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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Grafia das terminações -izar/isar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Grafia das terminações -izar/isar

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.

Materiais necessários: Retroprojetor, quadro, atividade xerocopiada, lápis de cor ou marca texto, caderno e jogo da memória.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes podem sentir dificuldades em discriminar a palavra primitiva da derivada, ou seja, o substantivo do verbo. Podem ainda sentir dificuldade de distinguir o substantivo do adjetivo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf Acesso em 5 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga para a classe que eles farão uma atividade de investigação acerca de palavras grafadas com as terminações -izar/-isar, e logo após serão desafiados a verificarem a memória do que foi descoberto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Leia o texto para a classe pelo retroprojetor.
  • Após a leitura, peça que observem as palavras sublinhadas - analisar, símbolo, preciso e realizar.
  • Convide a classe para refletir sobre a grafia das terminações -izar/isar com o intuito de no final formularem as regras no Diário Ortográfico. Indague-os se eles saberiam explicar o porquê de analisar ser escrito com s e realizar ser escrito com z.
  • Inicie perguntando aos aprendizes quais destas palavras são substantivos (preciso), quais delas são verbos (analisar e realizar) e quais são adjetivos (símbolo). Lembre-os que substantivo é tudo aquilo que posso nomear, adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo e verbo é a palavra que indica ação, processo ou estado.
  • Explore primeiramente a palavra símbolo: “Como vimos, símbolo é um adjetivo, pois caracteriza o substantivo raio. Mas eu posso afirmar que ela é derivada (que derivou de outra palavra) ou primitiva (palavra no seu estado original)?”

É uma palavra primitiva.

“Se é primitiva, de símbolo posso formar uma palavra que seja verbo? Qual?”

Símbolo - simbolizar

  • Em seguida, questione sobre a palavra realizar: “Realizar é uma palavra primitiva ou derivada? Substantivo, adjetivo ou verbo?”

Ela é um verbo, se derivou do adjetivo realização.

No quadro, escreva: símbolo (adjetivo) - simbolizar (verbo)

realização (adjetivo) - realizar (verbo)

  • Prossiga perguntando para a classe: “A palavra preciso é primitiva ou derivada? Ela é substantivo, adjetivo ou verbo?

Preciso é um substantivo, é uma palavra primitiva e pode derivar o verbo precisar.

“A palavra analisar está no seu estado original ou derivou de outra palavra? A mesma é um substantivo, adjetivo ou um verbo?”

Analisar é um verbo, se derivou do substantivo análise.

Logo, organize no quadro as palavras:

símbolo - simbolizar (verbo) preciso - precisar (verbo)

realização - realizar (verbo) análise - analisar (verbo)

  • Explique para a classe que o “x da questão” é definir se a grafia das palavras com terminações izar/isar é com s ou z. É importante que você ressalte para os aprendizes os seguintes pontos:

Existe na língua portuguesa o sufixo ar e izar. O sufixo isar não existe! E aí vem a regra:
Verbos que derivam de palavras que já possuem a letra s, permanecerão grafados com s na palavra derivada e acrescentará o sufixo ar.

Exemplos: preciso - precisar; análise – analisar; paralisia – paralisar.
Verbos que derivam de palavras primitivas que não possuem a letra s, serão grafados com o sufixo izar.

Exemplos: Símbolo - simbolizar; ameno – amenizar; ridículo – ridicularizar – concreto – concretizar.

Exceções da regra – Vale pontuar as exceções da regra, pois o aluno precisa ir além, tendo em vista que a língua portuguesa é muito dinâmica.
Catequese – catequizarHipnose – hipnotizarSíntese - sintetizar

São as únicas três palavras na língua portuguesa que se deve considerar aspectos etimológicos que regem a ortografia desses verbos.

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto.

O texto do slide está disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/a-ciencia-por-tras-dos-superpoderes.phtml#.W9tSOZNKjIU Acesso em 10 de novembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Registre com os estudantes no caderno as descobertas sobre as regularidades morfológicas e ortográficas que regem a grafia das terminações -izar/isar.

Sugestão: Coloque em evidência a descoberta feita em sala de aula é uma etapa importante da aprendizagem. Você pode elaborar um cartaz com os estudantes para enaltecer a ortografia trabalhada.

Materiais complementares: Atividade para impressão aqui e para resolução aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize a classe em grupos com 4 participantes cada. Distribua o jogo da Memória para cada grupo.

Já que o jogo permite que mais de uma pessoa participe, ele ajuda a construir a ideia de competição, a importância de saber ganhar ou perder e incentiva a socialização. Além da diversão, a atividade traz como benefício o desenvolvimento do raciocínio rápido e a fixação da ortografia proposta.

  • Explique que o jogo tem como objetivo a memorização visual das palavras de forma rápida desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio da ortografia das palavras com terminações izar/isar.
  • Elucide para a classe mostrando no quadro um exemplo de como as cartas estarão organizadas e de como os pares deverão ser formados. Os pares serão organizados através de uma carta com palavra primitiva e a outra com a palavra derivada.

Exemplo: A carta com a palavra REVISÃO terá como par a carta com palavra REVISAR.

Materiais complementares: para impressão do Jogo da Memória clique aqui. Você pode imprimir o documento em papel mais durinho, como o papel cartão.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.

Materiais necessários: Retroprojetor, quadro, atividade xerocopiada, lápis de cor ou marca texto, caderno e jogo da memória.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes podem sentir dificuldades em discriminar a palavra primitiva da derivada, ou seja, o substantivo do verbo. Podem ainda sentir dificuldade de distinguir o substantivo do adjetivo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf Acesso em 5 de novembro de 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga para a classe que eles farão uma atividade de investigação acerca de palavras grafadas com as terminações -izar/-isar, e logo após serão desafiados a verificarem a memória do que foi descoberto.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Leia o texto para a classe pelo retroprojetor.
  • Após a leitura, peça que observem as palavras sublinhadas - analisar, símbolo, preciso e realizar.
  • Convide a classe para refletir sobre a grafia das terminações -izar/isar com o intuito de no final formularem as regras no Diário Ortográfico. Indague-os se eles saberiam explicar o porquê de analisar ser escrito com s e realizar ser escrito com z.
  • Inicie perguntando aos aprendizes quais destas palavras são substantivos (preciso), quais delas são verbos (analisar e realizar) e quais são adjetivos (símbolo). Lembre-os que substantivo é tudo aquilo que posso nomear, adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo e verbo é a palavra que indica ação, processo ou estado.
  • Explore primeiramente a palavra símbolo: “Como vimos, símbolo é um adjetivo, pois caracteriza o substantivo raio. Mas eu posso afirmar que ela é derivada (que derivou de outra palavra) ou primitiva (palavra no seu estado original)?”

É uma palavra primitiva.

“Se é primitiva, de símbolo posso formar uma palavra que seja verbo? Qual?”

Símbolo - simbolizar

  • Em seguida, questione sobre a palavra realizar: “Realizar é uma palavra primitiva ou derivada? Substantivo, adjetivo ou verbo?”

Ela é um verbo, se derivou do adjetivo realização.

No quadro, escreva: símbolo (adjetivo) - simbolizar (verbo)

realização (adjetivo) - realizar (verbo)

  • Prossiga perguntando para a classe: “A palavra preciso é primitiva ou derivada? Ela é substantivo, adjetivo ou verbo?

Preciso é um substantivo, é uma palavra primitiva e pode derivar o verbo precisar.

“A palavra analisar está no seu estado original ou derivou de outra palavra? A mesma é um substantivo, adjetivo ou um verbo?”

Analisar é um verbo, se derivou do substantivo análise.

Logo, organize no quadro as palavras:

símbolo - simbolizar (verbo) preciso - precisar (verbo)

realização - realizar (verbo) análise - analisar (verbo)

  • Explique para a classe que o “x da questão” é definir se a grafia das palavras com terminações izar/isar é com s ou z. É importante que você ressalte para os aprendizes os seguintes pontos:

Existe na língua portuguesa o sufixo ar e izar. O sufixo isar não existe! E aí vem a regra:
Verbos que derivam de palavras que já possuem a letra s, permanecerão grafados com s na palavra derivada e acrescentará o sufixo ar.

Exemplos: preciso - precisar; análise – analisar; paralisia – paralisar.
Verbos que derivam de palavras primitivas que não possuem a letra s, serão grafados com o sufixo izar.

Exemplos: Símbolo - simbolizar; ameno – amenizar; ridículo – ridicularizar – concreto – concretizar.

Exceções da regra – Vale pontuar as exceções da regra, pois o aluno precisa ir além, tendo em vista que a língua portuguesa é muito dinâmica.
Catequese – catequizarHipnose – hipnotizarSíntese - sintetizar

São as únicas três palavras na língua portuguesa que se deve considerar aspectos etimológicos que regem a ortografia desses verbos.

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto.

O texto do slide está disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/a-ciencia-por-tras-dos-superpoderes.phtml#.W9tSOZNKjIU Acesso em 10 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Registre com os estudantes no caderno as descobertas sobre as regularidades morfológicas e ortográficas que regem a grafia das terminações -izar/isar.

Sugestão: Coloque em evidência a descoberta feita em sala de aula é uma etapa importante da aprendizagem. Você pode elaborar um cartaz com os estudantes para enaltecer a ortografia trabalhada.

Materiais complementares: Atividade para impressão aqui e para resolução aqui.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize a classe em grupos com 4 participantes cada. Distribua o jogo da Memória para cada grupo.

Já que o jogo permite que mais de uma pessoa participe, ele ajuda a construir a ideia de competição, a importância de saber ganhar ou perder e incentiva a socialização. Além da diversão, a atividade traz como benefício o desenvolvimento do raciocínio rápido e a fixação da ortografia proposta.

  • Explique que o jogo tem como objetivo a memorização visual das palavras de forma rápida desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio da ortografia das palavras com terminações izar/isar.
  • Elucide para a classe mostrando no quadro um exemplo de como as cartas estarão organizadas e de como os pares deverão ser formados. Os pares serão organizados através de uma carta com palavra primitiva e a outra com a palavra derivada.

Exemplo: A carta com a palavra REVISÃO terá como par a carta com palavra REVISAR.

Materiais complementares: para impressão do Jogo da Memória clique aqui. Você pode imprimir o documento em papel mais durinho, como o papel cartão.

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