Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações sobre a atividade e troca de mensagens entre os estudantes;
Imagem da atividade “Jogo da colinha”, disponível aqui;
Imagem do quadro de resultado do jogo, disponível aqui, para a socialização da atividade;
Canais para videochamadas, como o Google Meets ou o Zoom, para realizar o fechamento da proposta (saiba como criar uma reunião no Meet no tutorial disponível aqui).
Introdução
Caso esteja seguindo essa sequência de planos de aula, envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a informação de que essas são as últimas atividades de estudo sobre o plural das palavras terminadas em U e L. Diga que, para iniciar o estudo de hoje, eles devem completar um quadro que traz 4 palavras no singular que devem ser passadas para o plural, além de responder sobre as regularidades observadas. Envie aos alunos a imagem disponível aqui, que está na Introdução do plano original. Combine um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem as respostas. É esperado que digam que, para as palavras terminadas em U, acrescenta-se o S, e para as palavras terminadas em L, tira-se o L e acrescenta-se o IS ou EIS.
Desenvolvimento
Envie uma nova mensagem para os estudantes, convidando-os a jogar o “Jogo da colinha”, disponível aqui, em grupos. Divida-os em cinco grupos e informe que, para cada grupo, você vai enviar a imagem de 10 palavras com duas opções de plural. Eles devem se comunicar por WhatsApp ou videochamada para chegar a um acordo sobre o plural correto de cada palavra. Combine um novo prazo para o término dessa atividade e informe que a socialização ocorrerá por videochamada, na qual haverá também o fechamento desse bloco de aulas.
Se você achar que será muito difícil o encontro virtual dos alunos, envie a cada um deles uma ou duas palavras com as opções de plural.
Fechamento
Realize uma videochamada para que você possa compartilhar a tela com o quadro de resultado do jogo, disponível aqui, para a socialização da atividade. Peça que cada grupo compartilhe e justifique suas escolhas. Vá preenchendo a tabela junto com eles, aproveitando para regular possíveis compreensões distorcidas sobre as regularidades estudadas. Utilize as orientações do Fechamento do plano original para apoiar sua fala.
Faça uma devolutiva geral à turma, sugerindo revisões, aprofundamentos ou apenas relatando suas percepções sobre a participação e avanços deles durante as propostas. Grave a videochamada para enviar aos que não puderam participar ou envie um registro escrito resumindo o que foi concluído pela turma.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes na busca do significado de algumas palavras mais difíceis que eles encontrarão no jogo (palavras com asterisco). Podem auxiliar também no desenvolvimento da proposta, mediando a interação entre os integrantes do grupo e o acesso à videochamada de fechamento da aula. É importante que a família possa apoiar a manutenção dos vínculos afetivos que existem entre os estudantes e com a professora.
Sugestão Enviada Por: Greta Fragata
Código: LPO4_19ATS03
(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).
AULA 01
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes