15140
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Criando novas partes de uma história de repetição

Nesta atividade, utilize uma história de repetição como referência para que as crianças criem novas passagens com base no texto e façam brincadeiras inspiradas nele.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Criando novas partes de uma história de repetição

Apresente a proposta
Nesta atividade, será utilizada uma história de repetição como referência para que as crianças criem novas falas com base no texto, e façam brincadeiras inspiradas nele. Grave um áudio e o envie para as famílias via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação, explicando a atividade.

Conte que as crianças ouvirão a história de repetição "Quer brincar de pique-esconde?" que estará no link que você enviará. Explique, também, que depois de ouvi-la, elas poderão criar outras falas para os personagens a partir da brincadeira com bonecos. Para finalizar, sugira que crianças e familiares vivenciem a brincadeira de esconde-esconde em casa.

Adaptações necessárias
A história "Quer brincar de pique esconde?" enviada através do link poderá ser apreciada através da TV, computador, tablet ou celular, da maneira que cada família preferir. Para representarem os personagens da história na brincadeira, as crianças poderão utilizar os bonecos que tiverem em casa. A brincadeira de pique esconde pode acontecer no local que os familiares considerarem mais adequado para as crianças se esconderem.

Sugira às famílias
Oriente os familiares para que, no momento da história, estejam junto com as crianças. Para isso, peça para escolherem um momento mais tranquilo do dia para ouví-las e se envolverem com a narrativa. Após a história, sugira aos familiares que disponibilizem alguns bonecos das crianças para brincarem junto com elas, tentando recontar a história e as incentivando para criarem novas falas para os personagens. Por fim, depois de explorarem as possibilidades de criação da história, incentive-os a convidarem as crianças para brincar de pique esconde. Oriente que retomem as regras da brincadeira com elas e as deixem à vontade para encontrarem os melhores lugares para se esconderem em casa.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares registrem o momento de brincadeira das crianças com os bonecos e enviem para você, via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Ao receber os registros, dê devolutivas para as crianças, validando as iniciativas e criatividade delas. Guarde os registros para que, no retorno das atividades, você possa retomar a história e abrir espaço para que as crianças contem as próprias versões da história.


Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_24UND05

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas