15140
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Criando novas partes de uma história de repetição

Nesta atividade, utilize uma história de repetição como referência para que as crianças criem novas passagens com base no texto e façam brincadeiras inspiradas nele.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Criando novas partes de uma história de repetição

Código do plano EDI2_24UND05

Apresente a proposta
Nesta atividade, será utilizada uma história de repetição como referência para que as crianças criem novas falas com base no texto e façam brincadeiras inspiradas nele. Grave um áudio e o envie para as famílias via whatsapp ou outra plataforma de comunicação, explicando a atividade. Conte que as crianças irão ouvir a história de repetição Quer brincar de pique-esconde? que estará no link que você enviará. Explique, também, que depois de ouvi-la, elas poderão criar outras falas para os personagens da história a partir da brincadeira com bonecos. Para finalizar, sugira que crianças e familiares vivenciem a brincadeira de esconde-esconde em casa.

Adaptações necessárias
A história Quer brincar de pique esconde? enviada através do link poderá ser apreciada através da TV, computador, tablet ou celular, como a família preferir. Para representar os personagens da história na brincadeira, a criança poderá utilizar os bonecos que tiver em casa. A brincadeira de pique esconde poderá acontecer no local que a família considerar mais adequado para a criança se esconder.

Sugira às famílias
Oriente as famílias que, no momento da história, estejam junto com a criança e que, por isso, escolham um momento mais tranquilo do dia para ouvi-la, envolvendo-se com a narrativa também. Após a história, sugira aos familiares que disponibilizem alguns bonecos da criança para brincar e junto com ela, tentem recontar a história incentivando-as a criar novas falas para os personagens. Por fim, depois de explorarem as possibilidades de criação da história, incentive os familiares a convidar a criança para brincar de pique esconde. Oriente que retomem as regras da brincadeira com a criança e a deixem à vontade para encontrar os melhores lugares para se esconder em casa.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares registrem o momento de brincadeira da criança com os bonecos e envie para você via whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Ao receber os registros, dê devolutivas para as crianças validando suas iniciativas e criatividade. Guarde os registros para que no retorno das atividades, você possa retomar a história e abrir espaço para que a criança conte a sua versão da história.


Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_24UND05

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas