15138
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - AM ou ÃO na terminação dos verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre AM ou ÃO na terminação dos verbos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;

Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade através de áudio, vídeo ou mensagem de texto. Diga que eles irão exercitar o uso de AM e ÃO em verbos no passado e no futuro. Retome as descobertas da aula anterior para ajudar os alunos a recuperar o conteúdo estudado. Proponha que assistam novamente à videoaula da aula passada (disponível aqui).

Desenvolvimento
Envie aos alunos a tabela proposta no slide do Desenvolvimento da aula e as palavras sugeridas nas orientações. Oriente os alunos a preencher o quadro utilizando os verbos. Oriente-os a resolver a tarefa, dando um exemplo com a primeira palavra para que a atividade não seja tão desafiadora a ponto de os alunos não conseguirem resolvê-la sem a ajuda do professor. Em um momento posterior, envie a tabela com as respostas e proponha aos alunos a análise e comparação com as suas próprias respostas, corrigindo possíveis equívocos.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota no caderno sobre as aprendizagens construídas durante a atividade. Como apoio, utilize a consigna proposta no slide do Fechamento da aula, substituindo a orientação de registrar em cartolina pelo registro no caderno.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem algum familiar para ajudar no preenchimento da tabela do Desenvolvimento da aula. Essa pode ser uma atividade legal para fazer com outra pessoa.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02ATS02

(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas