique às crianças que você reservou um tempo de 15 minutos para a organização dos espaços/cantos/das estações antes da chegada das famílias. Aponte para os materiais e produções que você deixou ali próximo e que devem ser organizados por elas, lembre-as de que esses materiais foram escolhidos por elas em uma conversa anterior. Diga que para a organização do ambiente será necessário um trabalho colaborativo e que, para isso, você propõe que as crianças se dividam em pequenos grupos. Deixe que se organizarem autonomamente. Proponha uma divisão de ações necessárias para a organização do espaço, indicando quais tarefas são de responsabilidade de cada grupo. Apoie-as na organização dos materiais e dos espaços.


3

Um pouco antes de terminarem a organização dos espaços e dos materiais, avise as crianças que dali a pouco irão finalizar a arrumação porque as famílias estão chegando. Após o espaço organizado, recepcione os familiares junto com as crianças em um clima divertido e acolhedor. Dê espaço de tempo para que as crianças mostrem o que prepararam enquanto todos chegam. Quando todos tiverem chegado, explique como será a dinâmica: no primeiro momento, as crianças irão falar sobre suas próprias aprendizagens a respeito dos artistas Niki e Matisse. Depois, serão oferecidas oficinas inspiradas nas técnicas usadas pelos artistas trabalhados.


4

Convide os familiares para sentarem em roda com você e as crianças. Incentive que elas liderem a conversa, falando sobre suas aprendizagens, sobre os artistas, como produziam as obras, quais técnicas são características de cada um etc. Incentive também que as crianças falem sobre suas experiências e o que produziram. Deixe-as à vontade para trazer autonomamente para o meio da roda algum material, obra ou produção como elemento para fomentar essa conversa, se for necessário, sugira que o façam a partir de uma indicação na fala da criança.Responda ativamente às contribuições das crianças no diálogo e apoie as que demonstram não se sentir à vontade para falar em grande grupo. Participe da conversa de forma que elas se sintam seguras para falar e contribua com esse momento de apresentação e acolhimento das famílias.

Possíveis falas dos professores neste momento: Vamos contar para os convidados as nossas experiências e tudo o que aprendemos sobre os artistas e sobre suas técnicas? Quem quer começar? Ah! você vai falar sobre a Niki? Você pode mostrar algumas obras dela se quiser.

5

Convide as famílias para colocar a mão na massa junto com os pequenos. Peça para que as crianças apresentem aos seus familiares e convidados os cantos/as estações. Diga que as oficinas irão acontecer simultaneamente e que você vai se revezar entre os grupos, mas que as crianças serão os guias de cada oficina. Garanta que os pais se sintam à vontade para se movimentar pelos espaços e experimentar junto com as crianças as diferentes técnicas oferecidas na oficina. Esse também deve ser um momento de diversão e de fortalecimento de vínculos entre familiares e crianças.


6

Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas decidam juntos com os familiares em qual artista irão se inspirar: eles podem realizar recortes e colagens inspirados no Matisse, podem criar esculturas de papéis imitando as Nanás, podem criar outras esculturas que não sejam de mulheres (como animais, objetos, brinquedos), ou podem explorar as duas técnicas, se desejarem. É imprescindível que os pequenos e os responsáveis possam criar, explorar e construir com liberdade e autonomia. Acompanhe as produções nos pequenos grupos,conversando e auxiliando as crianças e os familiares. Considere que pode ser necessário um acompanhamento maior nas esculturas, nesse caso, auxilie os pequenos na orientação para os responsáveis participantes de cada etapa até que a escultura fique pronta. Em alguns momentos você pode apontar para as imagens das obras dos artistas, como forma de inspiração, e instigar que as crianças falem alguma curiosidade sobre eles.


7

Garanta que esse momento artístico cultural amplie as interações entre as famílias e as crianças. Instigue os pequenos a convidar os pais para apreciar as obras dos artistas que estão espalhadas pelo espaço e para assistir aos vídeos sobre eles. Instigue também que as crianças apresentem para os familiares as esculturas de Nanás feitas por elas e as fotos de todo o processo de criação. Observe se todos se sentem à vontade na realização das oficinas e se há entrosamento entre as famílias. Incentive a cooperação mútua e a socialização, como na troca de materiais e na divisão dos espaços.


Para finalizar:

Ao se aproximar do tempo estimado para a atividade, comece a sinalizar que ela está chegando ao fim e diga que em cinco minutos acontecerá uma dinâmica de encerramento. Algumas famílias podem se mostrar ainda bem envolvidas, outras podem começar a se dispersar. Atenda ao interesse de todas e possibilite que as que desejarem continuem a exploração dos materiais. Passados os cinco minutos, solicite que todo o grupo se sente em roda ou de um modo que achar mais confortável para conversar coletivamente. Promova um momento de trocas e diálogos para que os pais e as crianças que se sentirem à vontade relatem como foi para eles essa experiência.

Desdobramentos

É interessante que as crianças participem ativamente de momentos de planejamento, organização e execução de atividades. Para isso você pode aproveitar a ideia de oficinas organizadas junto com elas e criar outras ao longo do ano variando temas, materiais e espaços.

Engajando as famílias

Organize durante o decorrer da semana, em um espaço que seja acessível aos familiares, as produções feitas por eles e deixe alguns materiais disponíveis para que, na hora da entrada e da saída, quem desejar possa continuar produzindo. Organize uma exposição para compartilhar com as famílias o trabalho produzido, valorizando a produção das crianças e a vivência dessa experiência de arte entre pais e filhos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02TS02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano