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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Oxítonas: quando acentuá-las?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Oxítonas: quando acentuá-las?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Formulários Google (tutorial disponível aqui);
Google Documentos (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o quadro pelo WhatsApp e oriente os alunos a gravarem áudios fazendo a leitura das palavras. Peça que enviem os áudios pelo WhatsApp. Em seguida, envie as perguntas propostas nas orientações do plano. Encaminhe a conversa pelo WhatsApp levando os alunos a perceberem regularidades nas palavras oxítonas, como destacado nas orientações do plano.

Desenvolvimento
Crie um formulário com o quadro proposto neste slide e oriente os alunos, pelo WhatsApp, a descobrirem qual coluna está correta. Crie perguntas no formulário seguindo as sugestões do plano. Peça, no formulário, que o alunos justifiquem a acentuação ou não das palavras.

Fechamento
Crie um documento no Google, compartilhe uma cópia com cada aluno e oriente-os a preencherem-no seguindo as orientações do plano, explorando as regularidades. Em seguida, envie as perguntas sugeridas no plano, em áudio pelo WhatsApp, para que os alunos respondam. Faça o registro das descobertas dos alunos e compartilhe com eles por e-mail ou WhatsApp.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da atividade utilizando as palavras para brincar de Forca ou Bingo. Para isso, envie-lhes orientações pelo WhatsApp.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_13ATS03

(EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.


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