Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_02NUM04
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, cartas numeradas de 1 a 50 (confeccionadas com cartolina ou outro papel disponível, até papelão) e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
PPara este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, será produtivo, se for possível, organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as dinâmicas propostas e intervenções nas diversas partes da aula.
Aquecimento
Se sua aula for assíncrona, pode solicitar que o aluno compare o seu número de calçado com os números dos sapatos de familiares. Oriente às famílias sobre o propósito desta atividade. Numa aula simultânea, promova a comparação entre os participantes.
Atividade principal
Aula assíncrona: envie às famílias orientações para que confeccionem as cartas ou cartas já confeccionadas, as regras do jogo e o propósito da atividade, solicitando que um familiar jogue com o aluno, incentivando-o a comparar os números. Oriente para que leiam, junto ao aluno, as regras do jogo. Caso não seja possível realizar o jogo, pode solicitar que comparem números, por exemplo, peso das pessoas da casa, quantidades de tipos diferentes de brinquedos.
Aula síncrona: você pode modificar as regras realizando o jogo da seguinte forma (de preferência com grupo de alunos reduzido a cada encontro):
O JOGO É ASSIM:
VAMOS JOGAR EM GRUPOS, SENDO O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO MONTE DE CARTAS CENTRAL.
CADA UM DEVE TER UM MONTE DE CARTAS NUMERADAS DE 1 A 50, QUE DEVEM SER EMBARALHADAS E VIRADAS NUM MONTINHO COM OS NÚMEROS PARA BAIXO.
CADA JOGADOR VIRA A CARTA DE CIMA DO SEU MONTE E O PROFESSOR VIRA TAMBÉM. MARCAM PONTOS OS JOGADORES QUE TIRARAM UMA CARTA MAIOR DO QUE A CARTA DO PROFESSOR.
AO FINAL DE 15 RODADAS, VERIFICA-SE O TOTAL DE PONTOS E O VENCEDOR DO GRUPO.
Você pode alterar a quantidade de jogadas, conforme considerar conveniente e preparar uma tabela para que registrem as jogadas, por exemplo (coloque as linhas conforme quantidade de rodadas combinadas):
Discussão das soluções
Se tiver um encontro simultâneo com seus alunos, realize a proposta do plano de aula.
No caso de uma aula assíncrona, solicite que respondam por escrito e tem enviem:
COMO PODEMOS DESCOBRIR SE UM NÚMERO É MENOR OU MAIOR DO QUE O OUTRO?
Após ver as respostas dos alunos, devolva-as com algum comentário que achar conveniente.
Sistematização do conceito e Encerramento
Encerre a aula (se estiver falando com os alunos diretamente), ou envie uma devolutiva às respostas dos alunos com a síntese da aprendizagem desta aula, tendo como base a sistematização do conceito e o encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida. Explique os objetivos das atividades para que fique claro para os familiares. É importante salientar que devem encorajar os alunos a realizarem as comparações e a explicar suas estratégias.