Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Luz Pessoa de Barros
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
[EF01MA04] Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Objetivos específicos
Através da comparação de números, refletir sobre o sistema numérico decimal e suas regularidades.
Conceito-chave
Leitura e comparação de números e análise do Sistema Numérico.
Recursos necessários
- Cartões retangulares numerados de 1 a 50 (um baralho de cartões para cada dupla);
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete, ou leia para turma. Leia o guia de intervenções para se antecipar a possíveis dificuldades dos alunos. Divida a sala em duplas e escolha as duplas de acordo com os conhecimentos das crianças, procurando formar agrupamentos produtivos, leia mais sobre esse tema neste link. Pergunte às crianças como elas sabem quem tem o sapato maior. Se alguma criança quiser medir o sapato, ou o tamanho do pé, permita que elas façam essa experiência.
Propósito: Verificar se alunos conseguem comparar números de dois algarismos.
Material complementar: confira a resolução do aquecimento.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Projete esse slide ou imprima a atividade para as crianças. Durante o jogo é importante circular pela sala e registrar as falas dos alunos. Entregue para cada dupla um baralho de cartas com números até 50. Para fazer essas cartas você pode utilizar papel cartão ou cartolina cortada em retângulos e escrever os número de 1 até 50 com caneta. O jogo Batalha é um interessante recurso para que as crianças possam discutir e elaborar hipóteses sobre o sistema de numeração decimal, por tanto, fazer registros das jogadas e as hipóteses levantadas pelas crianças, auxiliam o professor na compreensão de como cada criança está pensando a organização dos números. Desse modo, suas intervenções serão mais precisas e eficientes.
Propósito: Observar como as crianças utilizam a sequência numérica (tabuleiro) para resolver as situações-problema.
Material complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. No grande grupo, peça que alguns alunos compartilhem suas hipóteses sobre como determinar qual número é maior. Leia mais sobre a construção das hipóteses sobre o Sistema de Numeração aqui. Mesmo que as crianças não reconheçam todos os números, elas têm hipóteses sobre o sistema de numeração. Sempre que uma criança colocar uma hipótese, pergunte as demais se todos concordam e peça para eles exemplificarem suas falas. Organize as hipóteses das crianças em tópicos no quadro.
Propósito: Compartilhar as hipóteses sobre o Sistema de Numeração.
Discuta com a turma:
- Todos concordam com isso?
- Alguém viveu uma situação dessas no jogo?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: No grande grupo, retome com eles as hipóteses levantadas durante a resolução da atividade de forma sistemática e resumida. Certifique-se de que todos estão compreendendo a discussão.
Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Posteriormente transfira esse registro para um cartaz e deixe visível na sala.
Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.
Discuta com a turma:
- Você aprendeu algo de novo com está atividade?
Raio x
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem, primeiramente, individualmente. Em seguida, peça que eles comparem suas resposta em duplas e que contem para o colega como fizeram para descobrir a carta com valor maior. Diga a eles que falem ao colega exatamente o que diriam a Lúcia.
Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante a aula para uma situação possível de jogo.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para encerrar, discuta as conclusões no grande grupo retomando outras feitas pelas crianças ao longo da aula. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante a aula para uma situação possível de jogo.
Discuta com a turma:
- O que vocês diriam a Lúcia? Afinal, ela está certa ou errada?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar