Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), explique a atividade para os alunos. Comece perguntando se eles já perceberam que há palavras que têm sílabas com o mesmo som, mas são escritas com letras diferentes. Como exemplo, exponha as palavras pureza e francesa. Mostre o cartaz da campanha proposto no slide da introdução do plano de aula. Leia o texto em voz alta e faça uma exploração acerca da finalidade do mesmo. Destaque a palavra GENTILEZA e instigue os alunos a pensar se conhecem palavras que terminam com o mesmo som e são escritas com S. Mostre os slides de 1 a 3 do desenvolvimento do plano original, dialogando sobre a formação das palavras.
Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha o texto proposto no slide 4 do desenvolvimento do plano, leia-o em voz alta para os alunos e faça uma exploração do tema tratado no cartaz. Exponha os slides 6 e 7, explicando a formação das palavras. Utilize as orientações do plano original para explorar a formação das palavras.
Envie, por e-mail ou WhatsApp, a atividade proposta no desenvolvimento do plano e solicite aos alunos que copiem a tabela no caderno. Proponha que respondam a atividade analisando cada palavra, escrevam a origem de cada uma na coluna do meio e a terminação na última coluna. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie as respostas para os alunos corrigirem, ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite um diálogo sobre a atividade.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre os aprendizados acerca dos sufixos das palavras. Oriente-os a analisarem a tabela da atividade anterior, refletindo sobre as palavras de origem e as terminações de cada palavra, e a registrarem uma nota a partir das consignas:
- Usa-se EZ ou EZA em palavras derivadas de...
- Usa-se ÊS ou ESA em palavras derivadas de...
Convite às famílias
Proponha aos alunos que leiam os textos dos cartazes para os familiares e dialoguem com eles sobre os temas tratados.