15130
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando um quadro de programa de TV sobre reclamações dos telespectadores

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Planejando um quadro de programa de TV sobre reclamações dos telespectadores

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: slide, retroprojetor, vídeos, fotos, celulares ou máquinas de fotografar, computadores, programa de computador para elaboração de slides. Atividades para sistematização (acesse aqui). Durante essa aula, os alunos planejarão uma apresentação oral. Nesse sentido, espera-se que o planejamento gerará muitas atividades extraclasse demandando dos alunos que se organizem para se encontrar em horários e locais diferentes dos comumente praticados na escola. Assim, será necessário que possam se encontrar na casa de um colega ou em uma biblioteca para preparar slides, coletar reclamações, buscar respostas com os responsáveis pelos problemas apresentados, ensaiar as apresentações, etc. Isso automaticamente gerará um maior cuidado por parte do professor, sendo necessário criar um clima de parceria entre o professor e as famílias para que monitorem e apoiem as crianças. Assim, organize-se para comunicar-se com antecedência com as famílias de seus alunos.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: O planejamento é uma fase importante antes de qualquer produção textual, seja oral, seja escrita. É necessário que os alunos entendam que assim como o apresentador do programa se baseia em um texto para orientar sua performance, nós também o faremos. Alguns alunos podem encontrar dificuldades em perceber que o apresentador, assim como os reclamantes se portam de maneira séria, o primeiro para transmitir credibilidade e criar a imagem de um programa de utilidade pública, e o segundo para que alguém dê respostas e solucione os problemas dos quais reclama. Os alunos podem, durante sua performance oral, não se atentar a divulgação da via para recebimento das reclamações, a leitura das reclamações, a veiculação de recursos visuais como vídeos ou fotos do problema, nome dos reclamantes, as respostas dos responsáveis em solucionar os problemas, etc. Por isso esses itens devem contar no planejamento.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T.V. Gêneros Orais na Escola. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. 1.ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 89-102.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos. Peça para anteciparem o que vai acontecer durante essa aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Passe o vídeo para os alunos e retome alguns temas já discutidos com eles na aula anterior. Pergunte:
  • Como o homem apresenta a reclamação?
  • O que ele utiliza para mostrar o problema reclamado?
  • Como utiliza a voz e gestos para convencer os telespectadores que o problema é sério?
  • Ele apresenta alguma solução para o problema? O que ele faz para isso?

Materiais complementares:

Vídeo 1: Cantinho do WhatsApp, G1. Dísponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-1edicao/videos/t/edicoes/v/cantinho-do-whatsapp-veja-as-reclamacoes-dos-telespectadores-enviadas-ao-tem-noticias/7091679/. Acesso em 06 de novembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos a preparar uma apresentação como a do quadro Cantinho do WhatsApp. Para tanto, passe o video novamente para que possam assisti-lo prestando atenção nos detalhes.
  • Diga que, durante essa aula, a turma irá planejar essa apresentação que ocorrerá na próxima aula.
  • Leia as regras para os alunos e garanta que tenham compreendido todas.
  • Diga que o tempo de 1 minuto e meio, para cada dupla, precisa ser respeitado para que todos os alunos tenham oportunidade de apresentar sua performance oral. Diga para dividirem o tempo e as falas entre os componentes da dupla.
  • Diga que precisarão pesquisar as reclamações e as respostas dos responsáveis. Combine e marque com a turma quando e onde vão coletar as informações necessárias para a divulgação das reclamações, podendo o reclamante ser o próprio aluno ou outra pessoa como servidores escolares, professores ou colegas de outras salas. Caso queira estender a coleta de informações para fora da escola, combine com os pais dos alunos uma forma de ajudá-los a definir reclamações e buscar respostas aos problemas com os responsáveis.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leve os alunos a refletir sobre o que é preciso para que se possa produzir uma apresentação oral de qualidade. Deixe que reflitam tendo como base a aula 10 dessa sequência de aulas e o vídeo assistido na introdução. Espera-se que os alunos digam que é necessário refletir sobre:
  • Onde irão coletar as reclamações (na escola, em casa, na comunidade...)
  • Como coletar as reclamações (perguntar às pessoas e anotar em uma folha, gravar o áudio da voz do entrevistado, etc).
  • Como selecionar a reclamação a ser apresentada (pensar em critérios para a escolha da reclamação como: a gravidade do problema, problema que pode estar ocorrendo com outras pessoas, problema inusitado, etc).
  • Como fazer registros que comprovem que o problema existe mesmo (Combinar de usar um celular ou máquina fotográfica para tirar foto de uma torneira pingando, gravar um vídeo do som alto atrapalhando a aula, fotos de pouca sinalização/iluminação na rua da escola, etc).
  • Como buscar a resposta para o problema e a quem procurar (a prefeitura, os pais, o diretor da escola, etc.) e como registrar essa resposta (gravando o áudio da voz da pessoa, entrevistando-o e anotando em um papel).
  • Que recursos utilizarão para a performance oral (slide, cartaz, máquina de foto ou celular com a função de gravação de vídeo, etc ).
  • Como vão adequar a voz e os gestos para criar sentidos de credibilidade, seriedade e de que as reclamações são verdadeiras.

Caso os alunos não consigam apresentar algum desses tópicos, não se preocupe nesse primeiro momento em completar as respostas. Durante essa aula, eles irão chegar a essas conclusões.

  • Deixe que pensem individualmente por uns dois minutos e, em seguida, deixe que falem, um de cada vez, as ideias que pensaram. Em seguida, peça para que os alunos digam aquilo que acham que precisa ser lembrado no planejamento da apresentação. Registre tudo o que falarem e discuta se o que estão dizendo tem sentido para se preparar uma boa apresentação oral.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Diga que irá apresentar algumas dicas que ajudarão a fazer um planejamento completo.
  • Peça para irem anotando aquilo que acharem que será importante para que façam um bom planejamento.
  • Diga que, nessa aula, irão iniciar o planejamento para, posteriormente, providenciarem tudo aquilo que foi planejado.
  • Quanto ao local de onde serão coletadas as reclamações, se preferir, defina com os alunos que coletem na escola. Caso ache viável e interessante expandir o campo de atuação dos alunos, verifique a possibilidade de coletarem as informações em suas ruas ou casas, mas, como lembrado anteriormente, estabeleça uma parceria com as famílias para que acompanhem as crianças nessa atividade extraclasse. Caso disponha de mais tempo, deixe que caminhem pela escola para conversar com funcionários, alunos de outras turmas ou outros professores para que possam colher as reclamações a respeito da escola.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois, apresente esse slide aos alunos e peça para pensarem como irão coletar essas reclamações. Mostre a forma como o programa do vídeo que assistiram recebe essas informações e esclareça que, diferente do programa, não receberão reclamações, mas deverão buscá-las. Assim, diga que precisam pensar em uma estratégia para conseguir coletar algumas reclamações para ser escolhida uma delas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Diga que os alunos podem tanto pedir para que os reclamantes tirem fotos ou façam vídeos, ou eles mesmos podem fazê-los tentando ilustrar aquilo que está sendo relatado como problema. Como já dito, verifique com a escola a possibilidade de usar máquina de fotos ou celulares com a função de vídeo para essa atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • O maior motivo que leva as pessoas a expor seus problemas na televisão é a possibilidade de que tenham suas demandas resolvidas. Por isso, oriente os alunos a pensar sobre quem deve ser procurado para resolver o problema e como vão coletar a resposta.
  • É possível que os alunos ainda não saibam que problema irão apresentar e portanto será difícil definir quem seria responsável por resolver o problema. Nesse caso, esclareça que assim que tiverem a reclamação devem pensar em quem é responsável por respondê-la.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Os alunos precisarão organizar recursos para enriquecer sua apresentação. Assim, diga que podem criar um slide ou um cartaz para ser apresentado por meio de computador, televisão ou projetor. Peça para lembrarem do vídeo assistido e diga que é preciso apresentar não só a imagem ou vídeo, mas informações como nome do reclamante e local da reclamação.
  • Combine com os alunos que assim que tiverem as reclamações, será o momento de produzir esses materiais de apoio. Certifique-se que a pesquisa de reclamações, a busca por respostas, a captação de fotos, vídeos, áudios e a confecção de materiais de apoio sejam realizados antes da próxima aula.
  • Na próxima aula os alunos irão gravar sua performance oral com base nessa pesquisa e materiais.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Entregue cópias das fichas para que os alunos possam preenchê-la agora e ao longo da semana, assim terão acesso às informações necessárias para que não falte nada para a performance oral. Clique aqui e acesse o arquivo.
  • Confira com cada aluno aquilo que planejaram, dê sugestões e acompanhe o trabalho ao longo dos dias.
  • Certifique-se de que têm tudo aquilo que necessitam antes de realizar a próxima aula, na qual os alunos vão gravar suas performances.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: slide, retroprojetor, vídeos, fotos, celulares ou máquinas de fotografar, computadores, programa de computador para elaboração de slides. Atividades para sistematização (acesse aqui). Durante essa aula, os alunos planejarão uma apresentação oral. Nesse sentido, espera-se que o planejamento gerará muitas atividades extraclasse demandando dos alunos que se organizem para se encontrar em horários e locais diferentes dos comumente praticados na escola. Assim, será necessário que possam se encontrar na casa de um colega ou em uma biblioteca para preparar slides, coletar reclamações, buscar respostas com os responsáveis pelos problemas apresentados, ensaiar as apresentações, etc. Isso automaticamente gerará um maior cuidado por parte do professor, sendo necessário criar um clima de parceria entre o professor e as famílias para que monitorem e apoiem as crianças. Assim, organize-se para comunicar-se com antecedência com as famílias de seus alunos.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: O planejamento é uma fase importante antes de qualquer produção textual, seja oral, seja escrita. É necessário que os alunos entendam que assim como o apresentador do programa se baseia em um texto para orientar sua performance, nós também o faremos. Alguns alunos podem encontrar dificuldades em perceber que o apresentador, assim como os reclamantes se portam de maneira séria, o primeiro para transmitir credibilidade e criar a imagem de um programa de utilidade pública, e o segundo para que alguém dê respostas e solucione os problemas dos quais reclama. Os alunos podem, durante sua performance oral, não se atentar a divulgação da via para recebimento das reclamações, a leitura das reclamações, a veiculação de recursos visuais como vídeos ou fotos do problema, nome dos reclamantes, as respostas dos responsáveis em solucionar os problemas, etc. Por isso esses itens devem contar no planejamento.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T.V. Gêneros Orais na Escola. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. 1.ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 89-102.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos. Peça para anteciparem o que vai acontecer durante essa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Passe o vídeo para os alunos e retome alguns temas já discutidos com eles na aula anterior. Pergunte:
  • Como o homem apresenta a reclamação?
  • O que ele utiliza para mostrar o problema reclamado?
  • Como utiliza a voz e gestos para convencer os telespectadores que o problema é sério?
  • Ele apresenta alguma solução para o problema? O que ele faz para isso?

Materiais complementares:

Vídeo 1: Cantinho do WhatsApp, G1. Dísponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-1edicao/videos/t/edicoes/v/cantinho-do-whatsapp-veja-as-reclamacoes-dos-telespectadores-enviadas-ao-tem-noticias/7091679/. Acesso em 06 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos a preparar uma apresentação como a do quadro Cantinho do WhatsApp. Para tanto, passe o video novamente para que possam assisti-lo prestando atenção nos detalhes.
  • Diga que, durante essa aula, a turma irá planejar essa apresentação que ocorrerá na próxima aula.
  • Leia as regras para os alunos e garanta que tenham compreendido todas.
  • Diga que o tempo de 1 minuto e meio, para cada dupla, precisa ser respeitado para que todos os alunos tenham oportunidade de apresentar sua performance oral. Diga para dividirem o tempo e as falas entre os componentes da dupla.
  • Diga que precisarão pesquisar as reclamações e as respostas dos responsáveis. Combine e marque com a turma quando e onde vão coletar as informações necessárias para a divulgação das reclamações, podendo o reclamante ser o próprio aluno ou outra pessoa como servidores escolares, professores ou colegas de outras salas. Caso queira estender a coleta de informações para fora da escola, combine com os pais dos alunos uma forma de ajudá-los a definir reclamações e buscar respostas aos problemas com os responsáveis.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leve os alunos a refletir sobre o que é preciso para que se possa produzir uma apresentação oral de qualidade. Deixe que reflitam tendo como base a aula 10 dessa sequência de aulas e o vídeo assistido na introdução. Espera-se que os alunos digam que é necessário refletir sobre:
  • Onde irão coletar as reclamações (na escola, em casa, na comunidade...)
  • Como coletar as reclamações (perguntar às pessoas e anotar em uma folha, gravar o áudio da voz do entrevistado, etc).
  • Como selecionar a reclamação a ser apresentada (pensar em critérios para a escolha da reclamação como: a gravidade do problema, problema que pode estar ocorrendo com outras pessoas, problema inusitado, etc).
  • Como fazer registros que comprovem que o problema existe mesmo (Combinar de usar um celular ou máquina fotográfica para tirar foto de uma torneira pingando, gravar um vídeo do som alto atrapalhando a aula, fotos de pouca sinalização/iluminação na rua da escola, etc).
  • Como buscar a resposta para o problema e a quem procurar (a prefeitura, os pais, o diretor da escola, etc.) e como registrar essa resposta (gravando o áudio da voz da pessoa, entrevistando-o e anotando em um papel).
  • Que recursos utilizarão para a performance oral (slide, cartaz, máquina de foto ou celular com a função de gravação de vídeo, etc ).
  • Como vão adequar a voz e os gestos para criar sentidos de credibilidade, seriedade e de que as reclamações são verdadeiras.

Caso os alunos não consigam apresentar algum desses tópicos, não se preocupe nesse primeiro momento em completar as respostas. Durante essa aula, eles irão chegar a essas conclusões.

  • Deixe que pensem individualmente por uns dois minutos e, em seguida, deixe que falem, um de cada vez, as ideias que pensaram. Em seguida, peça para que os alunos digam aquilo que acham que precisa ser lembrado no planejamento da apresentação. Registre tudo o que falarem e discuta se o que estão dizendo tem sentido para se preparar uma boa apresentação oral.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Diga que irá apresentar algumas dicas que ajudarão a fazer um planejamento completo.
  • Peça para irem anotando aquilo que acharem que será importante para que façam um bom planejamento.
  • Diga que, nessa aula, irão iniciar o planejamento para, posteriormente, providenciarem tudo aquilo que foi planejado.
  • Quanto ao local de onde serão coletadas as reclamações, se preferir, defina com os alunos que coletem na escola. Caso ache viável e interessante expandir o campo de atuação dos alunos, verifique a possibilidade de coletarem as informações em suas ruas ou casas, mas, como lembrado anteriormente, estabeleça uma parceria com as famílias para que acompanhem as crianças nessa atividade extraclasse. Caso disponha de mais tempo, deixe que caminhem pela escola para conversar com funcionários, alunos de outras turmas ou outros professores para que possam colher as reclamações a respeito da escola.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois, apresente esse slide aos alunos e peça para pensarem como irão coletar essas reclamações. Mostre a forma como o programa do vídeo que assistiram recebe essas informações e esclareça que, diferente do programa, não receberão reclamações, mas deverão buscá-las. Assim, diga que precisam pensar em uma estratégia para conseguir coletar algumas reclamações para ser escolhida uma delas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Diga que os alunos podem tanto pedir para que os reclamantes tirem fotos ou façam vídeos, ou eles mesmos podem fazê-los tentando ilustrar aquilo que está sendo relatado como problema. Como já dito, verifique com a escola a possibilidade de usar máquina de fotos ou celulares com a função de vídeo para essa atividade.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • O maior motivo que leva as pessoas a expor seus problemas na televisão é a possibilidade de que tenham suas demandas resolvidas. Por isso, oriente os alunos a pensar sobre quem deve ser procurado para resolver o problema e como vão coletar a resposta.
  • É possível que os alunos ainda não saibam que problema irão apresentar e portanto será difícil definir quem seria responsável por resolver o problema. Nesse caso, esclareça que assim que tiverem a reclamação devem pensar em quem é responsável por respondê-la.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Os alunos precisarão organizar recursos para enriquecer sua apresentação. Assim, diga que podem criar um slide ou um cartaz para ser apresentado por meio de computador, televisão ou projetor. Peça para lembrarem do vídeo assistido e diga que é preciso apresentar não só a imagem ou vídeo, mas informações como nome do reclamante e local da reclamação.
  • Combine com os alunos que assim que tiverem as reclamações, será o momento de produzir esses materiais de apoio. Certifique-se que a pesquisa de reclamações, a busca por respostas, a captação de fotos, vídeos, áudios e a confecção de materiais de apoio sejam realizados antes da próxima aula.
  • Na próxima aula os alunos irão gravar sua performance oral com base nessa pesquisa e materiais.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Entregue cópias das fichas para que os alunos possam preenchê-la agora e ao longo da semana, assim terão acesso às informações necessárias para que não falte nada para a performance oral. Clique aqui e acesse o arquivo.
  • Confira com cada aluno aquilo que planejaram, dê sugestões e acompanhe o trabalho ao longo dos dias.
  • Certifique-se de que têm tudo aquilo que necessitam antes de realizar a próxima aula, na qual os alunos vão gravar suas performances.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano