15135
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Atuando como personagens da história

Após a leitura de uma história, a turma irá reencená-la e criar novas possibilidades para o enredo.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Danielle Moreira de Oliveira

Atuando como personagens da história

Apresente a proposta
Nesta atividade, as crianças ouvirão uma história e, depois deverão reencená-la. Grave um vídeo e envie para as famílias através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, contando a história Chapeuzinho Vermelho. No vídeo, conte para as crianças que elas ouvirão uma história conhecida, mas de uma maneira diferente.

Fique à vontade para escolher os recursos que usará para contar a história, caprichando também nas expressões faciais e entonação da voz. Depois de realizar a contação, ainda no vídeo, diga para as crianças que elas poderão brincar de encenar a história junto com os familiares.

Adaptações necessárias
O vídeo com a contação de história poderá ser apreciado na TV, computador, tablet ou celular, como a família preferir. Os familiares poderão disponibilizar para as crianças fazerem a encenação adereços diversos que tenham em casa, como: pedaços de tecidos para fazer a capa da Chapeuzinho, cestinhas de vime ou potinhos de plástico que possam representá-la, algumas frutas ou brinquedos para representar os alimentos da cesta, camisola, touca de cabelo e óculos para representar a vovó, orelhas de lobo feitas com algum material disponível em casa.

Sugira às famílias
Sugira às famílias que preparem um cantinho aconchegante em casa, para que possam ouvir a história enviada por você através do vídeo. Oriente que aproveitem esse momento junto com as crianças, curtindo a história.

Depois de ouvirem, sugira que, agora, convidem as crianças para encená-la em casa. Para isso, peça para separarem, previamente, os adereços que serão utilizados na encenação em um cantinho ou em uma caixa, de modo que as crianças possam explorar cada peça brincando com os personagens. Durante a exploração, sugira aos familiares que brinquem junto com as crianças, interagindo a partir dos adereços.

Após a exploração, oriente-os a escolherem qual personagem cada um irá representar e, assim, vivenciarem a encenação da história.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares fazerem uma foto de todos caracterizados, para guardarem como recordação desse momento em família. Peça para lhe enviarem as fotos, para que você possa montar um mural no retorno das atividades, socializando com toda a comunidade escolar as atividades realizadas em família.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_27UND01

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas