Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas das regularidades da escrita dos verbos terminados em AM ou ÃO..
Materiais necessários: Impressão da tabela e etiquetas disponíveis na folha de atividades, fita adesiva, caixa de presentes.
Dificuldades antecipadas: Continuar trocando a terminação AM por ÃO ou vice-versa.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula revisando o uso de AM ou ÃO no final das formas verbais:
-ÃO em sílabas tônicas; verbos no futuro - comerão
-AM em sílabas átonas; verbos no presente e passado - comeram
2. Pergunte se ainda há dúvida no que diz respeito ao emprego da terminação desses verbos. Se houver, apresente mais exemplos para que os alunos percebam a diferença na grafia:
Passado: viajaram, brincaram, falaram
Futuro: viajarão, brincarão, falarão
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a sala em 4 grupos.
- Coloque em uma caixa palavras contendo formas verbais com terminação em AM ou ÃO. Palavras sugeridas:
Amam/ Amavam/ Amaram/ Amarão/ Gostam/ Gostavam/ Gostaram/ Gostarão/ Estudam/ Estudavam/ Estudaram/ Estudarão/ Cantam/ Cantavam/ Cantaram/ Cantarão.
- Um membro do grupo deverá pegar uma palavra e criar frases para que a equipe descubra e escreva corretamente a palavra sorteada. Assim que descobrir, o grupo, sem a participação do colega que fez o sorteio, deverá escrevê-la em uma etiqueta e prendê-la na tabela disponível na sala (conforme modelo de atividades). Ganha o grupo que conseguir:
- Preencher a tabela primeiro.
- Tiver o maior número de acertos.
4. Faça as adequações necessárias, como por exemplo, fazer a tabela no quadro e os alunos reproduzirem no caderno.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Estimule os alunos a refletirem e a registrarem o conhecimento construído.
- Disponibilize, na sala de aula, o aprendizado sobre o uso dos verbos terminados em AM ou ÃO. Assim, sempre que houver dúvida, esse material poderá ser consultado.