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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercício sobre a grafia de palavras com -ez e -eza.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Exercício sobre a grafia de palavras com -ez e -eza.

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.

Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, projetor.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos ainda não tenham compreendido a estrutura morfológica de palavras derivadas por sufixo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o conteúdo desta tela.
  • Explique aos alunos que as palavras “gentileza” e “timidez” são escritas com Z, porque são derivadas de um adjetivo com o acréscimo do sufixo EZA ou EZ.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o conteúdo desta tela.
  • Explique aos alunos que as palavras “portuguesa” e “português” são escritas com S, porque são derivadas de um nome de um lugar com o acréscimo do sufixo ESA ou ÊS.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que se organizem em duplas.
  • Entregue as folhas de atividade para cada um e explique o exercício.
  • Circule pela sala e permaneça à disposição para sanar eventuais dúvidas dos alunos.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade. Nessa atividade os alunos deverão, no primeiro exercício, criar novas palavras a partir de uma palavra de origem mais o sufixo da primeira e segunda colunas da tabela, respectivamente, sendo que a nova palavra deve ser escrita na terceira coluna. A ideia é que os alunos assimilem e pratiquem o processo de derivação sufixal. No segundo exercício, os alunos deverão completar a palavra com S ou Z e circular o sufixo. A ideia é que os alunos compreendam que o S ou Z advêm do sufixo que forma a palavra.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Corrija a atividade com os alunos.
  • Pergunte:
  • Como vocês se sentiram ao realizar o exercício? Aqui as respostas podem ser variadas, os alunos podem dizer que consideraram um tema difícil ou fácil, de acordo com a proficiência adquirida até então.
  • Quais dúvidas apareceram? Podem ter ocorrido dúvidas relacionadas ao reconhecimento de palavras formadas por sufixação ou ao emprego do circunflexo. Desse modo, pode ser um indicativo de que existem falhas na aprendizagem de morfosintaxe.
  • Ainda restou alguma dúvida? Caso positivo, procure dirimi-las utilizando exemplos.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.

Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, projetor.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos ainda não tenham compreendido a estrutura morfológica de palavras derivadas por sufixo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o conteúdo desta tela.
  • Explique aos alunos que as palavras “gentileza” e “timidez” são escritas com Z, porque são derivadas de um adjetivo com o acréscimo do sufixo EZA ou EZ.
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Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o conteúdo desta tela.
  • Explique aos alunos que as palavras “portuguesa” e “português” são escritas com S, porque são derivadas de um nome de um lugar com o acréscimo do sufixo ESA ou ÊS.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que se organizem em duplas.
  • Entregue as folhas de atividade para cada um e explique o exercício.
  • Circule pela sala e permaneça à disposição para sanar eventuais dúvidas dos alunos.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade. Nessa atividade os alunos deverão, no primeiro exercício, criar novas palavras a partir de uma palavra de origem mais o sufixo da primeira e segunda colunas da tabela, respectivamente, sendo que a nova palavra deve ser escrita na terceira coluna. A ideia é que os alunos assimilem e pratiquem o processo de derivação sufixal. No segundo exercício, os alunos deverão completar a palavra com S ou Z e circular o sufixo. A ideia é que os alunos compreendam que o S ou Z advêm do sufixo que forma a palavra.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Corrija a atividade com os alunos.
  • Pergunte:
  • Como vocês se sentiram ao realizar o exercício? Aqui as respostas podem ser variadas, os alunos podem dizer que consideraram um tema difícil ou fácil, de acordo com a proficiência adquirida até então.
  • Quais dúvidas apareceram? Podem ter ocorrido dúvidas relacionadas ao reconhecimento de palavras formadas por sufixação ou ao emprego do circunflexo. Desse modo, pode ser um indicativo de que existem falhas na aprendizagem de morfosintaxe.
  • Ainda restou alguma dúvida? Caso positivo, procure dirimi-las utilizando exemplos.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

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