Nesta atividade, a professora realiza uma contação de história com o apoio de objetos e depois convida as crianças a recontarem o mesmo enredo.
Recontando a história com objetos e acessórios
Apresente a proposta
Nesta atividade, realize uma contação de história com o apoio de objetos e depois convide as crianças a recontarem o mesmo enredo. Grave um vídeo contanto a história "João e o pé de feijão" apenas com o apoio de objetos e envie para as famílias através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando.
Como sugestão, confeccione um baú mágico, que pode ser uma caixa de papelão ou um pote plástico grande. Você pode pintá-lo ou decorá-lo com os materiais que dispuser em casa, utilizando elementos abstratos como cores, tecidos, texturas etc. Tenha cuidado para não utilizar personagens ou símbolos que reforcem estereótipos. Selecione objetos e acessórios que ficarão dentro do baú e serão utilizados durante a contação, por exemplo: fantoches, feijões, tecidos, figuras que representem o pé de feijão, entre outros.
Depois da contação, conte para as crianças que elas também poderão contar a história ao modo delas, utilizando objetos relacionados.
Adaptações necessárias
O vídeo com a contação de história poderá ser apreciado na TV, computador, tablet ou celular, como a família preferir. Os familiares poderão disponibilizar, para as crianças fazerem o reconto, objetos diversos que tenham em casa e que se relacionem com a história, como: feijões, desenhos dos personagens, plantinhas etc.
Sugira às famílias
Sugira às famílias que preparem um cantinho aconchegante em casa, para que possam ouvir a história enviada por você através do vídeo. Oriente que aproveitem esse momento junto com as crianças, curtindo a história.
Depois de ouvirem, sugira aos familiares que convidem as crianças para recontarem ao modo delas. Para isso, peça para separarem, previamente, os objetos que serão utilizados no reconto em um cantinho já preparado para isso, como uma mesa ou um balcão. No momento do reconto, oriente-os a deixarem as crianças à vontade para fazerem como preferirem. Convide os familiares a participarem do momento, apoiando e acolhendo as iniciativas das crianças.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que, caso as crianças aceitem, as famílias gravem um vídeo do momento em que elas estão fazendo o reconto da história com os objetos. Peça para te enviarem os registros através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Ao receber os vídeos, dê devolutivas para as crianças por áudio ou chamadas de vídeo, parabenizando a atuação e criatividade delas na proposta.
Sugestão Enviada Por: Vládia Pires
Código: EDI2_27UND02
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes