Nesta atividade, proponha que as crianças separem e organizem objetos colecionados por elas de acordo com características comuns.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Evandro Tortora
Mentor: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc).
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e com os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Abordagem didática: É comum as crianças selecionarem e acumularem objetos, como uma coleção sem critérios: potinhos de diferentes cores e tamanhos, folhas de plantas e pedras encontradas pelo chão etc. Aproveitar esse movimento que surge das explorações e interesses delas para criar uma sequência de atividades com diversas intencionalidades de aprendizagem pode ser uma maneira de o professor tornar as propostas ainda mais significativas para os pequenos. Eles podem ser convidados a recolher elementos, inicialmente de maneira aleatória para, depois, selecioná-los, classificá-los, conversar sobre os materiais e reorganizar uma coleção.
Código: EDI2_28UND02
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes