15131
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Conto e reconto: lenda indígena

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Conto e reconto: lenda indígena

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo “Lendas Brasileiras: Curupira” (disponível aqui);
Texto “Juruá e Anhangá” (disponível aqui);
Canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a criarem, em grupos, um vídeo com o reconto de uma lenda indígena. Esclareça que antes você vai propor algumas atividades para que eles possam ter mais ideias para a produção de seus vídeos. Envie o vídeo “Lendas Brasileiras: Curupira”, com as seguintes perguntas: quem conta essa história? O narrador é observador ou personagem? Quem será que fez o vídeo? E para quem? Sugira que respondam no grupo de mensagens da turma, de modo que possam compartilhar suas ideias. Utilize as orientações do plano original para ir completando as respostas dos estudantes.

Desenvolvimento
Envie o texto e, se possível, o áudio com a sua leitura da história “Juruá e Anhangá” (se estiverem seguindo esta sequência didática, os estudantes já conhecerão a história). Envie a imagem da tabela que está no desenvolvimento do plano original, ou apenas as perguntas, para que eles retomem a estrutura narrativa desse gênero. Você pode pedir para que respondam no caderno ou em um arquivo digital. Estipule um prazo para o envio das respostas.
Combine uma videochamada para que possam fazer uma brincadeira de reconto coletivo. Peça que imaginem que a turma foi passear na floresta e que encontraram Juruá, que, triste, lhes contou como perdeu sua mãe. Compartilhe sua tela enumerando os itens que não podem faltar: têm de dizer onde e quando aconteceu a história, como se deu o encontro com o índio, os conflitos pelos quais ele passou, descrevendo, no final, se houve uma resolução ou apenas uma despedida.
Envie aos estudantes o arquivo digitado para que todos possam ter acesso à história. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Fechamento
Envie aos estudantes alguns critérios para que avaliem se o reconto coletivo ficou bem contado: a postura e a voz estavam adequadas para a narração? Teve início, meio e fim? Houve muitas repetições de palavras e de ideias? Foram utilizadas expressões que dão coesão ao texto, como “então, de repente, em seguida, pois….”? O que é preciso melhorar em um próximo reconto? Estipule um prazo para o envio das respostas. Organize uma devolutiva para os estudantes informando que, na próxima aula, eles vão planejar sua própria narrativa com base em histórias já conhecidas. Peça para eles irem pensando em qual lenda indígena querem recontar (das que foram apresentadas nas aulas anteriores), como vão fazer isso (por meio de ilustrações, uso de objetos, gravação das crianças narrando) e com quem vão querer compartilhar o vídeo quando estiver pronto.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a apoiar algumas das escolhas dos estudantes, como qual história vão recontar e de que forma. É importante salientar que os materiais utilizados serão os disponíveis na casa de cada um, assim como as gravações serão feitas individualmente por aqueles que têm a possibilidade de gravar. Quem não puder gravar participará igualmente do planejamento do vídeo contribuindo com ideias.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_02SQA10

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas