15132
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), explique a atividade para os alunos. Comece perguntando se eles já perceberam que há palavras que têm sílabas com o mesmo som, mas são escritas com letras diferentes. Como exemplo, exponha as palavras pureza e francesa. Mostre o cartaz da campanha proposto no slide da introdução do plano de aula. Leia o texto em voz alta e faça uma exploração acerca da finalidade do mesmo. Destaque a palavra GENTILEZA e instigue os alunos a pensar se conhecem palavras que terminam com o mesmo som e são escritas com S. Mostre os slides de 1 a 3 do desenvolvimento do plano original, dialogando sobre a formação das palavras.

Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha o texto proposto no slide 4 do desenvolvimento do plano, leia-o em voz alta para os alunos e faça uma exploração do tema tratado no cartaz. Exponha os slides 6 e 7, explicando a formação das palavras. Utilize as orientações do plano original para explorar a formação das palavras.
Envie, por e-mail ou WhatsApp, a atividade proposta no desenvolvimento do plano e solicite aos alunos que copiem a tabela no caderno. Proponha que respondam a atividade analisando cada palavra, escrevam a origem de cada uma na coluna do meio e a terminação na última coluna. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie as respostas para os alunos corrigirem, ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite um diálogo sobre a atividade.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre os aprendizados acerca dos sufixos das palavras. Oriente-os a analisarem a tabela da atividade anterior, refletindo sobre as palavras de origem e as terminações de cada palavra, e a registrarem uma nota a partir das consignas:
     - Usa-se EZ ou EZA em palavras derivadas de...
     - Usa-se ÊS ou ESA em palavras derivadas de...

Convite às famílias
Proponha aos alunos que leiam os textos dos cartazes para os familiares e dialoguem com eles sobre os temas tratados.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_16ATS01

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas