15138
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - AM ou ÃO na terminação dos verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre AM ou ÃO na terminação dos verbos

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas das regularidades da escrita dos verbos terminados em AM ou ÃO..

Materiais necessários: Impressão da tabela e etiquetas disponíveis na folha de atividades, fita adesiva, caixa de presentes.

Dificuldades antecipadas: Continuar trocando a terminação AM por ÃO ou vice-versa.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula revisando o uso de AM ou ÃO no final das formas verbais:

-ÃO em sílabas tônicas; verbos no futuro - comerão

-AM em sílabas átonas; verbos no presente e passado - comeram

2. Pergunte se ainda há dúvida no que diz respeito ao emprego da terminação desses verbos. Se houver, apresente mais exemplos para que os alunos percebam a diferença na grafia:

Passado: viajaram, brincaram, falaram

Futuro: viajarão, brincarão, falarão

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em 4 grupos.
  • Coloque em uma caixa palavras contendo formas verbais com terminação em AM ou ÃO. Palavras sugeridas:

Amam/ Amavam/ Amaram/ Amarão/ Gostam/ Gostavam/ Gostaram/ Gostarão/ Estudam/ Estudavam/ Estudaram/ Estudarão/ Cantam/ Cantavam/ Cantaram/ Cantarão.

  • Um membro do grupo deverá pegar uma palavra e criar frases para que a equipe descubra e escreva corretamente a palavra sorteada. Assim que descobrir, o grupo, sem a participação do colega que fez o sorteio, deverá escrevê-la em uma etiqueta e prendê-la na tabela disponível na sala (conforme modelo de atividades). Ganha o grupo que conseguir:
  • Preencher a tabela primeiro.
  • Tiver o maior número de acertos.

4. Faça as adequações necessárias, como por exemplo, fazer a tabela no quadro e os alunos reproduzirem no caderno.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Estimule os alunos a refletirem e a registrarem o conhecimento construído.
  • Disponibilize, na sala de aula, o aprendizado sobre o uso dos verbos terminados em AM ou ÃO. Assim, sempre que houver dúvida, esse material poderá ser consultado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas das regularidades da escrita dos verbos terminados em AM ou ÃO..

Materiais necessários: Impressão da tabela e etiquetas disponíveis na folha de atividades, fita adesiva, caixa de presentes.

Dificuldades antecipadas: Continuar trocando a terminação AM por ÃO ou vice-versa.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula revisando o uso de AM ou ÃO no final das formas verbais:

-ÃO em sílabas tônicas; verbos no futuro - comerão

-AM em sílabas átonas; verbos no presente e passado - comeram

2. Pergunte se ainda há dúvida no que diz respeito ao emprego da terminação desses verbos. Se houver, apresente mais exemplos para que os alunos percebam a diferença na grafia:

Passado: viajaram, brincaram, falaram

Futuro: viajarão, brincarão, falarão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em 4 grupos.
  • Coloque em uma caixa palavras contendo formas verbais com terminação em AM ou ÃO. Palavras sugeridas:

Amam/ Amavam/ Amaram/ Amarão/ Gostam/ Gostavam/ Gostaram/ Gostarão/ Estudam/ Estudavam/ Estudaram/ Estudarão/ Cantam/ Cantavam/ Cantaram/ Cantarão.

  • Um membro do grupo deverá pegar uma palavra e criar frases para que a equipe descubra e escreva corretamente a palavra sorteada. Assim que descobrir, o grupo, sem a participação do colega que fez o sorteio, deverá escrevê-la em uma etiqueta e prendê-la na tabela disponível na sala (conforme modelo de atividades). Ganha o grupo que conseguir:
  • Preencher a tabela primeiro.
  • Tiver o maior número de acertos.

4. Faça as adequações necessárias, como por exemplo, fazer a tabela no quadro e os alunos reproduzirem no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Estimule os alunos a refletirem e a registrarem o conhecimento construído.
  • Disponibilize, na sala de aula, o aprendizado sobre o uso dos verbos terminados em AM ou ÃO. Assim, sempre que houver dúvida, esse material poderá ser consultado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP01 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano